Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

Bahia é o Estado que mais avança na escolaridade de crianças de 0 a 5 anos, diz o IBGE

Foto divulgação Viviane Macêdo

 

A Bahia é o Estado que registrou o maior crescimento do país na taxa de escolarização de crianças entre 0 e 5 anos de idade. Segundo o IBGE, 63,7% das crianças de 0 a 5 anos estavam na creche ou escola no ano passado, conferindo um crescimento de 7,1 pontos percentuais em relação a 2024. Com esse resultado, a Bahia passou ao primeiro lugar do Norte e Nordeste no ranking deste indicador. Em termos nacionais, o Estado subiu da 15ª para a 4ª posição.

O avanço neste índice não é o único observado na Bahia pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, nesta sexta (19), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua Educação 2025). O estudo detectou melhorias em diferentes etapas de ensino, com destaque, entre outros, para o crescimento do número de estudantes do Ensino Médio na idade adequada e a redução do atraso escolar.

O secretário da Educação do Estado em exercício, Marcius Gomes, celebrou os avanços destacados na pesquisa e ressaltou o impacto das políticas públicas na melhoria dos indicadores educacionais. “Os dados do IBGE refletem o resultado de um trabalho contínuo do Governo da Bahia, com investimentos em todas as etapas da Educação e fortalecimento da rede estadual e do regime de colaboração com a ampliação de convênios com os municípios para a construção, ampliação e melhoria de unidades escolares em todo o Estado”, afirmou.

Ensino Médio

Um dos destaques da PNAD Contínua Educação 2025 é o avanço na trajetória escolar dos estudantes baianos de 15 a 17 anos. Em 2025, a Bahia registrou 541 mil estudantes frequentando o Ensino Médio na idade adequada, o equivalente a 76,2% dos jovens desta faixa etária que estavam matriculados na escola.

O resultado representa crescimento em relação a 2024, quando o percentual era de 72,1%. O avanço também foi acompanhado pela redução do número de adolescentes em situação de atraso escolar. Em 2025, eram 122 mil estudantes nessa condição contra 166 mil no ano anterior, representando uma redução de 44 mil jovens.

Para o secretário da Educação em exercício, a evolução dos indicadores educacionais está relacionada ao conjunto de políticas implementadas pelo Governo da Bahia voltadas ao fortalecimento da educação pública, à ampliação da permanência dos estudantes na escola e à melhoria das condições de aprendizagem na rede estadual.

Entre 2023 e 2026, o Governo da Bahia prevê investir  R$ 20,7 bilhões na Educação, contemplando ações na Educação Básica e na Educação Superior, com foco na expansão da rede e na qualificação educacional em todo o Estado. No mesmo período, outros R$ 4,9 bilhões serão aplicados em programas de apoio aos estudantes, incluindo R$ 2,3 bilhões do Programa Bolsa Presença, que beneficia cerca de 400 mil famílias por ano.


Estado mantém elevado nível de frequência escolar no Ensino Fundamental

Os dados do IBGE evidenciam, ainda, que a Bahia manteve um elevado nível de frequência escolar no Ensino Fundamental, em 2025. No grupo de 6 a 14 anos, 95,1% das crianças e adolescentes estavam frequentando a escola, acima dos 93,7% registrados em 2024. O resultado indica avanço no comparativo anual e posiciona o Estado no patamar estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para essa etapa de ensino.

O avanço acompanha as ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia em parceria com os municípios para ampliar o acesso à Educação Básica. Entre 2024 e 2026, foram firmados 388 convênios em 204 municípios, com investimentos de R$ 920,8 milhões, somados aos R$ 30,8 milhões de contrapartida dos municípios, totalizando mais de R$ 957 milhões investidos. As iniciativas envolvem construção e reforma de creches, ampliação da infraestrutura escolar e o apoio à expansão da rede de ensino.

Em 2025, o governo estadual também lançou o Programa Bahia Alfabetizada, que articula poderes públicos e a sociedade civil para garantir o letramento na idade certa (entre 6 e 7 anos). Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que a Bahia cresceu 19 pontos no índice de crianças alfabetizadas na idade correta de 2024 para 2025. A análise dos 417 municípios aponta que 55% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental estão alfabetizados, superando a meta estabelecida pelo MEC para 2025, que foi de 50%.

