Publicidade

Publicidade

Corpo de Bombeiros em Jequié terá uma mulher no Comando após 28 anos de sua criação

Quartel-sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar em Jequié

 

Informação antecipada em postagem no último dia 22, pelo Blog Jequié Repórter acaba de ser oficializada com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), da exoneração do Ten. Cel. BM Bruno André Faneli Moreira Aguiar, do comando do   8º Batalhão de Bombeiros Militar,  em Jequié e atuação em municípios do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá e que estava havia quatro anos no cargo. O Ten. Cel. Fanelli, em ato também publicado foi nomeado para a função de Diretor do Departamento de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, em Salvador.

Para o seu lugar, no 8º BBM, foi nomeada a Major Edirute Silva Gabriel de Jesus. A nova comandante que assumirá o cargo em data ainda a ser anunciada, será a primeira Oficial do sexo feminino assumir o cargo, desde a criação do então Grupamento de Bombeiro Militar, em 1997, na atualidade 8º Batalhão de Polícia Militar. A Major Edirute já exerceu várias funções no CBMEB, dentre os quais, o de Coordenadora II do 12º Grupamento de Bombeiros Militares em Salvador, de Subcomandante do  7º Grupamento de Bombeiros Militares em Vitória da Conquista.

PF investiga 11 entidades por fraude no INSS, com mais 20 sob suspeita de cobrança irregular

 

 

A investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) sobre um golpe envolvendo até R$ 6,3 bilhões em descontos de mensalidades de aposentados e pensionistas do INSS identificou 11 entidades de classe envolvidas, além de 31 outras suspeitas de cobrarem “mensalidade associativa” sem autorização. Essas mensalidades são descontadas diretamente do pagamento dos beneficiários.

Essas associações e sindicatos assinaram Acordos de Cooperação Técnica com o INSS, permitindo o desconto nas aposentadorias e pensões em troca de serviços como auxílio jurídico e assistência médica. A autorização para o débito é dada pelos aposentados por meio de assinatura eletrônica e biometria no aplicativo Meu INSS.

A fraude foi detectada pela CGU e pela Polícia Federal, que apuram a magnitude dos descontos irregulares. A investigação aponta que muitas dessas entidades cobravam taxas indevidas, prejudicando os beneficiários, que não tinham conhecimento ou não autorizavam os débitos.

Confira entidades:

  • Ambec (Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos)
  • Sindnapi/FS (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos)
  • AAPB (Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil)
  • AAPEN (Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional), ex-ABSP
  • Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura)
  • AAPPS Universo
  • Unaspub (União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos)
  • Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais)
  • APDAP Prev (Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Apesentados e Pensionistas), ex-Acolher
  • ABCB/Amar Brasil (Associação Beneficente e Cultural Backman Nacional)
  • Caap (Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas do INSS)

Homem morre afogado enquanto pescava no Rio de Contas, em Jequié

Após ser retirado da água corpo foi levado para o IML no rabecão do DPT

 

Um homem de 43 anos morreu vítima de afogamento enquanto pescava com amigos na tarde de sábado (26) no trecho do Rio de Contas, conhecido como Frisuba, em Jequié. O homem chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, acionado pelos amigos, mas não resistiu. Após o óbito ser atestado o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal-IML de Jequié, para ser submetido à necropsia.

Mesmo com boa reação no segundo tempo Jequié sofre derrota por 4 a 2 para o Asa em Arapiraca-AL

Jipão vai precisar do apoio de sua torcida domingo (4) contra o União-TO para engatar uma nova vitória

 

Numa partida de seis gols e chances reais desperdiçadas, o ASA levou a melhor diante do Jequié, com o placar de 4 a 2, neste sábado (26), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas da Série D do Campeonato Brasileiro, o time alagoano segue na liderança do Grupo A4 da Série D.

O primeiro tempo do jogo foi encerrado com a vitória parcial do ASA, por 1 a 0, gol assinalado aos 11min, através de Júnior Viçosa, cobrando pênalti em falta sofrida por Keliton, que foi derrubado na área pelo zagueiro Kadu.

As maiores emoções da partida foram deixadas para a etapa final. Aos 12min, Thiago Alagoano, ampliou para o time da casa e aos 14min, Junior Viçosa, de cabeça aumentou o placar. A reação do Jequié veio aos 16min, através de Nael, aproveitando boa finalização de Jerry e nos acréscimos aos 52min, colocou o Jequié no jogo, através de Miller aproveitando falha da defesa adversária.  Aos 56min, Iarley num belo chute decretou números finais a partida.

No próximo domingo (4), o Jequié vai em busca da recuperação na tabela, recebendo a visita do União-TO, às 16h no Estádio Waldomiro Borges – Waldomirão. No sábado (3), às 17h, o ASA busca se manter líder do grupo, no clássico estadual diante do Penedense, em Arapiraca pela terceira rodada da Série D.

