Publicidade

Publicidade

Em noite de festa e luz, Ipiaú homenageia e abraça o jornalista e poeta Zé Américo Castro

Por Wilson Midlej

 

 

Professores, jornalistas, radialistas, profissionais liberais, Profissionais da Saúde, agricultores, políticos e a sociedade em geral viveram neste domingo 1/12 uma noite memorável quando alguns amigos, admiradores e leitores do jornalista José Américo da Matta Castro o homenagearam no Salão Plenário da Câmara de Vereadores de Ipiaú.

Idealizada pela profª Drª Elen Brandão, a ação restrita a uns poucos admiradores dos textos e poesias de Zé Américo, cresceu muito, e, embora mantendo o mesmo sigilo e discrição, tomou uma dimensão em que a professora precisou convocar uma comissão de notáveis para ajudá-la na tarefa de organizar a solenidade, e, sobretudo, não permitir que o homenageado tomasse conhecimento das atividades ora em planejamento.

 

 

Os organizadores do evento, preventivamente, providenciaram dotar o local de toldos protetores e muitas mesas e cadeiras na parte externa do prédio, onde uma enorme tela foi instalada, ao lado do improvisado palco onde músicos locais se sucediam em apresentações, enquanto o cerimonial não deu início à solenidade.

Assim, o projeto se consolidou, os organizadores adotaram o formato de cartas direcionadas ao jornalista Zé Américo por amigos, colegas de infância, colegas de faculdade e companheiros de imprensa sendo extraído daí o próprio nome do evento: “Cartas a Zé Américo”.

 

 

Um bem elaborado livro, resultado de mais de cinquenta cartas recebidas, verdadeiras epístolas abordando variados aspectos da trajetória do homenageado, foi apresentado aos presentes em momentos de muita emoção.

Numa cerimônia conduzida com elegância e firmeza pelo professor Mestre em Letras e Cultura Jadenilson Borges Ventura, que destinou aos escritores  poltronas reservadas, no interior do prédio, quando ali falaram representantes dos jornalistas da região, da Associação Bahiana de Imprensa – ABI, dos autores epistolares, das cultura ipiauense, da Sociedade União dos Vegetais, além de vários flashes artísticos, o que deu ainda maior brilho à festa.

Absolutamente todos os oradores enalteceram a professora Elen Brandão pela iniciativa de possibilitar a Zé Américo colher no jardim da sua existência, todas as flores plantadas por ele ao resgatar histórias de personagens sem aparente expressão social, levando-os a destaque.

A prefeita Maria das Graças Mendonça foi representada pela prefeita eleita Larissa Dias, muito aplaudida e cumprimentada por seu pronunciamento conciso e entusiasta dos eventos culturais.

Deixe um comentário