Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

Plantão da DPE/BA em Jequié ultrapassa 360 atendimentos e reforça diálogo institucional no quinto dia de atuação

Foto: Divulgação Ascom DPE-BA

 

O Plantão Integrado de São João da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) em Jequié chegou ao quinto dia de atuação nesta terça-feira (23) com importantes agendas institucionais e a marca de mais de 360 pessoas alcançadas diretamente desde o início das atividades, no último dia 19 de junho.

A programação contou com a presença da defensora pública geral, Camila Canário, que participou de uma série de atividades voltadas ao fortalecimento das parcerias institucionais e ao acompanhamento das ações desenvolvidas pela Defensoria durante os festejos juninos no município.

A agenda teve início com uma reunião entre a DPG e o prefeito de Jequié, Flavinho Santana, ocasião em que foram discutidas iniciativas voltadas à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento da atuação conjunta entre a Defensoria e a gestão municipal durante grandes eventos populares.

Durante o encontro, Camila Canário agradeceu o apoio dado pelo município à atuação da Defensoria no São João. “Agradecemos pela receptividade, pela estrutura que a prefeitura cedeu à Defensoria Pública para que a gente pudesse proporcionar o alcance dos nossos serviços e por fazer essa festa junina acontecer em Jequié de maneira tão bonita”, destacou a defensora-geral.

Camila Canário participou de um passeio na tradicional Marinete do Forró ao lado do secretário municipal de Cultura, Domingos Ailton. A atividade possibilitou à defensora conhecer mais de perto a estrutura dos festejos e as iniciativas culturais desenvolvidas pelo município para valorizar as tradições juninas, além de conhecer de perto o trabalho da sanfoneira-mirim Pérolla Bulhões.

Já no período da noite, a defensora-geral percorreu o circuito oficial do São João e visitou o estande da DPE/BA instalado na Praça Rui Barbosa, um dos principais palcos dos festejos em Jequié. No local, acompanhou o trabalho realizado pelas equipes da instituição, que seguem atuando na orientação jurídica, educação em direitos e articulação da rede de proteção durante toda a festa.

Desde o início do plantão em Jequié, a Defensoria já alcançou diretamente mais de 360 pessoas por meio de ações de conscientização, orientações e atendimentos realizados nos espaços festivos.

Ao longo dos cinco dias de atuação, a instituição também assegurou direitos de pessoas com deficiência, auxiliou crianças encontradas desacompanhadas ou sem identificação, além de realizar vistorias em camarotes, unidades de saúde, delegacias e estabelecimentos prisionais, reforçando seu compromisso com a garantia de direitos e a proteção integral da população durante os festejos.

O Plantão Integrado de São João da DPE/BA em Jequié teve continuidade até esta quarta-feira (24), último dia das celebrações juninas no município, com equipes mobilizadas para garantir que a população possa aproveitar a festa com segurança, cidadania e respeito aos direitos humanos.

Jaques Wagner deixa a liderança do governo no Senado Federal

Após conversa com Lula, Wagner deixa a liderança do governo do Senado

 

Após uma conversa nesta quarta-feira (24), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou o cargo de líder do governo no Senado.

“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição, junto com Rui Costa, para o Senado”, declarou Jaques Wagner nas redes sociais.

Wagner foi alvo da Operação Compliance Zero, que apura supostas irregularidades envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro. O político baiano está proibido de manter contato com “gerentes, administradores, corretores, funcionários, engenheiros, arquitetos ou quaisquer colaboradores” das empresas MD BA Parque Florestal Construções e Grupo Moura Dubeux. As duas companhias estão associadas ao condomínio Poème Horto, onde fica o apartamento que teria sido supostamente pago pelo Banco Master.

Além disso, o senador está impedido de exercer atividades de “gestão, administração, representação, consultoria, contratação, intermediação ou negociação” com pessoas jurídicas implicadas na investigação.

Operação

Os investigadores suspeitam que Jaques Wagner tenha recebido vantagens indevidas em troca de atuação política favorável aos interesses da instituição financeira no Congresso Nacional.

Entre os benefícios sob apuração estão um apartamento em Salvador, repasses que somariam R$ 3,5 milhões por meio de uma empresa ligada a familiares do senador, além do uso de aeronaves e ingressos para shows. A Polícia Federal apura se o parlamentar utilizou a influência do cargo para beneficiar o banco.

De acordo com a Polícia Federal, os fatos investigados podem configurar os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O inquérito permanece em andamento e, até o momento, não há denúncia formal nem condenação contra Jaques Wagner ou os demais investigados.

