Em um importante passo para reduzir a fila de espera por transplante de córnea na Bahia, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), vinculado a Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), firmou uma parceria estratégica com o Banco de Olhos da Bahia.
A iniciativa, que será lançada oficialmente amanhã, terça-feira (21), às 15h, visa otimizar os processos de doação e garantir mais esperança para os pacientes que aguardam por esse procedimento.
A cerimônia de lançamento contará com a presença de profissionais de saúde, gestores e especialistas, que celebrarão essa iniciativa inovadora. O evento será realizado no auditório Prof. Dr. Oscar Freire, localizado na Avenida Centenário, Garcia, Salvador (térreo do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues).
Atualmente, 1.715 baianos aguardam por um transplante de córnea. Com a nova parceria, espera-se ampliar significativamente o número de doações, contribuindo para reduzir essa lista e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Sobre a parceria
A parceria entre o SVO e o Banco de Olhos da Bahia visa fortalecer a captação de córneas por meio do SVO, otimizando processos e garantindo mais agilidade na identificação de potenciais doadores. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a saúde ocular na Bahia, proporcionando mais esperança para os pacientes que aguardam por um transplante.