Publicidade

Publicidade

Brasil encerra janeiro com mais de 180 mil casos de dengue e 38 mortes

Foto/Divulgação Ascom MS

 

O primeiro mês de 2025 registrou um total de 170.376 casos prováveis de dengue em todo o país, além de 38 mortes confirmadas e 201 óbitos em investigação para a doença. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde indicam que o coeficiente de incidência do Brasil, neste momento, é 80,1 casos para cada 100 mil habitantes.

Os números mostram que 54% dos casos prováveis foram registrados entre mulheres e 46%, entre homens. Desse total, 51,3% foram identificados entre pessoas brancas, 32,4% entre pessoas pardas, 4,4% entre pessoas negras e 1,1% entre pessoas amarelas. Os grupos que respondem pelo maior número de casos são de 20 a 29 anos, de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos.

O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio, revela que o aumento desde julho na circulação do sorotipo 3 da dengue no Brasil figura como um dos principais causadores da elevação verificada pela pasta no número de casos da doença no Sudeste, em especial no estado de São Paulo e um pouco no Paraná. Em  algumas localidades que ainda não registraram dengue 3, muito provavelmente, é questão de tempo, infelizmente”, concluiu Rivaldo.

Fonte: Agência Brasil

DEAM: Autor de tentativa de feminicídio em Jequié é preso por equipe da DEAM

 

 

Equipe do SI da DEAM de Jequié deu cumprimento na sexta-feira (31),  ao Mandado de Prisão Preventiva, na cidade, em desfavor  de homem de iniciais J.O.C., decretado pelo Juiz da Vara do Júri, Execuções Penais e Medidas Alternativas da comarca, por haver tentado contra a vida de sua ex-companheira desferindo-lhe várias facadas. A vítima não evoluiu a óbito por circunstancias alheias à vontade do infrator.

O homem foi detido e apresentado à Autoridade Policial pelo crime de Tentativa de Feminicidio previsto no Art. 121, § 2º, VI, c/c o Art. 14, II, da Lei: 2848/1940, ficando a disposição da Justiça para adoção das medidas cabíveis.

O melhor do Cinema no Cine São José!

 

 

De dramas emocionantes a animações que vão te encantar, tem filme para todos os gostos no Cine São José!

Lançamentos da semana: Conclave e O Maravilhoso Mágico de Oz

Em cartaz: Ainda Estou Aqui, Conclave, Paddington: Uma Aventura na Floresta, Sonic 3 e Mufasa:

O Rei LeãoGaranta já o seu ingresso em nossa bilheteria, no autoatendimento e pelo site veloxtickets.com e venha viver a emoção do cinema no Cine São José! ️

Espaço aconchegante e climatizado, gastronomia diversificada, cinema, mercado, estacionamento e muito mais você encontra no São José Vila Gourmet.

Saiba mais através das redes sociais:

Instagram: @saojosevilagourmet

Facebook: São José Vila Gourmet

Fevereiro Roxo alerta para o Alzheimer, doença que atinge milhões de brasileiros

 

 

A  Doença de Alzheimer, principal causa de demência no mundo, atinge cerca de 1,2 milhão de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. O número pode dobrar até 2050 com o envelhecimento da população. No Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre doenças crônicas como Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, especialistas reforçam a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis para retardar sua progressão.

A enfermidade neurodegenerativa afeta, principalmente, idosos acima de 65 anos, mas também pode acometer pessoas mais jovens. “Pacientes acima de 80 anos têm um risco ainda maior. Estudos indicam que entre 30% e 40% dessa faixa etária são diagnosticados com Alzheimer”.  Apesar de a idade ser o principal fator de risco, há medidas que ajudam a proteger o cérebro. “Manter o controle adequado da pressão arterial e da glicemia, evitar o tabagismo, praticar atividade física, dormir bem e estimular a cognição são fatores que podem retardar o avanço da doença”, explica o Dr. Ricardo Alvim, Coordenador do serviço de Neurologia do Hospital Mater Dei Salvador (HMDS),

Enquanto essas novas terapias não estão amplamente disponíveis, os tratamentos existentes buscam controlar os sintomas. Os medicamentos disponíveis atualmente ajudam a amenizar manifestações como depressão, ansiedade, alucinações e delírios, mas não interrompem a progressão da doença. Ainda não temos a cura para o Alzheimer, mas a ciência avança constantemente. O mais importante é o diagnóstico precoce, o suporte médico adequado e o estímulo ao cérebro ao longo da vida, para minimizar os impactos da doença.

Diagnóstico – O diagnóstico precoce é essencial para um melhor prognóstico. Ele é feito com base em exames clínicos, testes neuropsicológicos e exames de imagem, como a ressonância magnética. O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar – composta por neurologistas, geriatras, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – também é fundamental para garantir mais qualidade de vida ao paciente.

