A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) sedia durante toda esta semana a 3ª edição do Deputado Jovem Baiano 2024, um programa realizado pela Escola do Legislativo da instituição, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Na abertura oficial do evento, na tarde de terça-feira (3), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, a secretária de Educação, Rowenna Brito, apresentou boas vindas aos 63 estudantes que foram selecionados nos núcleos territoriais de educação para essa vivência parlamentar, com elaboração de um projeto de lei, discussão e aprovação nas comissões temáticas e votação no plenário.
Autor do Projeto de Resolução 1.861/2007 que criou o Parlamento Jovem Baiano, o deputado Euclides Fernandes (PT) disse estar muito feliz pela presença dos jovens líderes e pediu que aproveitassem ao máximo para aprender todo o processo legislativo. “Eu desejo de coração que tenham bastante sucesso, que sejam três dias bem positivos de atividades, com uma simulação, como se fosse um deputado estadual, no exercício do mandato, para servir à sociedade baiana”, declarou o petista.
A programação de atividades do DJBA/2024, após a formação dos partidos políticos, eleição da mesa diretora e definição da presidência das Comissões, na manhã desta quarta-feira (4) segue na parte da tarde com Roda de Conversa: Eleição e Processos Eleitorais e reunião das Comissões de Educação e do Comissão de Meio Ambiente, Trabalho, Agricultura e Renda; na quinta-feira (5), Deliberação de Proposições, Comissão de Esportes, Social e Direitos Humanos, Comissão de Saúde, Ciência, Tecnologia e Cultura, Colegiado de Líderes, Sessão Plenária, Reflexões sobre a Vivência Parlamentar. No encerramento, sexta-feira (6), Visita ao Museu de Arte Moderna, Roda de Conversa; Processo Legislativo e a Efetivação de Direitos à Educação; Roda de Conversa; As Políticas Públicas para a Juventude e os Impactos na Inserção da Juventude Baiana