Fonte: Elisabeth Guerra – Ascom/SEC

Receptivo, pesquisa e contratação de atrações compõem as ações da Setur-BA no São João da Bahia 2026

Foto divulgação ASCOM Setur-BA

 

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) montou um esquema especial para o São João da Bahia 2026, que envolve ações em Salvador e municípios do interior. Na capital, principal porta de entrada dos forrozeiros, a pasta oferece receptivo típico para os visitantes, com trio de forró pé de serra e quadrilheiros, no aeroporto, rodoviária e posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho. Nos locais, são oferecidas informações seguras sobre a programação dos festejos juninos, associada à diversidade de atrativos nas 13 zonas turísticas baianas, com novos produtos e experiências.
Durante a festa, a pasta também realiza a etapa junina da Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia, em Salvador e mais 21 cidades, alcançando todas as regiões do estado. O estudo faz o levantamento do perfil do visitante, meios de transporte e hospedagem, gasto médio, tempo de permanência, entre outros itens, além da avaliação dos serviços oferecidos no destino. Os dados irão produzir indicadores de desempenho das atividades turísticas, com impacto na economia, para o planejamento de ações futuras da Setur-BA.
O órgão estadual de turismo ainda é responsável pela contratação de atrações musicais, com a valorização do forró autêntico, na capital e em dezenas de municípios do interior.
“Desde a chegada até a hora de dançar o forró, o Governo do Estado está ao lado dos visitantes que escolheram a Bahia durante os festejos juninos, com ações importantes no turismo, mas também garantindo infraestrutura, segurança, saúde e uma diversidade de atrações, na  capital e em mais de 300 municípios. As primeiras informações sinalizam que teremos um São João com o maior fluxo turístico de todos os tempos”, pontua o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Fonte: ASCOM Setur-BA

Brasil faz 3 a 0 no Haiti e assume a liderança do Grupo C da Copa do Mundo

Atacante Vinícius Jr teve atuação de destaque no jogo

 

Mesmo sem fazer uma exibição empolgante, o Brasil fez um primeiro tempo eficiente e fvenceu o Haiti por 3 a 0 nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, chegando à liderança do Grupo C e encaminhou a classificação aos playoffs da Copa do Mundo. Matheus Cunha (2x) e Vini Jr marcaram para a Seleção.  Agora, o time de Carlo Ancelotti encara a Escócia na próxima quarta-feira (26), em Miami, para tentar assegurar a liderança da chave.

A equipe que enfrentou o Haiti, em que pese a fragilidade da seleção adversária, teve um futebol mais aplicado que o apresentado no jogo de estreia contra o Marrocos (1×1). No segundo tempo, o técnico Carlo Ancelotti, fez algumas alterações, colocando em campo Ederson, Danilo Santos, além de atender ao pedido de grande parte da torcida, com o aproveitamento de Endrick, no ataque.

Antes de Brasil 3×0 Haiti, pelo Grupo C, o Marrocos bateu a Escócia por 1 a 0, somou os mesmos 4 pontos do Brasil, mas foi superado no critério do saldo de gols.

Médico psiquiatra que atuava no Hospital Geral Prado Valadares morre em acidente na BR-420

Foto: Médico psiquiatra morreu no acidente

 

Um grave acidente na manhã desta sexta-feira (19/06) tirou a vida do médico psiquiatra, Dr. Ângelo Bonfim Chaves, de Jequié. Ele trafegava pela Rodovia BR-420 em Jeep Renegade de cor vermelha, que colidiu frontalmente com um caminhão na altura do KM 309, no trecho entre os municípios de Santa Inês e Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, que apura as causas do desastre o médico era o condutor do carro. Conforme informações apuradas pelo BMF, Ângelo estava na companhia do irmão, que ficou ferido e foi socorrido. Em razão do acidente registrado por volta das 8h40 a BR-420 ficou totalmente bloqueada e, a partir das 10h a interdição passou a ser liberada parcialmente.

A Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus foi acionada para a remoção do cadáver. O médico Ângelo, que atuava em vários municípios do Vale era também servidor do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, cuja unidade se manifestou em solidariedade à família.

Ele era muito querido entre os pacientes e colegas de profissão, deixa esposa e uma filha. Ainda de acordo com informações apuradas, Ângelo era acostumado com o trajeto, trafegava com frequência pela BR-420 com uma caminhonete para cumprir plantões em unidades de Saúde da região e dessa vez decidiu viajar com o carro de propriedade da sua esposa.

Por Marcos Frahm / BMF

Nenhum município da Bahia alcançou 80% de vacinação contra a gripe em meio ao avanço de casos de SRAG

Em todo a Bahia, apenas 38% da população alvo foi imunizada

 

Quase um mês após o fim da campanha oficial de vacinação contra a gripe, a Bahia não tem nenhum município com cobertura vacinal acima de 80%. De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, até as 6h31 desta quinta-feira (18), apenas 38,06,% dos grupos prioritários foram imunizados.

De acordo com o painel do Ministério da Saúde, foram aplicadas 1,3 milhão de doses nos grupos prioritários, mas a população alvo é de pouco mais de 3,4 milhões de pessoas. Em todo o estado, não há nenhum município com mais de 80% das doses aplicadas – ou seja, com avanço significativo. Além disso, três municípios estão em situação crítica, já que a cobertura não chega a 20% da população alvo. São as cidades de Itacaré (18,88%), Guaratinga (19) e Simões Filho (19.29%).