Ainda neste sábado (26), pelo Grupo A4, tendo como mando de campo o estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, o Barcelona de Ilhéus empatou com em 2 a 2 com o Lagarto-SE; no domingo (27), o Sergipe vai receber no Estádio Lourival Baptista, a visita do Juazeirense.

Mais de 260 mil eleitores podem ter o título cancelado na Bahia

Foto: Divulgação TRE/BA

 

 

Na Bahia, 262.081 podem ter o título cancelado por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem as multas referentes às três últimas eleições consecutivas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta para as consequências do cancelamento do documento e informa que o prazo para regularização da situação junto à Justiça Eleitoral vai até o próximo dia 19 de maio.

No estado, Salvador lidera o ranking, com 62.128 eleitores com pendências junto ao órgão; seguida por Feira de Santana, com 9.601 pessoas, Vitória de Conquista, com 7.503 e por Camaçari, com 5.924. Na Bahia, em 2019, 92.330 títulos foram cancelados, o que representa 94% do total de faltosos nos três pleitos anteriores.

A orientação é para o eleitor acessar o site do TRE-BA e consultar lá na aba “situação eleitoral”, para saber se ele se encontra nessa situação de pendência. A consulta pode ser feita pelo site www.tre-ba.jus.br, através do aplicativo e-Título (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. Além disso, o eleitor pode consultar a sua situação presencialmente, em um cartório eleitoral ou nos postos da Justiça Eleitoral, mas também por meios digitais.

Dentre as implicações na vida do cidadão por ter o título cancelado, Silvana Caldas elenca o fato de que, impedida de emitir a certidão de quitação eleitoral, a pessoa não poderá se inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo ou função pública, assim como renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo. Além disso, não poderá receber salários ou proventos de emprego público, participar de licitação ou concorrência pública, obter empréstimos em instituições financeiras públicas ou que tenham participação do governo, emitir passaporte ou carteira de identidade (exceto para quem está no exterior e precise retornar ao Brasil), e realizar atos que exijam quitação com o serviço militar ou com a Receita Federal (art. 7º, §1º, do Código Eleitoral).

Após consultar a situação eleitoral e identificar alguma pendência, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a eleitora ou o eleitor deve primeiro quitar as multas pelo Autoatendimento Eleitoral. Somente após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título.

Stela Souza, presidente do Cosems/BA e ex-secretária de Saúde em Jequié recebe título de Cidadã Baiana

Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA

 

 

A ex-secretária de Saúde de Jequié, Stela Souza, atualmente exercendo o mesmo cargo em Cabaceiras do Paraguaçu, exercendo o quinto mandato na presidência do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems/BA), além de diretora do respectivo conselho nacional (Conasem), foi homenageada  na última quinta-feira (24), com o Título de Cidadã Baiana em sessão especial da Assembleia Legislativa. A indicação do título de cidadania, foi do deputado estadual Hassan (PP).

Nascida em Nova Iguaçu-RJ, Stela Souza chegou para sua primeira temporada em Jequié no ano de 1970, tendo posteriormente retornado para sua terra natal. Em 1978, voltou para Jequié, casada  com o jequieense Raivaldo Souza [funcionário público estadual, já falecido], dando luz aos seus três filhos em solo baiano. Na cidade, desempenhou atividades administrativas nos Correios, na Uesb e na FTC, até chegar ao cargo de Secretária Municipal de Saúde, na gestão do ex-prefeito Reinaldo Pinheiro (2005-2008), permanecendo no cargo durante o primeiro ano da gestão do ex-prefeito Luiz Amaral (2009).

O autor da indicação do título, lembrou da atuação de Stela à frente do Cosems na pior crise sanitária da história da humanidade provocada pela pandemia do coronavírus. “Stela esteve à frente da coordenação dos municípios, dedicando-se ininterruptamente por conquistas em saúde”, disse, lembrando que a homenageada foi responsável por participar de tratativas em prol da ampliação de leitos e negociações com governo estadual e federal em busca de apoio para os municípios, obtenção de testes diagnósticos, EPIs, equipamentos para UTI, sistemas de comunicação e, posteriormente, a vacinação.

A secretária estadual de Saúde,  Roberta Santana destacou o perfil gestor de Stela. “Enfrentamos juntas a pandemia considero que ela se tornou baiana de fato por sua importante contribuição aos baianos”, disse.

O deputado federal Jorge Solla afirmou que não conseguia ver Stela como carioca. “Para mim, sempre foi baiana”, disse, elogiando Hassan pela iniciativa. Aproveitou para agradecer pela amizade e parceria que sempre houve, nos diversos postos que ambos ocuparam, além de sua dedicação ao SUS. Pedro Santana, prefeito de Cabaceiras e representante da UPB no evento, destacou as qualidades profissionais da homenageada, confessando ter pela homenageada um sentimento de filho.

