Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

Polícia Civil inicia Operação São João 2026 em Jequié e municípios da região Sudoeste

Sala de Consciência Situacional da Polícia Civil da Bahia

 

A Polícia Civil deu início na última sexta-feira (19), o trabalho operacional do São João 2026, na região Sudoeste,  com mobilização diferenciada, contínua e eficaz para garantir a pronta resposta às ocorrências criminais, o atendimento adequado à população e a regularidade da prestação do serviço de Polícia Judiciária na região. A ação prossegue até as festividades de São Pedro.

Para isso, foram incorporadas inovações operacionais. Entre elas, destacam-se a implementação da Sala de Consciência Situacional o emprego de equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI), a instalação de postos de Delegacia Especial de Área (DEA), além de uma estrutura diferenciada de equipes de plantão, compostas por delegado, escrivão e investigadores, com o objetivo de promover atendimento qualificado ao público e atuação robusta em crimes praticados durante as festividades.

Os municípios de Jequié, Ibicuí e Vitória da Conquista, em razão do grande porte dos eventos realizados nos municípios, também receberão postos de Delegacia Especial de Área (DEA), para atender a população em locais estratégicos, próximos ou inseridos nos circuitos das festas. Nas demais cidades onde haverá festejos com menor circulação de público, as Delegacias Territoriais funcionarão em regime de plantão para atender às demandas.

O diretor regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), delegado Roberto Júnior, ressaltou a entrega das 20 viaturas destinadas à Polícia Civil na região Sudoeste, entre elas duas semiblindadas. “Os veículos chegam em momento oportuno para reforçar a estrutura de trabalho da corporação durante o período festivo, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a segurança pública nos municípios”, disse.

Vale ressaltar ainda que policiais civis atuarão nos circuitos das festas de forma coordenada, tanto de maneira ostensiva, ou seja, visível, quanto por meio de equipes veladas entre o público. As equipes dos Grupos de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTIs), vinculadas às 9ª, 10ª, 20ª, 21ª e 22ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (COORPINs) de Jequié, Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga e Guanambi, permanecerão de prontidão para deslocamento e atendimento de ocorrências.

“Também estaremos circulando por algumas cidades onde acontecem os festejos juninos, dando apoio e supervisionando toda a Operação São João 2026 na região. Nosso objetivo com todas essas ações coordenadas de segurança implementadas para o período é proporcionar um ambiente para que todos os participantes possam aproveitar os festejos com tranquilidade. Isso passa por um trabalho organizado, com medidas práticas, operacionais e estruturadas para garantir a segurança da população”, enfatizou o delegado.

São João de Jequié atrai multidão à área central da cidade

São João 2026 de Jequié (Foto reprodução)

 

O São João de Jequié ganhou maior intensidade com a atração de público expressivo desde a noite de sexta-feira (19), com o início da programação no palco da Praça da Bandeira, dando maior intensidade à programação da festa iniciada na noite de 13, com a Vila Junina, na Praça Ruy Barbosa. A multidão de jequieenses presentes na festa somam-se aos visitantes de diversas cidades da Bahia, de outros estados e pessoas que residem em outras partes do mundo, que vieram rever familiares e encontram no evento um grande momento de entretenimento, alegria e confraternização.

Grandes nomes da tradicional música nordestina participam das apresentações, ao lado de artistas de outros gêneros musicais, com grande visibilidade e mídia no cenário nacional.  A programação na Praça da Bandeira, foi aberta com o Encontro de Sanfoneiros e, na sequência, os cantores Pablo, Elba Ramalho e João. No sábado (21), esteve no palco principal a banda Embalo 4, Limão com Mel, Leo Santana e Tarcísio do Acordeon. A programação deste domingo (21), foi aberta pelo cantor Luiz Caldas, mais uma vez retorna ao São João de Jequié e na sequência,  Trio Forro + Eu, as duplas Iguinho e Lulinha, Victor e Leo e a banda Unha Pintada. A programação segue na segunda-feira (22) e somente será encerrada na quarta (24), com muitas atrações.

Bahia abre concurso de 3,3 mil vagas para PM e Corpo de Bombeiros

Foto: Reprodução/ilustrativa

 

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, no último sábado (20), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia, com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.

Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais.

O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

“Estamos anunciando a abertura de concurso para a seleção de 2.500 policiais militares, 200 vagas para oficiais da PM e concurso para 600 soldados do Corpo de Bombeiros, além do quadro de oficiais da corporação, com 60 vagas”, antecipou o governador Jerônimo Rodrigues.

Série B do Baianão: Fluminense, Barreiras, SSA e Feira garantidos na disputa semifinal


 

Restando uma rodada para o fechamento da fase de classificação da Série B do Campeonato Baiano, estão definidas as quatro equipes que estarão duelando no quadrangular semifinal, quando serão conhecidas após o mata-mata, as duas equipes na disputa da Série A em 2027. Fluminense, Barreiras, SSA e Feira, estarão disputando o quadrangular da próxima fase.

A última equipe que restava garantir oficialmente a classificação no quarteto, o Feira FC garantiu no sábado (20), a vaga após o empate em 0 a 0, diante do Redenção, na Superbet Arena. Com 16 pontos conquistados, o clube chegou à quarta colocação da tabela e chega à rodada final da primeira fase. sem possibilidade de ser alcançado pelo Redenção, 5º colocado.

Na sexta-feira (19), o Leônico goleou o Jacobina por 5 a 2, na SuperBet Arena; sábado (20), o Camaçari, perdeu por 1×3 para o Grapiúna e na SuperBet Arena, Feira e Redenção empataram sem gols. No domingo (21), o Fluminense fez 4 a 0 no SSA, no Estádio Alberto Oliveira e o Barreiras, no Estádio Geraldo Pereira venceu o Vitória da Conquista, por 2 a 1.

A última rodada (9ª) será disputada no domingo (5/julho), com todos os jogos iniciando às 15h. O SSA enfrenta o Barreiras, na SuperBet Arena; o Grapiúna enfrenta o Leônico no Alberto Oliveira; no Lomanto Júnior, o Vitória da Conquista recebe o Fluminense; no Estádio José Rocha, o Jacobina recebe o Feira e, no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, o Redenção encerra sua participação na competição enfrentando o Camaçari.

Conta de água/esgoto fica 3,57% mais cara na Bahia a partir de 20 de julho

Abastecimento tem aumento de 3,57% após aprovação da Agersa (Reprodução/Freepik)

 

O Diário Oficial do Estado publicou no sábado (20), o ajuste tarifário anual da conta de água e esgoto na Bahia. A aprovação do aumento pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) entra em vigor a partir do dia 20 de julho.

reajuste aprovado foi de 3,57%, o que gera um tarifa com acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$ 43,23 para R$ 44,77. Este será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.

A tarifa mínima, que equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial Social.

Já na categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54, elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à inflação registrada no período, que foi de 4,13%.

O reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à energia elétrica e equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Presidente da CBF alega que imagem com suposta amante nos EUA foi criada por IA

Imagens publicadas no site Leo Dias (Foto: Reprodução)

 

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, contestou a autenticidade da imagem divulgada pelo jornalista Leo Dias, mostrando o dirigente da entidade, ao lado da empresária Camila Cristina Andrade,  do setor fitness no restaurante Harry Cipriani, em Nova York, nos Estados Unidos. A publicação obteve grande repercussão, diante do fato de que Camila, seria uma suposta amante do presidente da CBF e teria permanecido hospedada entre os dias 2 e 10 de junho no hotel Hyatt Regency Grand Central, também em Nova York, com as despesas pagas pela entidade.

A publicação ganhou um novo desdobramento neste final de semana, após Samir Xaud, contestar publicamente a autenticidade da imagem, apresentando um laudo pericial sustentando que o material teria sido manipulado com uso de Inteligência Artificial.

O episódio passou a ganhar maior repercussão após surgirem questionamentos de que o caso também teria provocado impactos na vida pessoal do dirigente. A esposa de Samir Xaud, Nathalia Xaud, teria afirmado que pediria o divórcio caso fossem comprovadas tanto a autenticidade das imagens quanto eventuais gastos relacionados à viagem.

Do outro lado, o jornalista responsável pela publicação,  considera autênticos os registros, documentos e informações divulgados até o momento.

Gasolina terá 32% de etanol a partir de quarta-feira (24);

Governo afirma que o combustível mais ficar mais barato – Foto: José Cruz | Agência Brasil

 

A mistura obrigatória de etanol na gasolina passará de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24), a partir de aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e, segundo o governo, pode reduzir o preço do combustível para o consumidor.

O anúncio foi feito, neste sábado (20), pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin ao afirmar que o aumento da participação do etanol na gasolina deve contribuir para baratear o valor pago pelo combustível pelos consumidores, reduzir as emissões de poluentes e estimular a produção agrícola e a agroindústria. “Isso ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria”, disse o vice-presidente.

Caminha carregado de diesel tomba na BR 330, próximo ao distrito de Pé de Serra; motorista sofre lesões graves

Foto: CIPRv/3º Pelotão/Jequié

 

Um caminhão carregado de óleo diesel, tombou  neste sábado (20), na BR 330, após a entrada do distrito de Caldeirão dos Mirandas, sentido a Pé de Serra, município de Maracás. De acordo informações da guarnição da CIPRv/Itabuna/3º Pel. Jequié, o condutor foi socorrido por uma equipe do Samu, em situação de gravidade, inicialmente para atendimento no Hospital Municipal Dr. Álvaro Bezerra, em Maracás.

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada pela CIPRv, adotando medidas de segurança na via, diante do risco que representa o vazamento do combustível na pista.

Portal Mais Professores reúne oportunidades de pós-graduação gratuita para docentes de todo o Brasil

Ampliação do acesso dos professores a cursos de pós-graduação gratuitos busca fortalecer a formação acadêmica e pedagógica do magistério. Foto: Divulgação/MEC

 

Professores da educação básica já podem consultar novas oportunidades de qualificação profissional por meio do Portal Mais Professores, plataforma do Ministério da Educação (MEC) que reúne cursos gratuitos de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado ofertados por universidades e institutos federais de diferentes regiões do Brasil.

A ferramenta integra o programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo ampliar o acesso dos educadores à formação continuada, fortalecendo a qualidade do ensino e contribuindo para a valorização da carreira docente.

Por meio da aba “Oportunidades”, os interessados podem acompanhar cursos com inscrições abertas ou previstas para os próximos meses. As formações são oferecidas nas modalidades presencial e a distância, contemplando diferentes áreas do conhecimento e níveis de especialização.

De acordo com o Ministério da Educação, a iniciativa busca enfrentar um dos desafios da educação brasileira: a formação adequada dos profissionais que atuam nas salas de aula. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam que cerca de um terço das docências da educação básica ainda não conta com professores formados especificamente na área em que lecionam.

Além dos cursos de pós-graduação, a plataforma disponibiliza informações sobre programas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), formações oferecidas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e pela plataforma Aprenda Mais, além de outras iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento profissional dos educadores.

Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil também contempla ações como o Pé-de-Meia Licenciaturas, a Bolsa Mais Professores para o Brasil, a Prova Nacional Docente e benefícios destinados à valorização da categoria.

A expectativa do Governo Federal é que as iniciativas do programa alcancem aproximadamente 2,3 milhões de professores em todo o país, fortalecendo a formação continuada e contribuindo para a melhoria da educação pública brasileira.

Os interessados podem acessar o Portal Mais Professores para consultar as oportunidades disponíveis, os critérios de participação e os prazos de inscrição.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

TRE-BA amplia representatividade feminina na Corte

Desembargadoras destacam a importância da ocupação de espaço pelas mulheres no Judiciário
Desembargadoras Maíza Seal, Carina Canguçu e Patrícia Didier. Foto  ASCOM TRE-BA

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) avança na representatividade feminina da Corte. Atualmente, três desembargadoras compõem o colegiado, formado por 7 integrantes, reforçando a força feminina no Eleitoral. São elas: Maíza Seal, Carina Canguçu e Patrícia Didier.

Sobre a presença de mulheres em espaços de liderança no Poder Judiciário, especialmente no TRE-BA, a mais nova desembargadora eleitoral, Patrícia Didier, classificou sua chegada ao Tribunal como um marco atual na composição paritária entre homens e mulheres. “É um contexto que torna-se ainda mais relevante, porque acontece na Casa que guarda a democracia”, afirma.

A desembargadora, Carina Canguçu, disse que as mulheres conquistaram um feito histórico, pois quebra um longo ciclo de predominância masculina no colegiado.  “Isto gera um efeito simbólico, de incentivo, para que mais mulheres participem desse processo”, acredita a magistrada.

Segundo Maíza Seal, desembargadora eleitoral, o TRE-BA dá exemplo para mudanças políticas efetivas em todas as esferas da sociedade. “Nós estamos buscando inserir a mulher no cenário político, nas cúpulas de poder, então essa imagem do Tribunal fortalece o desejo das mulheres de ascenderem”, salientou.

História

Essa conquista é importante, pois resgata outros momentos em que a ocupação de espaços de poder pelas mulheres no Judiciário também foi significativa. Nos anos de 1993, 1994, 2002, 2003 e 2012, o Regional também contou com a presença de três desembargadoras na composição da Corte Eleitoral.

Além de cumprir a determinação da Resolução Nº 525 de 27/09/2023, do CNJ, em prol da equidade na magistratura brasileira, o Conselho aprovou a criação de política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário, criando uma nova realidade de representatividade nos espaços de tomada de decisão.

De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman Szporer, a composição da Corte do Eleitoral consolida uma transformação institucional, social, inclusiva e de direito das mulheres. “A ascensão da carreira de mulheres no Judiciário precisa ser normalizada. Essa nova configuração do Tribunal se aplica também nas nossas secretarias. No universo de 11 unidades, nove são geridas por mulheres, além da diretoria-geral, que também é administrada por uma mulher. Isso reitera o cenário de que nós podemos e devemos ocupar espaços de lideranças em todas as instâncias da sociedade”, refletiu.

Fonte: ASCOM TRE-BA