Com a circulação simultânea de Influenza A, vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus — agentes que provocam sintomas muito semelhantes —, a avaliação clínica isolada tem se mostrado insuficiente para determinar a causa exata das infecções respiratórias.

Perfil

A maior parte das doses de vacina da gripe foi aplicada em idosos com mais de 60 anos (mais de 892 mil). Crianças de seis meses a menores de seis anos foram pouco mais de 352 mil doses, enquanto gestantes receberam pouco mais de 74 mil dos imunizantes.

Novo piso salarial para profissionais da educação básica é de R$ 5,1 mil

Foto: Reprodução/ilustrativa

 

O governo federal sancionou nesta sexta-feira (19) lei que fixa em R$ 5,1 mil o novo piso salarial para profissionais da educação básica. A atualização representa aumento de 5,4% em relação aos R$ 4.867,77 pagos em 2025.

O percentual representa ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%. A medida é válida para professores com jornada de 40 horas semanais e produz efeitos financeiros a partir de janeiro de 2026.

O texto também amplia a definição de profissionais do magistério, incluindo aqueles que atuam em funções de apoio pedagógico, como direção, planejamento, supervisão e coordenação educacional.

Base no INPC

Pelas novas regras, o piso será atualizado todos os anos por ato do Ministério da Educação, publicado até o último dia útil de janeiro. O cálculo do reajuste passará a considerar a soma de dois indicadores:

  • Variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
  • Metade da média de crescimento real das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)  nos cinco anos anteriores.

A lei também estabelece limites para a correção anual. O reajuste não poderá ser inferior à inflação medida pelo INPC, nem superior à variação das receitas do Fundeb entre os dois anos anteriores, incluindo as complementações da União. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%.

Outra mudança importante é a exigência de maior transparência. O Ministério da Educação deverá divulgar, anualmente, a memória de cálculo utilizada na atualização do piso, com dados detalhados sobre receitas, metodologia e série histórica, em plataforma de dados abertos.

Dinheiro de bets ilegais vai financiar a segurança pública

Forças de segurança pública no Brasil

 

Decreto assinado nesta sexta-feira (19), pelo presidente  Lula (PT), autoriza o bloqueio e o congelamento imediato de recursos financeiros de plataformas de apostas online, as chamadas bets,   que operam na ilegalidade dentro do território nacional.

O ato estabelece que os montantes retidos pelo Banco Central e pelo Ministério da Fazenda serão compulsoriamente destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) após a conclusão do devido processo legal e das etapas recursais administrativas.

A intenção do governo é manter o monitoramento rigoroso sobre as transações via Pix destinadas a domínios de internet estrangeiros sem representação legal no Brasil, protegendo a economia popular contra fraudes tecnológicas.

A estratégia do governo federal articula os mecanismos da Lei Antifacção com as ferramentas de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para mapear o fluxo de capitais e interromper a evasão de divisas promovida pelas bancas de jogos eletrônicos não autorizadas.

Com a unificação dos sistemas de controle, o governo busca sufocar o financiamento de organizações criminosas que utilizam o mercado de apostas de quota fixa para a lavagem de dinheiro em larga escala.

O aperto na fiscalização contra o mercado irregular de apostas foi associado pela equipe ministerial ao andamento de investigações em curso coordenadas pela Polícia Federal.

A assinatura do texto legal ocorreu no Palácio do Planalto, em agenda conjunta com o ministro em exercício da Fazenda, Dario Durigan, e com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva.

Portaria define normas de acesso e itens proibidos no circuito dos festejos juninos de Jequié

Material em desacordo com a portaria será apreendido

 

Medidas que visam proteger a integridade física da comunidade,  a operacionalização da segurança pública e à garantia da mobilidade do público durante os festejos do São João 2026 em Jequié, contam da portaria municipal, publicada na quarta-feira (17), com base nas orientações dos órgãos de segurança e de salvamento, que estarão  que estarão atuando no período da comemoração.

No ambiente da festa pública de São João, estão proibidas,  a venda, a entrada, circulação e o consumo de bebidas em recipientes de vidro; estão vedadas a entrada de caixas de som portáteis, fogos de artifício, sprays inflamáveis, capacetes e guarda-chuvas; não sendo permitida a entrada de coolers, caixa térmica e similares, pois dificultam as rotas de passagem das equipes de primeiros-socorros. Somente será admitido o consumo de alimentos mediante o uso de material plástico descartável, como pratos, facas, garfos e objetos semelhantes.