Seleção Brasileira avança como primeiro do grupo C para a fase de mata-mata da Copa do Mundo

Vini Jr marcou dois gols na vitória por 3×0 diante da Escócia

 

A Seleção Brasileira encaminhou nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadiumem em Miami, a sua classificação em primeiro lugar para a fase de mata-mata da Copa do Mundo, na condição de líder do grupo C. Na partida de fechamento da fase de grupos, a equipe brasileira venceu a Escócia por 3 a 0.

Vini Jr  marcou os dois primeiros gols, ambos no primeiro tempo, chegando a quatro nesta edição do Mundial. No segundo tempo, Matheus Cunha fechou o placar, aproveitando uma das duas assistências de Bruno Guimarães na partida.

O jogo da classificação marcou ainda a estreia de Neymar Jr. na Copa do Mundo de 2026, a quarta de sua carreira. Ele jogou por cerca de 20 minutos no segundo tempo, quando o 3 a 0 já estava construído. O jogador Endrick, uma das apostas do torcedor brasileiro, também teve oportunidade de jogar na etapa final da partida.

Agora, a Seleção Brasileira aguarda o segundo colocado do grupo F para conhecer seu adversário na segunda fase (ou 16-avos de final), podendo ser Holanda, Japão ou Suécia, definição que será conhecida com os jogos do grupo que acontecem nesta quinta-feira (25). O próximo jogo da Seleção Brasileira, será na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston.

São João se consolida como a grande festa popular das cidades da Bahia

São João 2026 de Jequié atrai milhares de pessoas

 

O São João se consolidou definitivamente como a maior festa popular da Bahia e o verdadeiro “Carnaval do Interior”. A celebração tornou-se um megaevento estratégico, movimentando bilhões de reais, atraindo milhões de turistas e impulsionando a economia, o comércio e a geração de empregos em centenas de municípios baianos.

A festa proporciona um impacto econômico na metade do ano, movimentando receitas que ultrapassam os R$ 2 bilhões e fortalece a Bahia como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Maioria das cidades do estado montam estratégicas que vão da ocupação das redes, comercialização de produtos e serviços, gerando dezenas de milhões de reais em negócios locais.

O São João foca na valorização não apenas pelos grandes shows, mas pelo fomento ao forró tradicional e à cultura “raiz” (baião, xaxado e pé-de-serra).

 

Acidentes com fogos caem pela metade na Bahia; quatro atendimentos no HGPV em Jequié

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

 

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), revelam que até a manhã de terça-feira (23), os hospitais estaduais da Bahia registraram 14 ocorrências ligadas aos festejos juninos – 11 por explosões de bombas e três por queimaduras. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou nove atendimentos; em Jequié, o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) registrou três casos; já o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) contabilizaram um atendimento cada.

Apesar da intensa fiscalização e campanhas robustas de conscientização, acidentes com fogos de artifício e fogueiras seguiram ocorrendo durante o São João da Bahia – ainda que em menor número. Para dar conta dessas e outras ocorrências típicas da festa, a Sesab montou uma operação especial com investimento de R$ 8,8 milhões.

Desde o dia 19, estão em funcionamento 4.772 plantões extras em unidades de saúde – 28% a mais do que em 2025 –, sobretudo nos hospitais que possuem Centros de Tratamento de Queimados (CTQ) em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Barreiras. A estrutura inclui ainda 16 postos de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) espalhados pelo estado, onde já foram realizados mais de 44 mil exames.

Outra ação que está fazendo parte da estratégia da Sesab são os 16 postos de testagem rápida de ISTs espalhados pelo estado – montados em Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibiúi, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha –, que até a manhã de terça, já realizaram 44.615 exames, dos quais 500 apresentaram resultado positivo: 458 para sífilis, 17 para HIV, 16 para hepatite C e nove para hepatite B.

Vitória da Conquista volta a registrar a mais baixa temperatura da Bahia: 7,3ºC

Vitória da Conquista registrando baixas temperaturas neste mês de junho

 

Três cidades da Bahia registraram temperaturas abaixo de 10°C na manhã de terça-feira (23), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O menor índice do estado foi observado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, onde os termômetros marcaram 7,3°C.

Também apareceram na lista das cidades mais frias da Bahia os municípios de Correntina, no oeste do estado, com 9,5°C, e Lençóis, na Chapada Diamantina, com 9,7°C.

Já Luís Eduardo Magalhães registrou 12,2°C e também figurou entre as menores temperaturas do estado no levantamento do Inmet.

