O Botafogo, colocou um ponto final na longa espera, e conquistou com todos os méritos o título de campeão da CONMEBOL Libertadores.
Neste sábado (30), o Glorioso venceu o Atlético-MG por 3 a 1, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, e faturou o título da competição continental pela 1ª vez em sua história.
Foi uma conquista com contornos épicos, já que a equipe de Artur Jorge atuou o jogo inteiro com um atleta a menos, após a expulsão de Gregore logo aos 29 segundos de jogo.
O time carioca soube conviver com a inferioridade numérica e ainda no primeiro tempo abriu o 2 a 0 no placar, com gols de Luiz Henrique e Alex Telles, este último, cobrando pênalti.
Na volta do intervalo, o Galo diminuiu com um belo tento de cabeça de Vargas, que havia acabado de entrar.
O Botafogo conseguiu segurar a pressão até o fim e fez o 3º gol com Júnior Santos, no último lance da partida, para soltar o grito de “é campeão” em Buenos Aires.
Com o título, o Glorioso se classifica para a disputa da recém-criada Copa Intercontinental da Fifa, em dezembro, e terá a chance de enfrentar o poderoso Real Madrid, no Qatar.
O clube de General Severiano também é o último classificado para o novo Mundial de Clubes, que terá sua 1ª edição com 32 times no meio do ano que vem.
O Botafogo ainda tem chance enorme de conquistar o título da Série A do Brasileirão nos próximos dias, estando na liderança da competição com 73 pontos, seguida pelo Palmeiras, com 70, faltando dois jogos para o fim da competição.