Conforme estabelecido pelas forças de segurança e de salvamento, segue proibida a comercialização de alimentos em espeto de madeira ou outro material perfurocortante; e os permissionários dos quiosques e estabelecimentos comerciais devem disponibilizar extintores e demais equipamentos contra incêndio, tanto nos espaços comerciais da Praça Rui Barbosa, bem como nas barracas temporárias da Praça da Bandeira, Avenida Alves Pereira, Rua Félix Gaspar, Rua Gerônimo Sodré e adjacências, durante o período dos festejos juninos.

Dupla é presa no Rio de Janeiro por fabricar e vender figurinhas falsas da Copa do Mundo 2026

Cuidado com as falsificações: Álbum da Copa do Mundo 2026

 

Duas mulheres foram presas nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, suspeitas de produzir e vender figurinhas falsas da Copa do Mundo de 2026. Segundo a polícia, os pacotes eram vendidos por R$ 15 e montados sob encomenda, com seleção completa escolhida pelo comprador.

A prisão ocorreu em Paciência, bairro da zona oeste, após agentes monitorarem o condomínio onde uma das suspeitas realizava as vendas. Na abordagem, ela foi encontrada com três pacotes de figurinhas e acabou indicando a participação de uma segunda mulher no esquema.

De acordo com as investigações, a produção das figurinhas acontecia dentro da residência. Os modelos digitais dos adesivos e dos envelopes teriam sido obtidos em um anúncio nas redes sociais. O material foi apreendido e encaminhado para a delegacia. O caso segue em investigação para identificar os fornecedores dos arquivos digitais e a possível extensão da rede de distribuição.

Completar o álbum da Copa de 2026 custa, em média, entre R$2.459 e R$ 7.300, dependendo da sua estratégia de trocas. Devido ao aumento de seleções (48 times), o álbum atingiu a marca recorde de 980 figurinhas e os pacotes passaram a custar R$ 7 (com 7 cromos cada).

Se o colecionador apenas comprar apenas pacotes e não trocar nenhuma repetida, estimativas matemáticas apontam que o valor final ficará entre R$ 7.000 e R$ 7.500. Em casos de azar extremo, pode chegar a até R$ 18.000.

Em Ubatã, governador entrega 150ª escola reformada e ampliada desde 2023

Foto: Douglas Amaral Ascom SEC

 

O município de Ubatã fez uma grande festa na quinta-feira (18) para receber a 150ª obra de reforma e ampliação de uma escola da rede estadual, entregue pelo Governo do Estado. O ato reuniu, além do governador Jerônimo Rodrigues, o secretário estadual da Educação em exercício, Marcius Gomes e o prefeito Vinícius do Vale, conhecido como Tinho, entre outras autoridades.

A obra de R$ 12,5 milhões beneficia 543 estudantes e equipou o Colégio Estadual de Tempo Integral (CETI) de Ubatã com um teatro com 200 lugares, restaurante estudantil, vestiários, campo de futebol society com pista de salto, piscina semiolimpica e cobertura reformada da quadra poliesportiva, além de laboratórios de Biologia, Química e Física, entre outras melhorias.

O Governo da Bahia também entregou um novo ônibus escolar e assinou dois convênios. O primeiro, de R$ 300 mil, para a compra de mobiliário e equipamento para uma creche da prefeitura. O segundo, de R$ 9,2 milhões, para a construção de um colégio de tempo integral de Ensino Fundamental. O governador Jerônimo, que recebeu o Título de Cidadão Ubataense, ainda fez entregas e autorizou obras e convênios para outras áreas da gestão pública, como Saúde e Urbanização, além de inaugurar o novo mercado municipal.

Em seu primeiro discurso, no teatro do CETI Ubatã, Jerônimo afirmou que a escola é como um “remédio para dar às pessoas a capacidade de crescer e progredir”. Na mesma ocasião, completou: “a escola tem que dizer para a juventude: venha, entra aqui, que nós vamos te ajudar, tudo o que nós tivermos aqui vai ser oferecido a você, e o que nós temos aqui é o conhecimento para compartilhar com o seu conhecimento”. Ainda segundo o governador, “a escola também é um lugar de proteger.”

 

Fotos: Douglas Amaral Ascom SEC

 

Infraestrutura

Atual diretor da escola, o professor e ex-aluno Rubens Santos contou que, na verdade, a reforma foi “praticamente a construção de uma nova escola”. E ele justificou sua opinião. “O colégio estava muito degradado, sequer tinha muro. Mas nós tivemos acesso ao governo, por meio da Secretaria da Educação (SEC), e fomos atendidos. A transformação foi tão grande que, quando os pais entram aqui, quando as pessoas que estudaram comigo entram aqui, elas ficam em choque”.

A mudança, descreve o diretor, é sentida principalmente nas melhorias vistas na infraestrutura física, no processo pedagógico e na alimentação escolar. “Está muito diferente. Mudou muito. Mudou para melhor”, afirmou.