Publicidade

Publicidade

Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser solicitada na Bahia

 

A nova versão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) inclui  diversas informações para além dos dados básicos, como o tipo sanguíneo, se a pessoa é doadora de órgãos, o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Título de Eleitor e até do PIS (Programa de Integração Social). A principal novidade é que o número de RG, com 10 dígitos deixa de existir.

Na cerimônia realizada no SAC de Pituaçu, em Salvador, nesta terça-feira (9), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, dentre outras autoridades,  a  diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Ana Cecília Bandeira, explicou que o cidadão passa agora a ser identificado pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) e que essa mudança vai ajudar a coibir fraudes. As informações de saúde ficam registradas na versão impressa, porque podem ser importantes em uma ação de emergência, enquanto os demais dados estão disponíveis apenas no modelo digital.

A meta é substituir todos os antigos RGs até fevereiro de 2032. A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. O novo documento será emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM).

Por enquanto, a nova identidade está sendo expedida nos SACs de Pituaçu e do Salvador Shopping, em Salvador, e em outros 24 municípios do interior. O planejamento de ampliação do serviço será divulgado até agosto. A prioridade são para as cidades com maior densidade populacional.

Deixe um comentário