Governo Federal marca audiência pública para concessão da FIOL à iniciativa privada

Projeto Fio será debatido em audiências públicas || Foto Divulgação

 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a realização de audiências públicas para a concessão à iniciativa privada da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O período para os interessados encaminharem contribuições às propostas coordenadas pelo Ministério dos Transportes vai de 7 de fevereiro a 24 de março.

Além disso, estão previstas três sessões presenciais para a coleta de sugestões dos interessados. Uma delas foi marcada para o dia 12 de março, em Salvador. As outras audiências foram agendadas para Brasília, no dia 11 de março, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 03, lote 10, Projeto Orla Polo, e Cuiabá (MT), no dia 14 de março.

De acordo com o projeto do Governo Federal, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste ligará o interior da Bahia ao Porto de Ilhéus, facilitando o escoamento da produção agrícola e mineral. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste conectará o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, fortalecendo a logística do agronegócio.

Está previsto a implantação de cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão de trilhos, atravessando os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. As estradas de ferro serão interligadas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a infraestrutura logística do país e impulsionando o escoamento da produção nacional.  O informe sobre as audiência foi publicado no Diário Oficial da União.

Nos últimos meses surgiram rumores de que a Ferrovia de Integração Oeste-Leste  pode não ser concluída. A inviabilidade do projeto, conforme especulam políticos e sindicalistas do sul da Bahia, poderá ocorrer com a entrada da Vale S.A  no negócio. A empresa estaria negociando a aquisição das operações da Bamin, hoje controladas pelo Eurasian Resources Group, de origem cazaque.

Volta às aulas: Como o peso da mochila pode afetar a coluna dos alunos?

Créditos: Dr. Luiz Felipe Carvalho (Dandi Albuquerque) – MF Press Global

 

 

Com o início do ano letivo, é comum ver alunos carregando mochilas cheias de livros e cadernos, algumas atingindo alguns quilos.

No entanto, o peso excessivo das mochilas pode trazer prejuízos à saúde no longo prazo, especialmente à coluna vertebral, em uma fase essencial do seu desenvolvimento.

Uma fase importante

De acordo com o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, o uso inadequado de mochilas pode contribuir para dores nas costas, alterações posturais e até problemas mais graves, como desvios na coluna.

“Carregar mochilas muito pesadas ou usá-las de forma errada pode causar problemas sérios, como desvio na coluna, sobrecarregando músculos e articulações, especialmente em crianças, que estão em fase de desenvolvimento, aumentando o risco de problemas futuros”.

Os efeitos negativos do peso na coluna

A recomendação geral é de que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal do usuário, mas quando essa recomendação é ignorada, a sobrecarga nos ombros, coluna e quadris pode causar desequilíbrios musculares e dores.

“Crianças e adolescentes estão em fase de crescimento e, nessa etapa, a estrutura óssea é mais suscetível a deformidades posturais. Por isso, carregar mochilas muito pesadas diariamente pode causar desvios posturais, simulando uma lesão como escoliose, hiperlordose ou cifose”, alerta o Dr. Luiz Felipe  Carvalho, especialista no controle da dor e procedimentos com células tronco.

Como prevenir problemas posturais?

Algumas medidas simples podem evitar os danos causados pelo excesso de peso das mochilas:

1 – Controle do peso da mochila: A mochila deve pesar no máximo 10% do peso corporal da criança. Retirar itens desnecessários e priorizar materiais essenciais pode ajudar;

2 – Mochilas ergonômicas: Opte por modelos com alças largas e acolchoadas, que distribuam o peso de forma uniforme nos ombros;

3 – Uso correto das alças: A mochila deve ser carregada com ambas as alças ajustadas de maneira que fique próxima às costas;

4 – Organização interna: Coloque os itens mais pesados próximos ao corpo para evitar que o peso puxe a criança para trás;

5 – Postura durante o uso: Ensine os alunos a manterem o tronco alinhado e os ombros relaxados ao carregar a mochila.

Servidores estaduais divulgam nota contestando atendimento do Planserv; coordenadora reitera explicações

 

 

 

Uma nota pública postada nas redes sociais tendo como subscritores funcionários públicos estaduais da Bahia, contesta e pede providências por parte do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com relação aos serviços de saúde proporcionados pelo Planserv.

Com mais de 500 mil usuários, o Planserv (Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais), é uma operadora de autogestão de saúde que oferece serviços de atendimento médico, cirúrgico, exames e procedimentos. De acordo com o governo da Bahia, em 2024, os atendimentos realizados alcançaram R$ 2 bilhões, custeados pelo governo.

A coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, negou em entrevista recente que haja teto orçamentário que limite os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais que atendem à rede credenciada para os servidores. “A gente salva as pessoas todos os dias e paga todos estes atendimentos mesmo quando eles excedem o orçamento destinado àquela unidade.

“Às vezes as pessoas reclamam que só conseguem marcar uma consulta para dali a dois meses ou mais, mas essa limitação é da agenda do profissional médico ou do prestador de serviço, e não do Planserv”, esclareceu Brito, acrescentando que o paciente pode conseguir uma consulta mais rápida em outra unidade médica credenciada se não quiser esperar.

Virada do Jequié diante do Porto, um dos destaques do primeiro ‘Hora de Notícias’ de fevereiro na JRTV Web

Wilson Novaes e Leo Novaes na apresentação do ‘Hora de Notícias’

O primeiro ‘Hora de Notícias’ do mês de fevereiro/2025, do Blog Jequié Repórter/TV Web, em parceria com a Agência AM de Notícias e transmissão ao vivo pela Rádio Cidade 104,9 FM, destacou as últimas notícias do final de semana, com enfoque especial na vitória maiúscula do Jequié virando o placar diante do Porto, no campo de adversário. A decisão da Supercopa do Rei, com a conquista do título (3×1) diante do Botafogo, o retorno de Neymar ao Santos, a violência na guerra de torcedores. A necessidade de conclusão da pavimentação da BA-130 (semianel viário de Jequié), no sub-trecho que liga a BR 330, esteve em exposição. Confira a seguir:

 

Traficantes expulsam moradores do Minha Casa Minha Vida em Salvador e interior

Foto: Reprodução

 

“No início, um sonho. Mas com a chegada do crime organizado, a casa própria virou um pesadelo para alguns beneficiários do “Minha Casa Minha Vida”, programa do governo federal que atende milhões de famílias brasileiras e baianas. Muitos contemplados já foram expulsos ou já foram ameaçados para abandonarem os imóveis. Isso porque, traficantes não querem a permanência de parentes ou amigos de policiais e as unidades desocupadas são vendidas em sites de compra. Em Salvador, o problema acontece há pelo menos oito anos em cinco conjuntos habitacionais. Já fora da capital, os relatos dão conta de que a situação acontece em Simões Filho, Feira de Santana, Santo Amaro da Purificação e Jequié“, introdução do jornalista Bruno Wendel, em reportagem publicada no jornal Correio da Bahia.

Os relatos  obtidos pelo profissional apontam que líderes comunitários, síndicos, administradores nesses conjuntos sofrem ameaça diariamente. “Somos proibidos a ter qualquer tipo de contato com órgãos públicos. Se não tiver autorização prévia do crime organizado, não podemos solicitar um serviço de campinagem, roçagem ou qualquer outra atividade da Prefeitura sem antes comunicá-los. Se tiver algum problema familiar ou desentendimento entre vizinhos, ninguém pode chamar a polícia, caso contrário, a paga com a vida”, conta um morador.

Após serem esvaziados, os imóveis são sublocados ou vendidos. “Tem muitos anúncios de venda no Facebook e no site OLX, apartamentos por R$10 mil, R$ 15 mil, R$ 20 mil, que foram de pessoas expulsas. Esse dinheiro provavelmente deve ser investido na compra de drogas em armas”, diz uma das fontes.

Câmara e Senado recomeçam trabalhos com 32 medidas provisórias para votar

Novos presidentes do Senado e Câmara dos Deputados (Foto: Reprodução)

 

No retorno aos trabalhos do Congresso Nacional, deputados e senadores têm 32 MPs (Medidas Provisórias)  para analisar. As MPs são instrumentos com força de lei editados pelo Poder Executivo. As normas são enviadas para análise do parlamento em até 120 dias, quando perdem a validade.

Na tramitação, as propostas passam por comissões mistas, instaladas especificamente para analisar os textos, e, após o colegiado aprovar um relatório, as MPs seguem para análise da Câmara. Uma vez aprovada, a proposta vai para o Senado e, depois, para a sanção presidencial. Das 32 medidas provisórias a serem analisadas, ao menos três estão próximas do vencimento.

Se uma MP não for votada em até 45 dias após sua publicação, ela entra em regime de urgência na Casa onde estiver (Câmara ou Senado), e todas as outras decisões legislativas ficam suspensas até que a votação da medida provisória seja concluída.

Senado e Câmara iniciam o exercício parlamentar com novos presidentes, após as eleições que  ocorreram no sábado (1°). No Senado, foi eleito o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que conquistou apoio da maioria dos partidos, com exceção do Novo e do PSDB. Na Câmara, o novo presidente é o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O governo aposta em uma relação amistosa com ambos os parlamentares.