ANTT encerra audiências sobre concessão das BRs 116 e 324 com última sessão em Brasília nesta terça (20)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza nesta terça-feira (20), às 14h, a última sessão da Audiência Pública nº 2/2025, que trata da nova concessão dos trechos baianos das rodovias BR-116 e BR-324. O encontro acontece de forma híbrida, no auditório da sede da ANTT, em Brasília (DF), e também com participação online.
A audiência tem como objetivo ampliar a participação social no processo de concessão. Antes da etapa em Brasília, já foram realizadas sessões em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Interessados ainda podem enviar sugestões até o dia 29 de maio pelo sistema ParticipANTT.
O projeto em discussão prevê a concessão de 663 km de rodovias, com investimentos estimados em R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos. Segundo o superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, trata-se de uma das maiores concessões da história da agência.
“Teremos investimentos substanciais em ampliação de capacidade, incluindo 356 km de duplicações, novas faixas adicionais, passarelas, viadutos e vias laterais. Tudo isso para melhorar o fluxo e garantir mais segurança aos usuários”, afirmou Fonseca.
Com o encerramento do contrato com a ViaBahia, o trecho está atualmente sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até que um novo contrato seja firmado. Durante esse período, não haverá cobrança de pedágio.