A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou o texto-base da PEC (proposta de emenda à Constituição) que acaba com a reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos a partir de 2030.
A proposta foi aprovada em votação simbólica. Agora o texto poderá ser analisado no plenário da Casa, o que não tem data para acontecer.
A regra valeria para a eleição de 2030. O relator da proposta, Marcelo Castro (MDB-PI), definiu no texto que prefeitos eleitos em 2028, presidente e governadores eleitos em 2030, não terão direito a reeleição.
De acordo com a PEC, presidentes, governadores, deputados e senadores eleitos em 2026 e 2030 terão mandatos de quatro anos. A partir de 2034, o período seria ampliado para cinco anos.
Já os senadores teriam o mandato ampliado de forma escalonada. Parlamentares eleitos em 2026 continuariam com mandato de oito anos. Os eleitos em 2030 teriam nove anos, e os escolhidos em 2034 dez anos.
O município de Jequié (NTE 22) receberá, nesta quinta (22) e sexta (23), mais uma edição da formação ‘Relações Étnico Raciais: Educação Antirracista’. As atividades acontecerão no Colégio da Polícia Militar CPM – Professor Poeta Luís Neves Cotrim.
Direcionada para educadores (as), gestores (as) e profissionais de educação, a ação formativa, que é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, tem por objetivo fortalecer as ações pedagógicas de combate à discriminação racial nas escolas com projetos de valorização da diversidade étnica e instrumentos de promoção da cidadania, da valorização da diversidade e de apoio às populações que vivem em situações de vulnerabilidade social.
A atividade, que possui carga horária de 60h, sendo 20h presenciais e 40h online, é realizada em parceria com a Ação Educativa e visa contribuir para tornar a escola, cada vez mais, um espaço de formação permanente para todos no âmbito da educação antirracista e decolonial, com intuito de combater o racismo, através de uma abordagem de ensino que valoriza a história e reforça a contribuição dos povos africanos e afro-brasileiros na construção do país.
“Nosso objetivo é fortalecer a construção de um ambiente educacional mais inclusivo, que valorize a diversidade e contribua para a equidade racial, em consonância com as diretrizes da Educação para as Relações Étnico-Raciais e a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Seguimos firmes na missão de fomentar espaços de aprendizado que impulsionem mudanças estruturais e promovam a justiça social no contexto educacional”, afirmou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.
A formação irá trabalhar, a partir de uma prática pedagógica, contextos de aprendizagens que garantam o acesso e a permanência de estudantes nas suas unidades escolares, com foco nas aprendizagens fundamentadas nas concepções do território educador, das diversidades, no combate às violências diversas e na garantia da diversidade territorial e dos interesses das juventudes diante das demandas contemporâneas, na perspectiva de uma escola inclusiva, emancipadora, antirracista e decolonial.
Público presente na Praça da Bandeira, em uma das noites do São João 2024
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou a grade de shows do São João 2025, no palco Cidade do Forró, na Praça da Bandeira, de 20 24 de junho, com expectativa de reunir no entorno da festa público recorde em comparação às edições anteriores.
A programação que terá duração de 11 dias, terá início no dia 14, com a abertura Vila Junina na Praça Rui Barbosa. Ruas centrais no entorno, como a Rua Félix Gaspar, onde um palco com atrações animará a área das barracas de alimentação, com comidas e bebidas típicas, Avenida Alves Pereira e Rua Gerônimo Sodré, que contará com mais opções de alimentação e bebidas, ambas com infraestrutura planejada para proporcionar conforto, segurança e acesso a todos os públicos.
