Governador autoriza reajuste salarial para professores de universidades
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou nesta quinta-feira (23), o reajuste salarial de professores e técnicos das universidades estaduais.
Os vencimentos do magistério superior serão reajustados em quatro parcelas, e seguirá um cronograma escalonado nos anos de 2025 e 2026. Desta forma, segundo a gestão estadual, resultará em um aumento de 13,83%.
Na quinta, o chefe do Executivo estadual também reestruturou a remuneração dos cargos de Analista Universitário e Técnico Universitário. As mudanças incluem ajuste salarial escalonado de 6% e a criação de tabelas específicas para regimes de 40 horas semanais.
A deliberação é resultado do acordo firmado entre a gestão estadual e a categoria entre os meses de maio e outubro do ano passado.
De acordo com a secretária de educação, Rowenna Brito, “em 2025 serão destinados R$ 2,5 bilhões para as universidades estaduais para a execução de políticas públicas e manutenção das unidades. Desse montante, R$ 1,7 bilhões é para investir nas pessoas, na valorização dos profissionais, nos programas de acesso e permanência dos estudantes, como o Mais Futuro, Partiu Estágio, garantindo que teremos universidades públicas cada vez mais fortes na Bahia. Inclusive, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estamos construindo uma unidade escolar para atender aos filhos dos estudantes e dos trabalhadores da universidade”.