Publicidade

Publicidade

PMs são presos por envolvimento em crimes de extorsão, sequestro e morte na Bahia

Polícia Militar da Bahia Crédito: Rafael Martins/GOVBA

 

Sete suspeitos de integrarem uma organização criminosa envolvida em extorsão mediante sequestro e morte foram presos na manhã desta quinta-feira (9) na Bahia. Dois dos investigados são policiais militares. As ações, que fazem parte da Operação Indignos, deflagrada pela Polícia Civil, estão sendo realizadas nas cidades de Candeias, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila e Camaçari, além de 10 bairros de Salvador.

As investigações, iniciadas pela Delegacia Especializada Antissequestro (DAS), revelaram o modus operandi do grupo. A extorsão com morte servia para encobrir outras atividades ilícitas, como tráfico de drogas e lavagem de capitais – ainda não há detalhes de como era feito. O esquema criminoso movimentou cerca de R$ 150 milhões ao longo de três anos.

Até o momento, seis mandados de prisão temporária foram cumpridos, incluindo os dois militares que responderão pelo crime de organização criminosa. Além disso, um suspeito foi preso em flagrante durante as diligências.

A investigação se estende em São Paulo, Paraná, Amazonas e Ceará. Ela é fruto de um ano de monitoramento e análise de informações. A Polícia Civil informou que as ações continuam para identificar outros envolvidos e rastrear o patrimônio adquirido de forma ilícita pela organização criminosa.

Cerca de 200 policiais de diferentes departamentos e unidades participaram da operação. Entre eles estão os Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), de Inteligência Policial (DIP-LAB), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Polícia Militar (PM).

Estado vai sortear 13 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

Foto: Fernando Vivas / GOVBA
Começa nesta quinta-feira (9), o período de inscrições para os cursos técnicos gratuitos, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), voltados para quem já concluiu o Ensino Médio. Uma oportunidade imperdível para quem deseja seguir uma formação profissional de qualidade em instituições da rede pública estadual. Ao todo, são 13.055 vagas, em 39 cursos técnicos, distribuídos em 96 municípios dos 27 Territórios de Identidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de janeiro, diretamente no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
A seleção será feita por meio de um sorteio eletrônico, que ocorrerá no dia 24 de janeiro, e os resultados serão divulgados na mesma data. As vagas serão destinadas prioritariamente aos estudantes que finalizaram o Ensino Médio na rede pública ou em escolas privadas como bolsistas integrais. É importante destacar que as inscrições são limitadas a uma por candidato, e a última inscrição registrada será a válida.
Entre os cursos ofertados estão os das áreas de Administração, Serviços Jurídicos, Finanças, Recursos Humanos, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Logística, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, entre outros. O resultado do sorteio eletrônico de vagas será publicado no dia 24 de janeiro e a matrícula dos contemplados deverá ser realizada nos dias 27 e 28 de janeiro, diretamente na unidade escolar para a qual o candidato foi selecionado. Para garantir a vaga, é necessário apresentar documentos como Histórico Escolar, RG, CPF, comprovante de residência e a Carteira de Vacinação atualizada.
Caso ocorra desistência ou não comparecimento dos candidatos contemplados no sorteio de vagas, a secretaria abrirá redistribuirá as vagas residuais entre os candidatos do cadastro reserva, no período de 29 e 31 de janeiro. O início das aulas está marcado para o dia 10 de fevereiro de 2025.
Dúvidas sobre o processo de inscrição e matrícula devem encaminhadas para o e-mail sorteioeletronico.suprot@enova.educacao.ba.gov.br

FBF anuncia cancelamento da Copa Governador do Estado 2025

 

 

Prevista para ser iniciada em até 20 dias após a primeira fase do Baianão 2025, a Copa Governador do Estado não será mais realizada neste ano. A competição precisou ser cancelada pela baixa adesão dos clubes. A nota explicativa da FBF tem o teor seguinte:

“Por se tratar de vaga para competição nacional, para que a copa acontecesse seria necessária a participação de no mínimo seis clubes, sendo quatro da Série A. Porém, só três clubes da elite do futebol baiano e dois da Série B se inscreveram.

