Janeiro Branco: especialistas chamam atenção para relação entre saúde mental e física
No início do ano, a campanha Janeiro Branco, é um convite para refletirmos sobre a saúde mental e sua estreita relação com a saúde física. Doenças como ansiedade e depressão, além de estresse continuado, não apenas afetam a mente, mas também desempenham papéis significativos no desenvolvimento e na progressão de diversas patologias crônicas, como diabetes, hipertensão, infarto e acidente vascular encefálico.
O movimento Janeiro Branco, que em 2025 convida a sociedade a refletir e agir em prol do bem-estar emocional, entra em sua 11ª edição com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.
Criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha ganhou força ao longo dos anos e foi reconhecida como Lei Federal em 2023. E, durante o mês de janeiro, palestras, rodas de conversa, eventos culturais e ações educativas serão realizadas em todo o Brasil, com a participação de profissionais da saúde, educadores e a comunidade.
A campanha visa estimular a valorização da saúde mental, promovendo discussões sobre cuidados emocionais frequentemente negligenciados. A escolha de janeiro, um mês simbolicamente associado a novos começos, oferece uma oportunidade para as pessoas refletirem sobre suas vidas, metas e o bem-estar coletivo.