Publicidade

Publicidade

Novo CNU: edital deve sair nas próximas semanas, diz ministra

Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck (Agência Brasil)

 

O governo federal deve publicar, ao longo das próximas semanas, um novo edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5), em Brasília, pela

em entrevista a emissoras de rádio durante o programaBom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação – EBC.

“O [lançamento do] edital será no primeiro trimestre. A gente espera que talvez ali até o finalzinho do primeiro trimestre. A prova, a gente gostaria de repetir em agosto, mas ainda não se sabe se vai ser possível por conta do prazo do edital. Por que gostaríamos de repetir em agosto? Porque, depois do que infelizmente aconteceu no Rio Grande do Sul [chuvas intensas em 2024], fizemos um mapa hidrológico no Brasil e descobrimos que agosto é o mês de menor incidência de chuvas,” explicou a ministra.

“Nossa ideia é tentar fazer a prova no segundo semestre. No início do segundo semestre. Essa é a nossa lógica de calendário”, reforçou.

“Com certeza, queremos fazer concurso para duas novas carreiras que foram criadas”, detalhou Esther. Uma delas está ligada à área de defesa, justiça e segurança, a pedido do ministro da Defesa, José Múcio. “É um ministério civil, porém, sem uma carreira própria”, explicou a ministra ao destacar que a proposta é criar carreiras transversais, que englobem temas correlatos.

Na Medida Provisória que encaminhada há 750 vagas propostas. Pretensão é criar mais 750, por meio de um projeto de lei que deve ser enviado em breve.

Três indivíduos morrem em confronto com policiais e Jequié

 

 

Policiais militares entraram em confrontos com traficantes de drogas, na madrugada desta quarta-feira (5), em Jequié. Três criminosos foram baleados e levados para um hospital, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

De acordo com a Polícia Militar, ocorreram dois confrontos na madrugada. Primeiro, no bairro Mandacaru, onde policiais da Cipe Central, RONDESP/CPR-SO e 19º Batalhão foram recebidos a tiros quando verificavam denúncia sobre a presença de homens armados. Após o fim dos disparos, as guarnições constataram que dois agressores estavam feridos. A morte deles foi constatada no Hospital Geral Prado Valadares.

Nova denúncia sobre a ação de homens armados levou as guarnições ao bairro Curral Novo. Segundo a PM, os policiais voltaram a ser recebidos a tiros, revidaram e mataram um criminoso.

As ações resultaram na apreensão de R$ 865, colete balístico, cerca de 350 gramas de cocaína, 99 gramas de maconha, duas pistolas, uma metralhadora artesanal, três celulares, três balaclavas e embalagens usadas para acondicionar drogas.

‘Consciência aspecto marcante na vida dos estudantes’, comenta a professora Maribel Barreto na JRTV Web

Maribel Barreto, palestrante da Jornada Pedagógica em Jequié

 

A Professora Dsc Maribel Barreto, palestrante desta quarta-feira (4), na Jornada Pedagógica 2025, da Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Cultura ACM. A jequieense cognominada “Embaixadora da Paz”, aborda o tema “A Magia da Educação: Como ser cada vez mais consciente e marcante na vida dos estudantes”.

A escritora Maribel Barreto foi entrevistada no ‘Hora de Notícias’, do Blog Jequié Repórter/JRTV Web, parceria com a Agência AM de Notícia e retransmissão pela Rádio Cidade FM 104,9, tendo abordado o tema e comentado sobre a agenda que estará realizando no próximo mês de março, com lançamento de livro e participações em seminários, em cidades de Portugal, Itália e Suiça.

Assista a seguir:

 

PediaSuits será apresentado pela APAE de Jequié na sexta-feira, 7

Foto ilustrativa do suits (órteses dinâmicas em forma de trajes)

 

Nesta sexta-feira (7), a  APAE de Jequié estará apresentando a convidados e a comunidade apaeana, o PediaSuit, apontado como avanço significativo na reabilitação de crianças com deficiência. “Esse método inovador será implantado em nossas instalações para atender a população de Jequié e região, fortalecendo nosso compromisso com a inclusão e o desenvolvimento”, antecipa a direção da APAE. O evento de apresentação será a partir das  15h30, na sede da APAE, localizada no bairro Mandacaru, quando será ampliado o debate sobre a importância de recursos terapêuticos inovadores para a nossa comunidade.