Ciente da importância da competição para o fortalecimento dos clubes baianos, que passariam a ter um maior calendário (além de começar em até 20 dias após a primeira fase da Série A, a Copa seria concluída 20 dias antes do início da Série  B) e uma vaga em um importante campeonato nacional em disputa, a Federação Bahiana Futebol se esforçou para viabilizar a participação dos seus filiados e concedeu isenção das taxas de arbitragem de todo o torneio. Ainda assim, o número mínimo de inscritos não foi alcançado.

Com o cancelamento da Copa Governador do Estado, a 3ª vaga da Copa do Brasil de 2026 volta para a Série A do Baianão 2025, condição estabelecida no art. 15 do Regulamento”.

Terceirizados da Embasa paralisam atividades em Jequié contra atraso de salários e violações trabalhistas

Foto: Reprodução/ilustrativa

 

Trabalhadores(as) da CS, empresa terceirizada que presta serviços à Embasa em diversas localidades das Unidades Regionais de Jequié e Itamaraju, decidiram,na quarta-feira (08), suspender suas atividades em Alcobaça, Itamaraju, Jequié, Prado e Porto Seguro. Nesta quinta (9), a paralisação também se estendeu a Santa Cruz Cabrália, em protesto contra os constantes atrasos no pagamento de salários, vale-alimentação, aluguel de motos utilizadas nas operações e nas rescisões contratuais de funcionários demitidos.

Essa situação, de acordo com o SINTICESB (Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza, Conservação e Serviços Terceirizados da Bahia), não é um problema pontual, mas recorrente desde o início do contrato entre a CS e a Embasa, há mais de dois anos. “Tal descaso tem provocado um cenário de insegurança e sofrimento para os(as) trabalhadores(as), que enfrentam dificuldades para sustentar suas famílias e exercer suas funções dignamente”, revela o sindicato.

A representação da categoria revela que mesmo com recursos financeiros garantidos pela Embasa, que cumpre suas obrigações contratuais, a gestão da CS persiste em descumprir compromissos trabalhistas”. O Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia) divulgou nota repudiando essa postura da empresa, ao mesmo tempo que exige que a Embasa adote medidas rigorosas para responsabilizar suas contratadas e assegurar o respeito aos direitos dos trabalhadores.

A Unidade da Embasa em Jequié informou que está monitorando a paralisação dos trabalhadores da CS, cobrando providências da contratada e, que  não foi verificada nenhuma pendência da Embasa com relação a prestadora de serviços.

Avançam tratativas para a Vale adquirir a Bamin e concluir o trecho 1 da FIOL

Trecho 1 da FIOL de Ilhéus a Barreiras

 

 

A manutenção do corredor ferroviário Bahia/Minas, proposta pela  FCA e os acordos que a Vale está fazendo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres podem ajudar na tentativa da Vale  adquirir a Bamin para solucionar a finalização da construção do trecho 1 da Fiol (Ferrovia Oeste-Leste), que vai de Ilhéus a Barreiras (BA).

A Bamin venceu em 2021 uma licitação para terminar de construir e operar a ferrovia até 2026, nada foi executado até hoje, tampouco o Porto Sul que estava previsto.

De acordo o site Bahia Economica, a Vale tem interesse em adquirir esse ativo, passo  fundamental para que o governo possa fazer a  licitação dos trechos 2 e 3 da Fiol unidos com a Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste), que está em construção, formando um grande corredor entre o leste e o oeste do país.  Sem uma segurança de que o trecho 1 da Fiol, que dá acesso ao porto, será construído, é considerado muito difícil que haja algum interessado para o projeto Fico-Fiol.

Operação Indignos é deflagrada na Bahia e mais quatro estados para desarticular organização criminosa envolvida em extorsão

Divulgação Polícia Civil

 

Nas primeiras horas desta quinta-feira (9), a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Indignos, cumprindo ordens judiciais em cinco estados: Bahia, São Paulo, Paraná, Amazonas e Ceará. A ação, conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em extorsão mediante sequestro com resultado morte, tráfico de entorpecentes e lavagem de capitais.

A investigação é fruto de um ano de monitoramento e análise minuciosa de informações, que permitiram identificar os suspeitos e seu envolvimento nas atividades criminosas. Durante o cumprimento das ordens judiciais, materiais que podem reforçar as provas contra os investigados também estão sendo apreendidos.

A ação coordenada pelo Deic envolve um esforço conjunto e simultâneo em diferentes localidades, contando com o apoio de 200 policiais dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) , da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), da Corregedoria de Policia Civil (Correpol) e da Polícia Militar (PM).