Em nome dos secretários municipais, falou Jaqueline Bomfim, secretária de Macaúbas, afirmando que Stela transformou o Cosems/BA em referência nacional.

IFBA Jequié realiza primeira Jornada de Pesquisa, Extensão e Engenharia com expressiva participação

Solenidade de abertura do evento (Crédito: divulgação)

 

Nos dias 23 e 24 de abril, o IFBA campus Jequié foi palco da primeira edição daJornada de Pesquisa, Extensão e Engenharia, que mobilizou instituições públicas e privadas, empresas, escolas e a comunidade do Território Médio Rio das Contas. Ao longo de dois dias de intensa programação, o evento contou com painéis, palestras, exposições, Feira da Ciência, apresentação de pôsteres e atividades culturais.

O público flutuante estimado foi de aproximadamente 1700 pessoas, entre estudantes, professores, profissionais de diversas áreas e visitantes da comunidade externa. Empresas como Atlantic Nickel, Transpetro, Ramarim, Multiart e Bahiagás participaram com estandes e atividades, somando-se a instituições de ensino superior, serviços sociais e escolas públicas e privadas da região.

A abertura oficial da Jornada aconteceu na manhã do dia 23, seguida por uma apresentação cultural e pelo lançamento do livro “Quem são eles, quem eles pensam que são”, promovido pela equipe do Conjunto Penal de Jequié. Entre as presenças marcantes, estiveram o professor Ivanildo Santos, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, que destacou o compromisso da instituição com a valorização da ciência e da inovação no interior do estado, e o Dr. Handerson Jorge Dourado Leite, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), que proferiu uma palestra sobre o papel da pesquisa e da extensão como ferramentas de desenvolvimento territorial, enfatizando a importância das instituições locais na construção de políticas científicas voltadas para a realidade baiana.

Outro momento marcante foi o painel “Conexão entre Instituições fomentadoras de Pesquisa e Extensão do Território Médio Rio das Contas”, que reuniu representantes da UESB, UNEX, Anhanguera, IFBA Jequié, IFBA Jaguaquara, IFBA Ubaitaba, UNEB Ipiaú e IF Baiano Santa Inês. Para a professora Elane Nardotto, uma das coordenadoras da Jornada, esse encontro foi uma demonstração clara do potencial colaborativo entre instituições do território. “Essa Jornada traz uma marca territorial. Tivemos a participação de escolas públicas e privadas, indústrias, empresas mineradoras, instituições de ensino superior, todas promovendo a interconexão na nossa região. É pensar a pesquisa de forma ampla”, avaliou.

 

Crédito: Divulgação Ascom/IFBA

 

A Feira da Ciência também foi um dos grandes destaques da programação, com mais de 40 trabalhos práticos apresentados por estudantes da educação básica ao ensino superior. Os projetos abordaram temas como sustentabilidade, robótica, saúde, literatura, segurança, educação, inclusão e tecnologia, fortalecendo a proposta de aproximação entre a produção acadêmica e a realidade local.

As palestras do segundo dia abordaram temas como a atuação da Transpetro e o projeto “Sensibilização de meninas para a área técnica”, com a presença de representantes da empresa; pesquisa e desenvolvimento na Bahiagás; e um panorama técnico sobre segurança em barragens, com a equipe da Atlantic Nickel.

ADJ confiante em bom resultado contra o ASA em Arapiraca pela segunda rodada da Série D do Brasileirão

Crédito: Divulgação Ascom/ADJ

 

 

Confiante após os três pontos conquistados diante do Sergipe (1×0) diante de sua torcida, no Estádio Waldomiro Borges – Waldomirão, na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro na ASA, a equipe do Jequié volta a campo neste sábado (26), às 17h, pela segunda rodada da competição, para enfrentar o ASA, líder do Grupo A4, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca-AL.

O Jequié fez uma boa estreia em casa ao vencer o Sergipe com gol marcado por Rian, na segunda etapa e com os mesmos três pontos do ASA, ocupa a terceira colocação, atrás também do Lagarto, sendo superado pelas duas equipes no critério do saldo de gols.

O técnico Alysson Dantas após encerrar os treinos da semana seguiu para Alagoas, com o time provável definido para iniciar o jogo:

Confiante após os três pontos conquistados diante do Sergipe (1×0) diante de sua torcida, no Estádio Waldomiro Borges – Waldomirão, na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro na ASA, a equipe do Jequié volta a campo neste sábado (26), às 17h, pela segunda rodada da competição, para enfrentar o ASA, líder do Grupo A4, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca-AL.