Realizar a mamografia a partir dos 40 anos reduz a taxa de mortalidade em até 41%

Foto: Divulgação/Ascom PMJ

 

O câncer de mama é uma das doenças que mais preocupam as mulheres de meia idade. Essa preocupação, no entanto, pode ser reduzida a zero caso seja realizado, anualmente, o exame de mamografia. O procedimento, que ganhou um dia só para ele no calendário médico, comemorado nesta quarta-feira (5), pode reduzir a taxa de mortalidade em até 41%, se feito no período recomendado por pessoas do sexo feminino que estejam acima dos 40 anos.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com apoio da Prefeitura de Jequié, iniciou na segunda-feira (3), na Praça da Bandeira, o mutirão de rastreamento do câncer de mama, com o objetivo de detecção precoce da doença, aumentando as chances de tratamento eficaz e, assim, a cura. O mutirão estará disponível até o dia 19 de fevereiro.

O mutirão faz parte da ampliação do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama tendo como meta contemplar mais de duas mil mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Para acesso ao serviço as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, munidas de documentos como identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. Após o cadastramento, elas são encaminhadas para o atendimento especializado.

Atlantic Nickel faz maior embarque de níquel da história da Mina Santa Rita, em Itagibá

Foto:Divulgação
A Atlantic Nickel, produtora de níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, no sul do estado, acaba de anunciar a realização do maior embarque de concentrado de níquel da história da companhia e da Mina Santa Rita, que já foi gerida por outra empresa. O mês de dezembro registrou a remessa de mais de 19 mil toneladas do minério partindo com destino à China.
Com o feito, a empresa concluiu o ano com o envio de 114 mil toneladas do minério ao mercado externo. Esse número expressivo supera os resultados de 2023, representando um crescimento recorde de 11% em suas operações. Ao todo, a Atlantic Nickel realizou doze embarques em 2024. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, China e Finlândia.
Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a mineradora mantém um compromisso com o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir seu potencial máximo de produção. Em 2024, a Atlantic Nickel também bateu a marca total de 53 embarques realizados e mais de 500 mil toneladas secas (dmt) exportadas em cinco anos de operação. O níquel sulfetado é um dos metais mais resistentes e versáteis da natureza, além de ser matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.
“Os resultados refletem o nosso compromisso com o mercado e com os negócios. Por meio de uma gestão eficiente, aliamos segurança com alta performance, sem renunciar ao cuidado com o meio ambiente, colaboradores e comunidades no entorno das nossas”, afirma Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil, que lembra também que, com o início da operação da Graphcoa – ativo produtor de concentrado de grafite, no distrito de União Baiana, em Itagimirim – o grupo terá, em breve, maior potencial de exportação de commodities para o mercado global de minérios. Contribuindo, assim, para a transição energética global.
*Descarbonização: compromisso com meio ambiente*
Durante o período, destaca-se a otimização dos embarques à China e Finlândia para a redução da emissão de poluentes e do custo do frete e para maior eficiência logística e operacional da Appian Capital Brazil.

Governo baiano publica edital de processo seletivo da Sesab para mais de 3 mil profissionais REDA

Jerônimo na estreia do podcast no perfil oficial do governador

 

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na terça-feira (4), um processo seletivo, em regime de REDA, para profissionais técnicos e graduados de Saúde. O anúncio foi feito durante um podcast no perfil oficial do governador.

“Nós estamos preparando o concurso, mas enquanto o concurso não vem, nós estamos organizando fazendo conta, estamos anunciando uma seleção REDA. 3.778 vagas para o REDA”, disse. Os gestores detalham que as vagas devem estar distribuídas entre nível médio, superior e técnico em diversas áreas como enfermagem, assistência social, farmácia, terapia ocupacional e entre outros.

Também presente no anúncio, a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, completa: “[O processo] É para concorrer provas e títulos, amanhã está no Diário Oficial do Estado. Profissionais da saúde, que querem nos ajudar a cuidar dos nossos baianos e baianas, vem para cá, se inscreve e faz a prova”, afirma.

As inscrições devem estar disponíveis entre os dias 13 e 25 de fevereiro e a realização da prova estaria agendada para o mês de março. As provas devem ocorrer em 15 municípios baianos.

Funcionário de indústria de calçados baleado nas nádegas ao sair do turno de trabalho

Foto: Redes sociais

 

Uma tentativa de homicídio foi registrada em Jequié, na tarde desta terça-feira (4). A vítima identificada por Carlos Micaelson, deixava o seu turno de trabalho na empresa de calçados Ramarim, no Distrito Industrial de Jequié, quando foi surpreendido por criminosos que estavam na espreita.

O homem que trabalha no almoxarifado da empresa, ainda conseguiu correr e tentar pular a cerca de outra empresa próxima, mas foi atingido nas nádegas, por um dos disparos. Uma das balas atingiu a motocicleta de uma funcionária. Equipe médica da empresa e do SAMU atenderam a vítima no local, até a sua remoção para o Hospital Geral Prado Valadares. Guarnição da Polícia Militar fez a varredura da área não identificado nenhum suspeito. A Polícia Civil vai abrir investigação na tentativa de elucidar autoria e elucidação do crime.

A foto ao lado que circulou nas últimas horas nas redes sociais, após a consumação da tentativa de homicídio, revela a vítima fazendo um sinal com os dedos que o identificaria como integrante de determinada facção criminosa que atua na cidade, o que seria determinante para que ele se transformasse em alvo de rivais.

Morre a segunda vítima de disparos de arma de fogo praticados por ajudante de pedreiro

Foto: Redes sociais

 

Após 21 dias de internamento na UTI do Hospital Geral Prado Valadares-HGPV, faleceu nesta terça-feira (4), Paulo Roberto José Cardoso, 54 anos. Ele havia sido baleado na tarde de 13 de janeiro, após uma discussão com um ajudante de pedreiro, na rua em que morava, no bairro Pompílio Sampaio, em Jequié.

Na ação em que Paulo Roberto foi baleado, seu filho Vitor Rubato Cardoso, de 34 anos. Também foi atingido pelos disparos e morreu no local. O atirador conseguiu fugir do local em uma bicicleta, mas, no dia 15 do mesmo mês ele foi preso na cidade de Duque de Caxias, no interior do Rio de Janeiro, durante operação conjunta entre a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-BA), a 9ª Coorpin/Jequié, o 19º BPM de Jequié e a Polícia Rodoviária Federal (PRF/RJ).

Paulo Roberto José Cardoso, será velado na Pax Internacional, de onde sairá o féretro para sepultamento nesta terça-feira, 4 para o Cemitério São João Batista.

Operação Hórus: Suspeito foge e deixa prá trás revólver e munições

Foto: CIPT-SO e 19º BPM

 

No âmbito da Operação Hórus em Jequié, policiais da RONDESP SUDOESTE, com o apoio do 19º BPM/JEQUIÉ, por volta das 18h de segunda-feira (3), durante patrulhamento na cidade foi visualizado um indivíduo portando uma arma de fogo em frente a uma residência. Ao perceber a aproximação das viaturas, o suspeito empreendeu fuga para o interior do imóvel, dispensando a arma de fogo, não sendo alcançado.

No local, a moradora da casa informou que o homem costumava guardar armas de fogo e munições na residência, indicando onde as munições estavam armazenadas. A mulher e todo o material, um revólver Taurus calibre .38 e 27 munições CBC calibre .38. foi apresentado à autoridade competente para adoção das medidas cabíveis.