O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), atualizou os alertas para chuvas intensas no Brasil na manhã desta quarta-feira (8) .
Na Bahia, 266 municípios estão abrangidos pelos alertas. O maior deles, de cor amarela, engloba 196 municípios das regiões Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste, Sul e Vale São Franciscano da Bahia
Nessas áreas, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h. Este mesmo alerta engloba um total de 989 municípios de estados do Norte e Nordeste.
Sob alertas laranja, são 65 municípios de toda a faixa de divisa com Minas Gerais, onde as chuvas podem chegar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h.
Sob Alerta Amarelo, nos Territórios de Identidade do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá, encontram-se os seguintes municípios: Aiquara, Barra do Rocha, Contendas do Sincorá, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Ipiaú, Iramaia, Itagi, Itagibá, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás e Ubatã.
Em caso de rajadas de vento ou tempestades, é importante adotar medidas de segurança para evitar acidentes. Recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem se desprender.
Sempre que possível, também é importante desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para reduzir o risco de danos em equipamentos e prevenir incidentes causados por oscilações ou interrupções no fornecimento de energia.