Bahia tem 266 municípios sob alertas amarelo, laranja ou vermelho para chuvas a partir desta quarta-feira (8)

Gráfico Inmet

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), atualizou os alertas para chuvas intensas no Brasil na manhã desta quarta-feira (8) .

Na Bahia, 266 municípios estão abrangidos pelos alertas. O maior deles, de cor amarela, engloba 196 municípios das regiões Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste, Sul e Vale São Franciscano da Bahia

Nessas áreas, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h. Este mesmo alerta engloba um total de 989 municípios de estados do Norte e Nordeste.

Sob alertas laranja, são 65 municípios de toda a faixa de divisa com Minas Gerais, onde as chuvas podem chegar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h.

Sob Alerta Amarelo, nos Territórios de Identidade do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá,  encontram-se os seguintes municípios: Aiquara, Barra do Rocha, Contendas do Sincorá, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Ipiaú, Iramaia,  Itagi, Itagibá, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás e Ubatã.

Em caso de rajadas de vento ou tempestades, é importante adotar medidas de segurança para evitar acidentes. Recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem se desprender.

Sempre que possível, também é importante desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para reduzir o risco de danos em equipamentos e prevenir incidentes causados por oscilações ou interrupções no fornecimento de energia.

Governo da Bahia oferta Educação Profissional e Tecnológica a todos os municípios baianos em 2025

Ascom SEC
A Bahia inicia 2025 com um marco inédito na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da rede estadual: pela primeira vez, cursos técnicos serão ofertados em todos os 417 municípios baianos. Serão 574 unidades escolares da rede estadual que, a partir de fevereiro, abrirão cerca de 200 mil vagas presenciais. As oportunidades estão articuladas à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial, consolidando a EPT como eixo estratégico para o desenvolvimento social e econômico do estado, articulados às demais políticas públicas.
Com metas claras e ações integradas, o estado projeta o ano de 2025 mais transformador na área da Educação. “Estamos ampliando horizontes e garantindo que cada jovem baiano e trabalhador tenham acesso a uma formação técnica de qualidade, conectada ao mundo do trabalho e às demandas dos arranjos produtivos locais e dos territórios. É um passo decisivo para transformar vidas e comunidades”, enfatizou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ezequiel Westphal.
Para atender setores estratégicos, como o industrial, a Bahia fortalece parcerias com empresas como a BYD, que demandam mão de obra qualificada nos cursos técnicos ofertados pela Rede em áreas como Mecatrônica, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Biotecnologia, Informática e Química. No campo, o Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) será ampliado, promovendo a oferta de cursos voltados à agroecologia e práticas sustentáveis. Além disso, parcerias com o Sistema Nacional de Aprendizagem possibilitam a realização de cursos de qualificação profissional para a Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA).
Parcerias e programas federais
A oferta ampliada de cursos técnicos está alicerçada em uma rede de parcerias estratégicas e programas federais. Entre os programas federais, destacam-se o Pronatec, Projovem Urbano e Campo, Saberes da Terra. Já o Bahia Aprendiz resulta de uma ação conjunta entre a SEC, a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) que oferecem educação técnica e desenvolvimento sustentável para jovens e adultos. A formação de professores também é prioridade, com programas articulados entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e os Institutos Federais para a oferta de cursos de pós-graduação e qualificações técnicas docente voltadas ao uso de laboratórios e a produção de tecnologias sociais.
Parcerias com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) promovem o intercâmbio entre educação e inovação, conectando estudantes às demandas tecnológicas e ao mundo do trabalho. Além disso, a segunda fase do projeto pedagógico das escolas fábricas será implantada, reforçando a integração entre teoria e prática, com os atores das comunidades locais, organizações e setores do Governo.