A coordenação da festa divulgou a grade das apresentações da Praça da Bandeira, sem estabelecer o horário que cada uma das atrações estará subindo ao palco. Confira a seguir:
Dia 20, sexta-feira:
– Gusttavo Lima
– Alok
– Flávio José
– Theuzinho
– Encontro de Sanfoneiros
– Leandro Barreto
Erisvaldo Oliveira comanda a ADJ no domingo (25) no Waldomirão
Até aqui auxiliar técnico, Erivaldo Oliveira vem ganhando força nos bastidores para ser efetivado no cargo e o seu nome de Erivaldo é bem avaliado. As informações são da Central ADJ. Oliveira assumiu o comando da equipe no último dia 13 e, esteve à beira do gramado no último domingo (18), no empate do Jipão sem gols diante do Barcelona, no Estádio Mário Pessoa, na cidade de Ilhéus.
Funcionário do clube desde 2013, o técnico tem a confiança do plantel e de integrantes da diretoria pelo trabalho que coloca em prática nos treinamentos, com pulso firme, humildade e uma metodologia de trabalho bastante elogiada. A diretoria da ADJ ainda não se pronunciou oficialmente sobre a efetivação ou não do treinador no cargo.
Na entrevista coletiva após a última partida, ao ser questionado sobre a possibilidade de ser efetivado, respondeu com tranquilidade que está focado em fazer o seu trabalho e que essa decisão cabe exclusivamente à diretoria.
A SGA Sistemas está com vaga aberta para Técnico de Suporte a Software!
Venha fazer parte de um time que valoriza a inovação, criatividade e oferece oportunidades reais de crescimento.
Atividades: Suporte e treinamento em sistemas de automação comercial Trabalho remoto e presencial (com possibilidade de viagens) Monitoramento e manutenção de banco de dados SQL
Diferenciais: Conhecimento técnico em informática e redes Conhecimento sobre comércio e mercadorias (varejo e atacado) Experiência com softwares de gestão empresarial CNH categoria B
O carro do diretor do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE), o policial penal Jorge Magno Alves Pinto, foi alvo de uma emboscada por integrantes de uma facção criminosa durante a noite desta terça-feira (20), por volta das 18h40. Um grupo de 20 criminosos, que estavam encapuzados, cercou o veículo na Avenida Alcides Lacerda, proximidades do bairro Paquetá e efetuou os disparos.
No entanto, segundo informações da polícia, Jorge Magno não estava dentro do carro no momento do ataque. O seu motorista foi atingido pelos disparos e foi imediatamente socorrido para o Hospital de Eunápolis.
No momento, o motorista está passando por uma cirurgia de emergência. Não se sabe maiores detalhes sobre seu estado de saúde.
Jorge Magno Alves Pinto, que segundo informações vinha recebendo ameaças de morte assumiu a diretoria do presídio em janeiro deste ano, após a fuga de 16 presos da instituição. Ele substituiu a também policial penal Joneuma Neres.
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia Territorial de Eunápolis, Joneuma teria facilitado a ação de criminosos que promoveram a invasão e a fuga no presídio. Além disso, foi identificada a ligação da ex-diretora com uma organização criminosa.
A 44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié – Expo Jequié 2025 e 21ª Exposição Nacional, será aberta oficialmente no próximo sábado (24) no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. Como ocorre anualmente, o local durante os nove dias seguintes, até 1º de junho, estará se transformando em centro de concentração da produção rural, tecnologia, empresas comerciais e prestadoras de serviço, gastronomia variada e shows musicais. O evento reúne produtores rurais, empresas, instituições financeiras, autoridades governamentais e a sociedade civil.
Atrações que estarão se apresentando na Expô 2025 de Jequié
Da programação musical estão inseridos, na noite de abertura, shows do Trio da Huanna e Netinho do Forró, na noite de 31, será a vez do grupo Toque Dez e Daniel Vieira. O acesso ao parque é gratuito.
O 19º Batalhão da Polícia Militar da Bahia realizou na segunda-feira (19), cerimônia em comemoração aos 5 anos de criação da Ronda Maria da Penha, em Jequié, iniciativa que vem transformando a realidade de mulheres em situação de violência doméstica na região.
