Publicidade

Publicidade

Apresentado projeto arquitetônico da futura sede da Cúria Diocesana de Jequié

Wilson Novaes
Padre Roberto Oliveira e o Bispo Dom Paulo Romeu

 

O projeto de construção da sede própria da Cúria Diocesana de Jequié, no bairro Jequiezinho, foi apresentado na noite desta quinta-feira (17), no Cerimonial Catedral de Santo Antonio. O cerimonialista, radialista Lucas França. fez um relato da existência da Diocese de Jequié, que está completando 36 anos de existência, tendo como primeiro Bispo Dom Cristiano Jacob Krapf, em seguida Dom  José Ruy Gonçalves Lopes e,  na atualidade, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, nomeado pelo Papa Francisco.  no dia 13 de janeiro de 2021, após a diocese ficar vacante em 10 de julho de 2019.

 

Projeto da obra foi apresentado pelo diretores da Aldeia Construtora. Bruno e Marcelo

 

A Cúria Diocesana é um espaço físico, com variadas funções e serviços, destinado às atividades do Bispo da Diocese. Além do Bispo, atuam no local, sacerdotes religiosos e leigos. A Cúria é o conjunto de organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a Diocese. Cúria Diocesana é o conjunto de organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a Diocese Na Cúria há um poder judiciário, também chamado Cúria de Justiça, regido pelo Livro VII do Código de Direito Canônico, Dos Processos  e, também um poder executivo, chamado de Cúria Administrativa, regido pelos Cânones. Há ainda na Cúria um moderador, o sacerdote a quem compete coordenar, sob a autoridade do Bispo, o que se refere ao despacho das questões administrativas e também cuidar que os outros oficiais da Cúria cumpram devidamente o ofício que lhes foi confiado.

No final do evento, Dom Paulo Romeu voltou a se dirigir aos presentes, anunciando as várias iniciativas que serão colocadas em práticas nas paróquias em busca de doações que venham a ser utilizadas na operacionalização do projeto físico.

Deixe um comentário