Publicidade

Publicidade

Hugo Motta tem apoio de mais 4 partidos; PSD abre diálogo, mas Brito mantém candidatura brasil

Wilson Novaes
Hugo Motta (Republicanos) e Antonio Brito (PSD)

 

O líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), conseguiu apoio de mais quatro partidos à sua candidatura na sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. Com isso, o parlamentar consolida seu nome na disputa e isola seus adversários, Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

Nesta terça-feira (5), Hugo Motta recebeu apoio formal da federação PSDB-Cidadania (com 17 deputados), do PSB (14) e do PDT (18) -todos os partidos que, inicialmente, haviam sinalizado favoravelmente à candidatura de Elmar. Na semana passada, inclusive, representantes dessas legendas acompanharam Elmar em reunião do deputado com a bancada do PT.

O deputado Antonio Brito afirmou que sua candidatura está mantida, mas disse que o partido abrirá diálogo com Hugo Motta e Lira para tratar da “proporcionalidade” dos espaços do PSD na Casa, sinalizando pela primeira vez que pode deixar a disputa. A bancada delegou a ele essa tarefa de iniciar as conversas.

Nesta terça (5), Hugo Motta recebeu apoio formal da federação PSDB-Cidadania (com 17 deputados), do PSB (14) e do PDT (18) -todos os partidos que, inicialmente, haviam sinalizado favoravelmente à candidatura de Elmar. Na semana passada, inclusive, representantes dessas legendas acompanharam Elmar em reunião do deputado com a bancada do PT.

Agora, com a iminente desistência de Elmar, partidos que estavam no bloco de aliança do líder do União Brasil recuaram e migraram para se aliar ao deputado paraibano. Havia uma preocupação entre os integrantes dessas bancadas de que os partidos fiquem isolados e percam espaços na Casa (como relatorias, cadeira na Mesa Diretora e nas comissões temáticas).

Com isso, Hugo Motta consegue apoio formal de 72% das 513 cadeiras da Casa (374). Na semana passada, ele já tinha o endosso público do PT de Lula, do PL de Jair Bolsonaro (as duas maiores bancadas da Câmara) e das siglas PP, MDB, Podemos, PV e PCdoB, além de sua própria legenda, o Republicanos.

Na semana passada, o União Brasil também decidiu pelo apoio, e Elmar sinalizou sua desistência -apesar de não ter formalizado oficialmente sua retirada da disputa.

“A posição da bancada foi manter a candidatura. Eu fiz uma ponderação à bancada e coloquei que se dialogarmos com o presidente Arthur Lira e com o candidato do Arthur Lira, Hugo Motta, a fim de manter as proporcionalidades que o PSD tem mantido na Casa, voltaríamos à bancada para dialogar se a bancada deseja continuar com a manutenção da candidatura, ou se há algum tipo de mudança”, disse Brito.

1 comentário em “Hugo Motta tem apoio de mais 4 partidos; PSD abre diálogo, mas Brito mantém candidatura brasil”

Deixe um comentário