O evento reuniu autoridades civis, militares, representantes do sistema de justiça e comunidade em geral. O objetivo reconhecer foi a trajetória da Ronda, homenagear os profissionais fundadores e parceiros, além de apresentar novas metas e projetos.
Foto: Divulgação
A noite foi marcada por momentos de forte emoção. Um dos pontos altos foi a apresentação artística “Eu só queria ser ouvida”, interpretada por uma adolescente de 16 anos, que deu voz à dor silenciosa de meninas em lares violentos por meio de cordel dramático e música.
O evento reforçou a importância do trabalho integrado entre instituições e reafirmou o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a proteção, o empoderamento e o respeito às mulheres.
Em 2024, por dia, uma média de 8 pessoas foram vítimas fatais de Acidentes de Transportes Terrestres (ATT) na Bahia, um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior. A informação está no Info Acidentes de Trânsito, infográfico que anualmente a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulga em apoio ao Maio Amarelo, campanha de conscientização contra a violência no trânsito.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para um trânsito mais humanizado e com menos acidentes, incentivando boas práticas de conduta para salvar vidas.
Os dados levantados pela SEI mostram que, de 2000 a 2024, na Bahia, foram 50 mil vítimas de ATT. Nos últimos anos, a trajetória apresentou um movimento ascendente, com o ano de 2024 apresentando a maior taxa de vitimização observada em toda série histórica: 20,2 vítimas fatais a cada 100 mil baianos. O ano de 2024 apresentou o maior número absoluto de vítimas fatais dos últimos 25 anos (2.993 pessoas mortas em decorrência de acidentes no trânsito).
Além do impacto imensurável na perda de vidas, os ATT também resultam em custo econômico-financeiro para as famílias afetadas por esses eventos e para o Sistema Único de Saúde (SUS), grande responsável pela recuperação das vítimas não fatais. Os acidentes resultaram em 15,8 mil internações no SUS em 2024. Esse contingente representava um aumento de 5,4% em relação a 2023. O tempo médio de internação foi de 4,7 dias. Um paciente internado no SUS em decorrência de ATT representava um custo médio de R$ 1.119,45 para o poder público. E mesmo com expectativa de recuperação das vítimas internadas, uma parte vem a óbito. A taxa de óbito em internações em decorrência dos ATT foi de 1,2 a cada 1.000 internações na Bahia no ano em análise.
Secretária Roberta Santana – Foto: Assessoria | Divulgação
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, em São Paulo participa da Feira Hospitalar,, apontada como maior evento do setor da América Latina. A titular da pasta da saúde estadual, representa o governador Jerônimo Rodrigues.
A visita faz parte de uma agenda estratégica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para conhecer experiências de gestão e tecnologias aplicadas em outras regiões do país que possam ser incorporadas à rede estadual baiana. “Estamos avaliando a viabilidade de implantar essa iniciativa nos hospitais da Bahia, respeitando as especificidades locais e pactuando com os municípios”, afirmou a secretária.
Na segunda-feira (19), a secretária visitou o Hospital Geral de Pedreira, na zona sul da cidade, considerada unidade é referência em pronto atendimento e tem atraído atenção por implementar um modelo pioneiro de telemedicina em portas de urgência.
O modelo paulista chama atenção pelos resultados: cerca de 900 atendimentos diários são realizados na emergência da unidade, com uma média de 98% de satisfação entre os pacientes que passam pelo atendimento remoto. Na prática, casos classificados como de menor gravidade, os chamados azul e verde, são direcionados, com anuência do paciente, para consulta com médicos por videoconferência, acompanhados por equipe de enfermagem e com medicação administrada na própria unidade.
A proposta será submetida a um plano de implantação pactuado com os municípios baianos, tendo em vista que a maior parte dos casos classificados como azuis deveriam ser absorvidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A meta, segundo a gestora, é integrar o novo modelo à rede de atenção primária, sem perder de vista a resolutividade e o acolhimento.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.