Confira as cinco menores temperaturas registradas na Bahia:

  • Vitória da Conquista – 7,3°C
  • Correntina – 9,5°C
  • Lençóis – 9,7°C
  • Luís Eduardo Magalhães – 12,2°C
  • Barreiras – 12,8°C

PL propondo aumentar o limite do MEI chega ao Congresso nesta quarta (24)

Foto: Reprodução

 

O ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, afirmou que o governo está em processo de construção da proposta de mudanças para os MEIs. O texto que chega ao Congresso nesta quarta-feira (24), altera o limite do MEI em busca de beneficiar os microempreendedores de todo o país. limite de faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs), atualmente fixado em R$ 81 mil de receita anual, ou R$ 6.750 ao mês.

O governo tem argumentado que o teto do MEI está sem reajuste há anos, o que prejudica o desenvolvimento dos negócios. O último reajuste ocorreu em janeiro de 2018. No modelo atual se o faturamento superar o teto atual de R$ 81 mil anual, o autônomo passa a ser enquadrado como microempresário (ME), sendo tributado pelo regime do Simples Nacional.

Dois homicídios em Jequié registrados nas últimas 48h em Jequié

Mais dois homicidios sendo investigados pela Polícia Civil em Jequié

 

Um homem de prenome Diego foi morto na tarde de terça-feira (23), no bairro do KM 4, em Jequié. Elementos em uma motocicleta se aproximaram da vitima e fizeram vários disparos de armas de fogo. O homem tombou morto no local. Equipes da Polícia e o Departamento de Polícia Técnica-DPT, providenciaram a remoção do corpo para o IML.

Na noite domingo (21), um homem foi encontrado morto no banheiro de uma residência na Rua Tiradentes, na  Vila Vitória, bairro Jequiezinho, em Jequié, com várias perfurações de bala no corpo. De acordo com informações  equipes foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) após a denúncia de que uma pessoa havia sido baleada no imóvel. A identificação da vítima não foi divulgada.

Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram a vítima caída no chão do banheiro, apresentando diversas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. A área foi isolada para a realização da perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela remoção do corpo e pelos primeiros levantamentos no local.

Autorias e  motivações dos dois homicídios serão investigadas pela Polícia Civil.

Governo oficializa política permanente do “Celular Seguro” e lança banco de celulares roubados

Foto: Divulgação

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na terça-feira (23), um decreto que transforma o programa “Celular Seguro” em política pública permanente e cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma que reunirá informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o país.

Segundo o governo, o sistema vai integrar dados de boletins de ocorrência das Polícias Civis, operadoras de telefonia, bases de segurança pública e cadastros da Anatel e da ABR Telecom. A proposta é centralizar as informações e ampliar a capacidade de recuperação de celulares, além de combater toda a cadeia envolvida no comércio ilegal desses aparelhos.

Durante o anúncio, em São Paulo, Lula afirmou que a iniciativa deve endurecer o combate ao crime. “A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente.

O governo também destacou que o sistema permitirá identificar aparelhos roubados em circulação por meio do chamado “Modo Recuperação”, que mantém o IMEI monitorado nacionalmente. Caso uma nova linha seja habilitada em um dispositivo com restrição, o sistema poderá acionar o fluxo de recuperação pelas autoridades.

Outra novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta, que permitirá verificar, antes da compra, se um aparelho possui registro de restrição. A checagem será feita pelo número IMEI e indicará apenas duas respostas: “com restrição” ou “sem restrição”.

Segundo o Ministério da Justiça, o banco já reúne dados de mais de 3,3 milhões de aparelhos e deve fortalecer a atuação integrada entre estados e órgãos federais no enfrentamento aos crimes patrimoniais envolvendo celulares.

Jovem de 22 anos morre após cair de carreta e ser atropelado em Jaguaquara

Foto: Reprodução

 

Um jovem de 22 anos morreu na noite de segunda-feira (22), após um acidente registrado na Rua Avelar, na região central de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. A vítima foi identificada como Geovane de Jesus Santos, conhecido como “Zoi de Jia”.

De acordo com informações apuradas, Geovane teria se agarrado na parte traseira de uma carreta que seguia em direção à BR-420. Ao passar por um redutor de velocidade, o jovem perdeu o equilíbrio, caiu na pista e acabou sendo atingido pelas rodas do veículo.

O motorista da carreta não teria percebido o ocorrido e seguiu viagem. Policiais da 3ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar foram acionados para controlar o trânsito e preservar a área até a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié, responsável pela perícia.

Imagens de câmeras de segurança obtidas horas após o acidente mostram o momento em que Geovane sobe na carreta. Nas imagens, é possível ver que, após ser atingido pela roda traseira do veículo, ele cai no asfalto e por pouco não é atingido por um automóvel que trafegava logo atrás.

Morador do bairro São João Batista, Geovane sofria de transtornos mentais. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Blog Marcos Frahm