Carlos Eden lança livro “A Escrivaninha” neste sábado no Museu Histórico de Jequié

O escritor e artista gráfico Carlos Eden convida o público para o lançamento do seu novo livro A Escrivaninha, que acontece neste sábado, 24 de maio, às 20h, no Museu Histórico João Carlos Borges, em Jequié. O evento tem apoio da Editora Nó Cego e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié.
Carlos Eden Meira é uma figura ativa e fundamental na cultura jequieense. Nascido na cidade, ele construiu uma trajetória marcada por criatividade, crítica social e compromisso com a arte. Iniciou sua carreira nos anos 1970, influenciado por nomes como Ziraldo, Henfil e Jaguar, criando cartuns e charges que circularam por décadas em jornais como A Tarde, no espaço “Cartunarte”, e no Jornal Jequié, com colaborações políticas semanais a convite do jornalista Wilson Novaes Jr.
Seu trabalho também esteve presente em importantes momentos da vida cultural da cidade, como nas ornamentações carnavalescas da ACJ (Associação Cultural Jequieense), onde misturava humor, tropicalismo e sátira social com personagens locais e nacionais.
Agora, com A Escrivaninha, Carlos Eden amplia sua produção literária e oferece ao público uma nova obra que reflete seu olhar apurado.
O lançamento será uma oportunidade para leitores, amigos e admiradores se encontrarem, adquirirem o livro e celebrarem sua contribuição contínua para a cultura de Jequié.
A entrada é gratuita. Participe!
Texto criado com informações do Blog do Cantor Charles Meira (clique aqui e leia artigo completo).
Procon-Ba e Sindicato dos Bancários discutem como evitar impactos no fechamento de agências físicas na Bahia
Agenda, que reuniu investidores das duas instituições, busca encontrar soluções para a defesa dos direitos dos consumidores e consumidores em todo o estado
23° Festival de Música da Educadora FM é lançado e traz como novidade inscrição de estudantes da rede estadual

A Rádio Educadora FM 107.5, gerida pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), lançou, nesta quinta-feira (22), no Cineteatro 2 de Julho, a 23ª edição do seu festival de música anual. A novidade deste ano é a categoria voltada para estudantes das escolas públicas estaduais.
Os interessados poderão se inscrever, de forma gratuita, através do site https://festivaleducadora.ba.gov.br, no período de 26 de maio a 1° de agosto. Para a categoria profissional, o período será de 26 de maio a 30 de junho.
Ana Célia Borges da Silva, 53 anos, estudante do curso técnico em Música do Colégio Estadual Deputado Manoel Novais e do curso de Belas Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA), conta que sua ligação com a música vem desde os 13 anos, quando já soltava a voz em casa. “Aos 19, cheguei a atuar como vocalista em uma banda e, desde então, canto na igreja, em aniversários e outros pequenos eventos, sempre alimentando o desejo de cantar. Estou ansiosa e com grande expectativa para participar do Festival da Educadora. Vai ser um sonho!”, relatou, emocionada.
A chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado, Luciana Menezes, falou sobre o impacto da novidade na vida dos alunos da rede estadual. “A gente espera mobilizar todas as escolas da nossa rede para elevar o potencial artístico e musical dos nossos estudantes. Este festival vai ser ainda mais inovador com a participação deles”, reforçou.
Premiação será a maior dos últimos tempos
Considerado o maior festival de composições inéditas da Bahia, o 23º Festival de Música da Rádio Educadora FM traz, este ano, outra novidade: a ampliação da premiação de R$ 300 mil para R$ 400 mil.
O lançamento contou com a apresentação da estudante Vanessa Gomes, vencedora do Festival Anual da Canção Estudantil – Conecta Voz 2024, e de Fall Clássico, artista vencedor do 22º Festival de Música Educadora FM, na categoria Melhor Música com Letra. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de dezembro e será transmitido pela TVE e Rádio Educadora FM, com show de um artista homenageado ainda a ser divulgado.
Fonte: ASCOM Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Lençóis sedia lançamento do concurso Lentes Livres na próxima segunda-feira, durante assembleia do Consórcio Chapada Forte

