A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) definirá sua nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2027 na segunda-feira (3), a partir das 14h30. A eleição será secreta e presencial, com chamada nominal em ordem alfabética realizada pelo primeiro secretário da sessão. Deputados ausentes na primeira chamada terão uma segunda oportunidade de votar. Em disputa estarão nove cargos titulares e cinco suplentes, que deverão respeitar, sempre que possível, a proporcionalidade das bancadas na Casa.
O atual presidente da ALBA, Adolfo Menezes, é candidato à reeleição e busca formar uma chapa de consenso para evitar disputas. Todos os candidatos deverão anunciar oficialmente sua intenção de concorrer e o cargo almejado. Caso haja candidaturas avulsas, a eleição será individualizada para os cargos disputados, antes da votação dos demais postos.
Com as candidaturas formalizadas, a sessão pode ser suspensa para a Secretaria Geral da Mesa confeccionar a chapa oficial, assim como outras candidaturas que possam surgir. As cédulas serão rubricadas pelos integrantes da Mesa e disponibilizadas na cabine de votação. Após a votação, uma comissão suprapartidária fará a contagem dos votos e anunciará o resultado, seguido da posse imediata dos eleitos.
Os novos presidente, primeiro e segundo secretários assumirão imediatamente seus postos. O governador Jerônimo Rodrigues deve chegar às 9h55 e será saudado pela banda Maestro Wanderley antes de seguir para o Salão Nobre ao lado de Menezes, do vice-governador Geraldo Júnior e dos senadores presentes.