O Jequié fez uma boa estreia em casa ao vencer o Sergipe com gol marcado por Rian, na segunda etapa e com os mesmos três pontos do ASA, ocupa a terceira colocação, atrás também do Lagarto, sendo superado pelas duas equipes no critério do saldo de gols.

O técnico Alysson Dantas após encerrar os treinos da semana seguiu para Alagoas, com o time provável definido para iniciar o jogo. Thiago Passos; Lima, Kadu, Jean e Gilmar: Jerry, Miller e Azevero; Rian,Thiago Recife e Nael.

Na rodada de abertura, o ASA surpreendeu a Juazeirense, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, e aplicou 3 a 0, com gols de Júnior Viçosa, Thiago Alagoano e Marcelo Toscano. O saldo de gols fez a diferença garantindo a liderança da chave para a equipe alagoana.

O técnico Ranielle Ribeiro, após elogiar a atuação de sua equipe tem esboçada a provável formação do time para iniciar o jogo diante do Jequié: Matheus Vinicius; Paulinho, Cristian Lucca, Zulu e Charles; Tibiri, Fabrício e Samuel; Keliton, Thiago Alagoano e Júnior Viçosa.

Os ingressos para a partida custam R$ 40 na arquibancada inferior e R$ 100 na parte superior.

Arbitragem:

Árbitro: Francisco Naydson Albuquerque de Souza (CE)

Assistente 1: Maxwell Rocha Silva (AL)

Assistente 2: Maria de Fatima Mendonca da Trindade (AL)

Quarto árbitro: Jonata de Souza Gouveia (AL)

Audiência Pública para tratar da licitação da BR-116 será realizada em Vitória da Conquista dia 8 de maio

Deputado federal Waldenor Pereira (PT) participou de reunião preparatória  da audiência com a ANTT

 

No próximo dia 8 de maio, o Ministério dos Transportes, estará realizando em Vitória da Conquista, uma das três audiências públicas, antecedendo a licitação para nova concessão da BR-116, por saída do Consórcio ViaBahia. Além de Vitória da Conquista, acontecerão audiências em Salvador e Feira de Santana.

A audiência pública busca ouvir opiniões da população, através dos representantes da sociedade civil, gestores, empresários e lideranças políticas de toda a região, sobre o projeto preliminar e obrigatoriedades a serem cumpridas pela nova concessionária que vencer a licitação. A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, vem buscando mobilizar o número maior possível de representações para participarem do evento.

A realização de audiências públicas é parte obrigatória do processo licitatório de obras de grande porte e que envolvem a participação de empresas internacionais. Dentre as obrigatoriedades a serem cumpridas pela nova concessionária, que são previstas no projeto preliminar, está a duplicação de 390 km da BR-116, entre Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais, construção de cinco viadutos no entorno de Vitória da Conquista, e outras melhorias e qualificações da estrada. Os municípios de Jequié e Jaguaquara deverãi estar representados na audiência levando seus principais pleitos, dentre eles, a duplicação da chamada “Serra do Mutum”.

UPB leva pleitos a Brasília e pede apoio a ministérios em enfrentamento à seca

Foto: Divulgação UPB

 

Uma comitiva de prefeitos baianos, liderada pelo presidente da UPB, Wilson Cardoso, se reuniu com o ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, na quarta-feira (23) para solicitar apoio à população afetada pela seca. A Bahia enfrenta uma crise, com 92 municípios em situação de emergência devido à estiagem prolongada.

As principais necessidades incluem a distribuição de água, limpeza de barreiros, perfuração de poços, e o fornecimento de cestas básicas e ração animal. Uma nova reunião foi agendada para o dia seguinte com a Defesa Civil Nacional, o Exército Brasileiro e técnicos do ministério para discutir soluções.

 

Foto: Divulgação UPB

 

Cardoso também destacou que a UPB mantém uma comissão permanente para tratar da seca, em sintonia com o Governo da Bahia, que também atua com os ministérios para garantir agilidade no auxílio à população afetada. Os ministérios da Integração e do Desenvolvimento Agrário se comprometeram a auxiliar nas ações, como oficina de orientação aos municípios sobre como solicitar o reconhecimento federal da situação de emergência.

Ainda na capital federal, a UPB participou de reunião com os senadores baianos Otto Alencar e Ângelo Coronel pedindo apoio na aprovação da PEC66/2023 do novo Refis previdenciário na Câmara dos Deputados. O tema foi discutido com o presidente da Câmara, Hugo Motta, em reunião acompanhada pela líder da bancada baiana, a deputada federal Lídice da Mata (PSB), e pelo líder do PSD, Antônio Brito.

Na parte da manhã, a comitiva se reuniu com técnicos da CNM para reforçar a pauta municipalista da Bahia e discutir a mobilização para a XXVI Marcha a Brasília, marcada para maio.