Karielle Souza representa Ibirapitanga na seletiva da 50ª Edição do Beleza Negra do Ilê Aiyê

Foto: Divulgação

 

Jovem de 21 anos é a primeira da cidade a concorrer ao título de Deusa do Ébano, símbolo de resistência e fortalecimento da cultura antirracista
Pela primeira vez na história, o município de Ibirapitanga é representado no renomado concurso Beleza Negra do Ilê Aiyê. Karielle Souza, torna-se pioneira ao levar o nome de sua cidade às seletivas da 50ª edição do evento, que elegerá a Deusa do Ébano 2025.
A segunda etapa da competição aconteceu nesta terça-feira (7), na sede do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, em Salvador. Acompanhada pelo Diretor de Cultura de Ibirapitanga, Jean Carlos Souza, Karielle carrega consigo não apenas a esperança de conquistar o título, mas também a missão de representar a força e o orgulho da mulher negra da sua terra natal.
Foto: Divulgação

 

Um marco para Ibirapitanga
“É uma honra imensa poder carregar o nome da minha cidade neste evento tão relevante à cultura negra, com toda nossa ancestralidade. Estou muito feliz e agradecida pelo apoio da comunidade e da gestão pública municipal. Quero mostrar a força e a beleza da mulher negra que vêm de Ibirapitanga”, declarou Karielle.
Além de competir, a jovem destaca-se por sua trajetória inspiradora. Mãe solo, capoeirista, trancista e atualmente vestibulanda, Karielle é um exemplo de determinação e resistência, características que se alinham aos valores do Ilê Aiyê, reconhecido como um dos maiores símbolos da valorização da cultura afro-brasileira.
Para o Diretor de Cultura, a participação de Karielle transcende o caráter competitivo. “Ver Karielle representando Ibirapitanga é motivo de muito orgulho. Motiva outras jovens a fomentarem a cultura no município, esse é o nosso objetivo. Tornar cada vez mais recorrente nas pautas culturais a nossa cidade. Por isso, o Beleza Negra do Ilê Aiyê é mais que um concurso; é um ato de resistência cultural. Karielle carrega nossa história e nossa essência, e estamos todos torcendo por ela”, ressaltou Jean Carlos Souza.
50 anos de celebração à cultura negra
O concurso Beleza Negra do Ilê Aiyê celebra, em 2025, cinco décadas de resistência, ancestralidade e valorização da identidade afro-brasileira. A Deusa do Ébano, título concedido à vencedora, representa um símbolo de luta e inspiração para mulheres negras em todo o país.
“Quero inspirar outras meninas e mulheres negras a acreditarem em seus sonhos. Se eu estou aqui hoje, é porque lutei muito, e sei que muitas outras também podem chegar longe”, destacou Karielle, emocionada.
Uma trajetória que inspira
Karielle Souza já é vista como uma vencedora em Ibirapitanga. Sua trajetória é um lembrete de que sonhos podem romper barreiras, atravessar limites e transformar vidas. Independentemente do resultado final, sua participação no Beleza Negra do Ilê Aiyê é uma celebração da força e da resistência do povo negro de sua cidade.
Com passos firmes e olhos cheios de esperança, Karielle segue sua caminhada. Toda Ibirapitanga está de olhos postos nela, orgulhosa de sua representatividade e torcendo para que o título de Deusa do Ébano 2025 seja mais um capítulo de uma história repleta de conquistas.

No valor de R$ 30, ingressos para o jogo de estreia da ADJ no Baianão começam a ser vendidos na sexta-feira (10)

 

Bateu ansiedade! O torcedor do Jipão aguarda a hora de adquirir o seu ingresso antecipadamente e, lotar o Estádio Waldomiro Borges, no domingo (12), para a partir das 18h30, torcer por um triunfo na estreia do Jequié, na Série A do Campeonato Baiano de 2025, diante da Juazeirense.

De acordo com a assessoria de imprensa da ADJ, a primeira carga de ingressos, no valor unitário de R$ 30, estará disponível na Êba Camisetas (na galeria do antigo Itajubá Hotel), das 9h às 17h (com intervalo do almoço) na sexta-feira (10) e, no sábado (11) das 9h às 13h. No dia da partida, os ingressos passam a ser vendidos na bilheteria do Estádio Waldomiro Borges, a partir das 9h.

O técnico Betinho, que vem avaliando o elenco ao longo da pré-temporada com quatro jogos treinos já realizados, tem um esboço da formação que colocará em campo, para iniciar a partida de estreia.

 

Gilberto Nascimento, o Betinho, comanda o Jequié na temporada 2025

 

O técnico Betinho considera produtiva a pré-temporada em andamento e mantém a expectativa consigam produzir em campo na partida de estreia, um bom aproveitamento do trabalho realizado. Ouça abaixo a análise do treinador da ADJ: