Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

Dinheiro de bets ilegais vai financiar a segurança pública

Forças de segurança pública no Brasil

 

Decreto assinado nesta sexta-feira (19), pelo presidente  Lula (PT), autoriza o bloqueio e o congelamento imediato de recursos financeiros de plataformas de apostas online, as chamadas bets,   que operam na ilegalidade dentro do território nacional.

O ato estabelece que os montantes retidos pelo Banco Central e pelo Ministério da Fazenda serão compulsoriamente destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) após a conclusão do devido processo legal e das etapas recursais administrativas.

A intenção do governo é manter o monitoramento rigoroso sobre as transações via Pix destinadas a domínios de internet estrangeiros sem representação legal no Brasil, protegendo a economia popular contra fraudes tecnológicas.

A estratégia do governo federal articula os mecanismos da Lei Antifacção com as ferramentas de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para mapear o fluxo de capitais e interromper a evasão de divisas promovida pelas bancas de jogos eletrônicos não autorizadas.

Com a unificação dos sistemas de controle, o governo busca sufocar o financiamento de organizações criminosas que utilizam o mercado de apostas de quota fixa para a lavagem de dinheiro em larga escala.

O aperto na fiscalização contra o mercado irregular de apostas foi associado pela equipe ministerial ao andamento de investigações em curso coordenadas pela Polícia Federal.

A assinatura do texto legal ocorreu no Palácio do Planalto, em agenda conjunta com o ministro em exercício da Fazenda, Dario Durigan, e com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva.

Portaria define normas de acesso e itens proibidos no circuito dos festejos juninos de Jequié

Material em desacordo com a portaria será apreendido

 

Medidas que visam proteger a integridade física da comunidade,  a operacionalização da segurança pública e à garantia da mobilidade do público durante os festejos do São João 2026 em Jequié, contam da portaria municipal, publicada na quarta-feira (17), com base nas orientações dos órgãos de segurança e de salvamento, que estarão  que estarão atuando no período da comemoração.

No ambiente da festa pública de São João, estão proibidas,  a venda, a entrada, circulação e o consumo de bebidas em recipientes de vidro; estão vedadas a entrada de caixas de som portáteis, fogos de artifício, sprays inflamáveis, capacetes e guarda-chuvas; não sendo permitida a entrada de coolers, caixa térmica e similares, pois dificultam as rotas de passagem das equipes de primeiros-socorros. Somente será admitido o consumo de alimentos mediante o uso de material plástico descartável, como pratos, facas, garfos e objetos semelhantes.

Conforme estabelecido pelas forças de segurança e de salvamento, segue proibida a comercialização de alimentos em espeto de madeira ou outro material perfurocortante; e os permissionários dos quiosques e estabelecimentos comerciais devem disponibilizar extintores e demais equipamentos contra incêndio, tanto nos espaços comerciais da Praça Rui Barbosa, bem como nas barracas temporárias da Praça da Bandeira, Avenida Alves Pereira, Rua Félix Gaspar, Rua Gerônimo Sodré e adjacências, durante o período dos festejos juninos.

Dupla é presa no Rio de Janeiro por fabricar e vender figurinhas falsas da Copa do Mundo 2026

Cuidado com as falsificações: Álbum da Copa do Mundo 2026

 

Duas mulheres foram presas nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, suspeitas de produzir e vender figurinhas falsas da Copa do Mundo de 2026. Segundo a polícia, os pacotes eram vendidos por R$ 15 e montados sob encomenda, com seleção completa escolhida pelo comprador.

A prisão ocorreu em Paciência, bairro da zona oeste, após agentes monitorarem o condomínio onde uma das suspeitas realizava as vendas. Na abordagem, ela foi encontrada com três pacotes de figurinhas e acabou indicando a participação de uma segunda mulher no esquema.

De acordo com as investigações, a produção das figurinhas acontecia dentro da residência. Os modelos digitais dos adesivos e dos envelopes teriam sido obtidos em um anúncio nas redes sociais. O material foi apreendido e encaminhado para a delegacia. O caso segue em investigação para identificar os fornecedores dos arquivos digitais e a possível extensão da rede de distribuição.

Completar o álbum da Copa de 2026 custa, em média, entre R$2.459 e R$ 7.300, dependendo da sua estratégia de trocas. Devido ao aumento de seleções (48 times), o álbum atingiu a marca recorde de 980 figurinhas e os pacotes passaram a custar R$ 7 (com 7 cromos cada).

Se o colecionador apenas comprar apenas pacotes e não trocar nenhuma repetida, estimativas matemáticas apontam que o valor final ficará entre R$ 7.000 e R$ 7.500. Em casos de azar extremo, pode chegar a até R$ 18.000.

Em Ubatã, governador entrega 150ª escola reformada e ampliada desde 2023

Foto: Douglas Amaral Ascom SEC

 

O município de Ubatã fez uma grande festa na quinta-feira (18) para receber a 150ª obra de reforma e ampliação de uma escola da rede estadual, entregue pelo Governo do Estado. O ato reuniu, além do governador Jerônimo Rodrigues, o secretário estadual da Educação em exercício, Marcius Gomes e o prefeito Vinícius do Vale, conhecido como Tinho, entre outras autoridades.

A obra de R$ 12,5 milhões beneficia 543 estudantes e equipou o Colégio Estadual de Tempo Integral (CETI) de Ubatã com um teatro com 200 lugares, restaurante estudantil, vestiários, campo de futebol society com pista de salto, piscina semiolimpica e cobertura reformada da quadra poliesportiva, além de laboratórios de Biologia, Química e Física, entre outras melhorias.

O Governo da Bahia também entregou um novo ônibus escolar e assinou dois convênios. O primeiro, de R$ 300 mil, para a compra de mobiliário e equipamento para uma creche da prefeitura. O segundo, de R$ 9,2 milhões, para a construção de um colégio de tempo integral de Ensino Fundamental. O governador Jerônimo, que recebeu o Título de Cidadão Ubataense, ainda fez entregas e autorizou obras e convênios para outras áreas da gestão pública, como Saúde e Urbanização, além de inaugurar o novo mercado municipal.

Em seu primeiro discurso, no teatro do CETI Ubatã, Jerônimo afirmou que a escola é como um “remédio para dar às pessoas a capacidade de crescer e progredir”. Na mesma ocasião, completou: “a escola tem que dizer para a juventude: venha, entra aqui, que nós vamos te ajudar, tudo o que nós tivermos aqui vai ser oferecido a você, e o que nós temos aqui é o conhecimento para compartilhar com o seu conhecimento”. Ainda segundo o governador, “a escola também é um lugar de proteger.”

 

Fotos: Douglas Amaral Ascom SEC

 

Infraestrutura

Atual diretor da escola, o professor e ex-aluno Rubens Santos contou que, na verdade, a reforma foi “praticamente a construção de uma nova escola”. E ele justificou sua opinião. “O colégio estava muito degradado, sequer tinha muro. Mas nós tivemos acesso ao governo, por meio da Secretaria da Educação (SEC), e fomos atendidos. A transformação foi tão grande que, quando os pais entram aqui, quando as pessoas que estudaram comigo entram aqui, elas ficam em choque”.

A mudança, descreve o diretor, é sentida principalmente nas melhorias vistas na infraestrutura física, no processo pedagógico e na alimentação escolar. “Está muito diferente. Mudou muito. Mudou para melhor”, afirmou.

R$ 100 mil da Nota Premiada Bahia foi ganho por moradora de Salvador

Foto: Nilson Galvão/Sefaz-BA

 

Foi publicado nesta quinta-feira (18) o resultado do sorteio de junho da Nota Premiada Bahia, campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado. O prêmio principal de R$ 100 mil contemplou uma moradora de Salvador. A Nota Premiada vai distribuir, ainda, prêmios de R$ 10 mil para outros 90 participantes. Destes, 34 moram no interior e 56 na capital.

Foram sorteadas pessoas de 23 cidades do interior do estado. O município com maior número de ganhadores foi Lauro de Freitas, com cinco sortudos, seguido de Camaçari (4), Feira de Santana (3), Itabuna (2) e Vitória da Conquista (2). O resultado de junho contemplou ainda os municípios de Amargosa, Araci, Baixa Grande, Caetité, Candeias, Catu, Cruz das Almas, Dias D´Ávila, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Itajuípe, Juazeiro, Maragogipe, Nazaré, Ribeira do Pombal, São Gonçalo dos Campos e Teixeira de Freitas.

A lista completa dos ganhadores está disponível no site e no Instagram da campanha (@notapremiadabahia), além das redes sociais da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): @sefazbahia (Instagram), @sefaz.gov.ba (Facebook) e @sefazbahia (X, antigo Twitter).

Desde fevereiro de 2018, os sorteios já contemplaram 7.143 pessoas, das quais 4.253 residentes em Salvador, 2.886 no interior do estado e quatro fora da Bahia. Atualmente, a Nota Premiada Bahia conta com mais de 896 mil participantes inscritos.

Sorteio do milhão
No próximo mês, a campanha Nota Premiada Bahia terá dois sorteios: no dia 16 de julho, com o prêmio especial de R$ 1 milhão e, em seguida, no dia 30, quando serão distribuídos mais 91 prêmios, incluindo 90 de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil.

Com periodicidade anual, os sorteios especiais de R$ 1 milhão da Nota Premiada já contemplaram até hoje sete pessoas, das quais três residentes no interior baiano e quatro na capital. No interior, ganharam o prêmio milionário moradores de Feira de Santana, de Lauro de Freitas e de Guanambi.