Bahia ganha destaque como sede de eventos corporativos

Talento Mirim na sanfona: Pérola Bulhões é Destaque em Entrevista no Programa Hora de Notícias
Nesta sexta-feira, 23 de maio, o programa Hora de Notícias, recebeu uma convidada muito especial: Pérola Bulhões, a Sanfoneira Mirim. Aos 9 anos, Pérola encantou os ouvintes ao mostrar seu talento ao vivo. O programa foi comandado pelo jornalista Ari Moura, da Agência AM de Notícias, sendo que o jornalista Wilson Novaes justificou sua ausência devido viagem previamente agendada.
Pérola ganhou sua primeira sanfona de presente de Natal do tio, em janeiro de 2025, e desde então vem se dedicando com entusiasmo à música. Com o apoio dos professores da rede municipal de ensino, André (triângulo) e Acácio (zabumba), que também participaram da entrevista, Pérola tem se destacado como revelação da cultura local.
A estreia nos palcos aconteceu durante o II Festival de Cultura Popular de Jequié, onde a pequena sanfoneira emocionou o público. Agora, ela já está confirmada para diversas apresentações ao longo dos festejos juninos, prometendo abrilhantar ainda mais o São João da região.
Durante a entrevista, também esteve presente a mãe da artista, Polly Bulhões, que falou com emoção sobre o apoio à filha, a importância da valorização da cultura e a iniciação musical desde a infância.
Na parte final, o jornalista Zenilton Meira fez sua participação comentando sobre os preparativos para o São João e o desempenho do ADJ no Campeonato Brasileiro da Série D.
Assista o programa completo abaixo:
Mutirão ‘Mães em Ação’ oferece atendimentos gratuitos sobre pensão alimentícia em Jequié
Nesta sexta-feira(23) a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) realiza, em Jequié , o mutirão “Mães em Ação”. A iniciativa tem como objetivo oferecer atendimento jurídico gratuito, com foco em ações de fixação de pensão alimentícia, acordos e execuções de pensões.
A ação é voltada principalmente para mães solo e responsáveis legais que enfrentam dificuldades no acesso à Justiça para garantir os direitos de crianças e adolescentes. Além dos atendimentos individuais, o mutirão busca ampliar o acesso à informação e fortalecer o apoio às famílias baianas.
O mutirão será realizado das 08h às 14h, na sede da defensoria na Rua Manoel Vitorino, nº 510, Campo do América.
Documentos necessários
Execução de alimentos
Cópia de RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência da(o) requerente
Cópia do RG ou da certidão de nascimento dos filhos
Cópia do acordo e da sentença que determinaram a pensão alimentícia
Cópia do extrato bancário comprovando que a pensão não foi paga
Cópia dos comprovantes das despesas extras, se o pagamento dessas despesas foi estipulado no acordo ou sentença
Ex.: notas fiscais de medicamentos receitados, matrícula, fardamento e material, tratamento médicos e odontológicos
Informações da parte contrária
Nome completo
Endereço completo(rua, número, bairro e CEP)
RG, CPF, e telefone com whatsapp
Nome e endereço da empresa onde a parte contrária trabalha( se a parte contrária estiver empregada)
Ação de alimentos ou oferta de alimentos
Cópia do RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência do(a) requerente
Cópia do RG ou da certidão de nascimento dos filhos
Cópia de documentos que comprovem as despesas com filhos
ex.: nota fiscal, boleto, carnê, recibo, mensalidade escolar, aluguel etc.
Informações da parte contrária:
Nome completo
Endereço Completo(rua, número, bairro e CEP)
RG, CPF e telefone com whatsapp
Nome e endereço da empresa onde a parte contrária trabalha(se a parte contrária estiver empregada)
CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim reeleição a partir de 2030

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou o texto-base da PEC (proposta de emenda à Constituição) que acaba com a reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos a partir de 2030.
A proposta foi aprovada em votação simbólica. Agora o texto poderá ser analisado no plenário da Casa, o que não tem data para acontecer.
A regra valeria para a eleição de 2030. O relator da proposta, Marcelo Castro (MDB-PI), definiu no texto que prefeitos eleitos em 2028, presidente e governadores eleitos em 2030, não terão direito a reeleição.
De acordo com a PEC, presidentes, governadores, deputados e senadores eleitos em 2026 e 2030 terão mandatos de quatro anos. A partir de 2034, o período seria ampliado para cinco anos.
Já os senadores teriam o mandato ampliado de forma escalonada. Parlamentares eleitos em 2026 continuariam com mandato de oito anos. Os eleitos em 2030 teriam nove anos, e os escolhidos em 2034 dez anos.
Jequié recebe a formação ‘Relações Étnico Raciais: Educação Antirracista’
O município de Jequié (NTE 22) receberá, nesta quinta (22) e sexta (23), mais uma edição da formação ‘Relações Étnico Raciais: Educação Antirracista’. As atividades acontecerão no Colégio da Polícia Militar CPM – Professor Poeta Luís Neves Cotrim.
Direcionada para educadores (as), gestores (as) e profissionais de educação, a ação formativa, que é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, tem por objetivo fortalecer as ações pedagógicas de combate à discriminação racial nas escolas com projetos de valorização da diversidade étnica e instrumentos de promoção da cidadania, da valorização da diversidade e de apoio às populações que vivem em situações de vulnerabilidade social.
A atividade, que possui carga horária de 60h, sendo 20h presenciais e 40h online, é realizada em parceria com a Ação Educativa e visa contribuir para tornar a escola, cada vez mais, um espaço de formação permanente para todos no âmbito da educação antirracista e decolonial, com intuito de combater o racismo, através de uma abordagem de ensino que valoriza a história e reforça a contribuição dos povos africanos e afro-brasileiros na construção do país.
“Nosso objetivo é fortalecer a construção de um ambiente educacional mais inclusivo, que valorize a diversidade e contribua para a equidade racial, em consonância com as diretrizes da Educação para as Relações Étnico-Raciais e a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Seguimos firmes na missão de fomentar espaços de aprendizado que impulsionem mudanças estruturais e promovam a justiça social no contexto educacional”, afirmou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.
A formação irá trabalhar, a partir de uma prática pedagógica, contextos de aprendizagens que garantam o acesso e a permanência de estudantes nas suas unidades escolares, com foco nas aprendizagens fundamentadas nas concepções do território educador, das diversidades, no combate às violências diversas e na garantia da diversidade territorial e dos interesses das juventudes diante das demandas contemporâneas, na perspectiva de uma escola inclusiva, emancipadora, antirracista e decolonial.