Polícia Civil deflagra operação contra grupo investigado por homicídios em Jequié

Foto: Divulgação / Ascom-PCBA

 

A Polícia Civil da Bahia efetuou, na manhã desta quinta-feira (18), no âmbito da Operação Malhas da Lei, uma ação para o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão de adolescentes e três mandados de busca domiciliar contra investigados pela participação em três homicídios e cinco tentativas de homicídio registrados na cidade de Jequié, entre os meses de fevereiro e maio deste ano.

A operação resultou na apreensão de dois adolescentes, ambos de 16 anos. Eles são investigados pela participação em dois atos infracionais análogos ao crime de homicídio. O primeiro ocorreu no dia 4 de maio e teve como vítima Leandro Oliveira Santos, de 37 anos, vítima de disparos de arma de fogo. O segundo foi registrado no dia 6 de maio e vitimou Isael Ribeiro Nunes, de 20 anos.

Durante o cumprimento das ordens judiciais nas residências dos suspeitos, foram apreendidas roupas camufladas, que, segundo as investigações, teriam sido utilizadas durante os ataques, além de aparelhos celulares e diversos objetos de interesse para a continuidade das investigações.

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Homicídios (NH/Jequié), com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Central), da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª Coorpin/Jequié), da Delegacia Territorial (DT/Jequié) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Jequié).

Os adolescentes apreendidos foram encaminhados ao Núcleo de Homicídios, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Eles serão posteriormente encaminhados para internação. As diligências investigativas continuam com o objetivo de identificar, localizar e prender outros possíveis envolvidos nos crimes.

Edital do concurso da Polícia Civil da Bahia deve ser publicado em julho

 

 

O edital do concurso da Polícia Civil da Bahia (PC-BA) deve ser publicado em julho, segundo informou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. A nova previsão foi anunciada durante entrevista à rádio Piatã FM, em Salvador, após sucessivos adiamentos no cronograma da seleção.

O concurso ofertará 750 vagas para os cargos de delegado, escrivão e investigador. Os procedimentos para a realização da seleção seguem sob responsabilidade da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). As vagas serão distribuídas em três carreiras efetivas,

As vagas efetivas, distribuídas entre três carreiras: 100 vagas para delegado; 150 vagas para escrivão;500 vagas para investigador. Para o cargo de delegado será exigido diploma de bacharelado em Direito. Já as funções de escrivão e investigador exigirão nível superior completo. No caso de investigador, também será necessária Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

IFBA campus Jequié abre inscrições para Cursos de Formação e Capacitação em Libras

Divulgação

 

O IFBA campus Jequié anuncia a abertura de 20/06 a 14/07, das inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), abrangendo do nível básico ao intermediário. O curso visa a promover a inclusão e a quebra de barreiras de comunicação, sendo voltado para estudantes, servidores, terceirizados e a comunidade externa em geral.

São oferecidas 100 vagas, sendo 30 destinadas à comunidade interna do IFBA e 70 para a comunidade externa. O curso é semipresencial, com encontros no próprio campus e carga horária total de 165 horas.

  • Turma 1 (Noturno): Segundas-feiras, das 18h30 às 22h.
  • Turma 2 (Matutino): Terças-feiras, das 08h30 às 12h.
  • Turma 3 (Vespertino): Quartas-feiras, das 13h30 às 17h.

 As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, preenchendo o formulário disponível no site do IFBA. Caso o número de pessoas inscritas seja maior que o quantitativo de vagas, haverá um sorteio eletrônico para a seleção.

É obrigatória a leitura atenta do Edital nº 10/2026 na íntegra para conferir todos os requisitos e a documentação necessária para a matrícula. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a CAPNE pelo e-mail napne.jqe@ifba.edu.br.

Salários de servidores estaduais da Bahia serão antecipados para o São João

 

 

Os servidores públicos estaduais da Bahia terão 40% do salário antecipado para o dia 20 de junho, devido ao período de festejos do São João. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (18), pelo governador Jerônimo Rodrigues.

O chefe do Executivo baiano publicou a decisão em suas redes sociais. “Nossos servidores poderão aproveitar o recesso com mais tranquilidade”, afirmou. Os servidores que possuem conta no Banco do Brasil receberão os rendimentos no próximo dia 20, enquanto os vinculados a outras instituições financeiras poderão acessar o pagamento no dia 22.

Ex-técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira permanece internado em UTI no RJ

Carlos Alberto Parreira, 83 anos

 

Após ser internado às pressas na quarta-feira (17),  o ex-técnico da Seleção Brasileira responsável por comandar o tetracampeonato mundial em 1994 Carlos Alberto Parreira está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, Parreira está respirando com ajuda de aparelhos, mas tem um quadro clínico considerado estável. Em nota, a unidade hospitalar ainda confirmou uma inflamação pulmonar em Parreira.

Desde 2023, Parreira convive com o linfoma de Hodgkin, um câncer que se desenvolve através do sistema linfático. Em 2025, o ex-treinador chegou a ser considerado em remissão, mas acabou tendo que voltar com tratamento oncológico após a doença voltar.