Censo busca mapear perfil dos pacientes com doença falciforme na Bahia
Tricampeão mundial de vôlei leva palestra “Atitudes que geram excelência nos resultados”
Está se aproximando mais uma edição do evento que já faz parte do calendário do empresariado jequieense. A 14ª edição do Fórum de Negócios acontece no dia 14/05, às 18h, no Hotel Gran Terrara. As inscrições gratuitas podem ser feitas no portal do Sebrae, clique aqui .
Este ano, o evento promovido pelo Sebrae em parceria com a Tv Sudoeste traz Gilberto Godoy Filho, ou Giba, um dos maiores ídolos do esporte brasileiro, tricampeão mundial de voleibol. Com a palestra “Atitudes que geram excelência nos resultados”, o atleta tem tratado de desempenho profissional abordando temas como trabalho em equipe, liderança, importância da preparação mental, física e, principalmente, superação de adversidades.
Além da palestra, o evento na Cidade Sol vai contar com o momento do Checkup Business, em que o empreendedor poderá avaliar a saúde da empresa com especialistas do Sebrae e receber um diagnóstico dos pontos que deve tratar para ter ainda mais sucesso nos negócios. Além disso a programação terá o Talk Show Sebrae Inspira, com empresários locais, que contarão as estratégias que utilizam no seu dia a dia para trazer resultados impactantes para o negócio.
SERVIÇO
O Quê: 14º Fórum de Negócios – “Atitudes que geram excelência nos resultados”
Quando: 14/05 às 18h
Onde: Hotel Gran Terrara – Av. Rio Branco, 1550, Centro
Inscrições gratuitas: https://ba.loja.sebrae.com.br/forum-de-negocios-jequie-263763152
Fonte: Nayla Gusmão para ML Comunicação
A 3ª Reunião Ordinária da Câmara Intersetorial de Prevenção Social da Violência (Ciprev), realizada na quarta-feira (7), reforçou o compromisso do Governo da Bahia com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à prevenção da violência, especialmente entre jovens negros e mulheres. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência da Bahia (COI), reunindo gestores do Programa Bahia pela Paz, representantes de secretarias estaduais, coordenadores dos Coletivos Bahia pela Paz e instituições parceiras.
Durante o evento, foram apresentados os avanços no monitoramento das ações integradas do programa, além da discussão de novas iniciativas que compõem o Plano de Ações Integradas (PAI), documento que orienta diretrizes e metas do programa. Estiveram representadas secretarias como Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Políticas para as Mulheres (SPM), além da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e da Defensoria Pública.
Para Denise Tourinho, coordenadora executiva do Sistema de Defesa Social da Bahia, o momento é estratégico:
“É importante este momento, porque a gente cria uma cultura de acompanhamento e monitoramento dos indicadores do Programa, que é responsabilidade destas instâncias de governança da Bahia pela Paz, as câmaras e os comitês.”
Empreendedorismo negro e fortalecimento comunitário
Entre as novas propostas debatidas, destacou-se a criação da “Rede Comunitária de Empreendedores Negros da Bahia”, iniciativa liderada pela Sepromi. A ideia é fomentar o empreendedorismo de base comunitária nos territórios onde os Coletivos Bahia pela Paz atuam. O projeto prevê a realização das Caravanas Movaê, com atividades itinerantes de capacitação e apoio a negócios liderados por pessoas negras, com ênfase em mulheres. O edital para seleção da organização responsável pela execução das atividades está em fase final de aprovação.
Expansão de programas voltados à proteção de meninas e mulheres
O enfrentamento à violência contra meninas e mulheres também ganhou destaque na reunião, com a ampliação do projeto “Oxe, me Respeite nas Escolas”. A iniciativa, que utiliza metodologias de educação popular e o ‘Teatro do Oprimido’, busca combater diferentes formas de violência nas escolas e será estendida a 300 unidades escolares, sendo 80 delas vinculadas ao programa Bahia pela Paz. A ação é coordenada pela SPM em parceria com o Conselho Estadual da Juventude (Cojuve), a Secretaria da Educação (SEC), o UNFPA, o NEIM/UFBA, a SSP, a Sepromi e a SJDH.
Outro programa em expansão é o “Elas à Frente”, que oferece acompanhamento psicossocial, orientação jurídica e rodas de diálogo sobre autonomia econômica e enfrentamento à violência contra mulheres. A iniciativa é desenvolvida pela SPM em conjunto com a Seades, Sepromi, Saeb e Setre.
Sobre o programa Bahia pela Paz
Lançado em junho de 2024, o Bahia pela Paz é uma iniciativa estratégica do Governo da Bahia coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Seu objetivo central é prevenir e reduzir a violência, especialmente aquela que atinge jovens negros. O programa adota uma abordagem inovadora da segurança pública, com foco na Cultura de Paz, formação cidadã, fortalecimento de serviços públicos e escuta ativa da sociedade civil.
Uma das frentes mais visíveis do programa são os Coletivos Bahia pela Paz — centros de referência em Direitos Humanos implantados em áreas de alta vulnerabilidade social. Com atuação intersetorial, os coletivos promovem ações integradas nas áreas de educação, cultura, assistência social, trabalho, segurança e desenvolvimento humano. O público-alvo prioritário são jovens de 12 a 29 anos e suas famílias.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Ascom, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH)
“Quero deixar claro que, no momento, não há indícios de irregularidades nos pagamentos aos servidores públicos aposentados, mas é importante que esta Corte promova a devida fiscalização quanto a esse aspecto. Com essa medida, estamos reforçando a atuação do controle externo diante das recentes notícias, de ampla repercussão, as quais revelaram ao país o desvio, mediante descontos não autorizados, de recursos dos segurados do INSS”, destacou o presidente.
O presidente reiterou que, apesar de não existir nenhuma indicação, a princípio, de que os fatos noticiados recentemente também estejam afetando a folha do Estado da Bahia, o TCE precisa estar atento para que o erário estadual e os servidores tenham a confiança nos controles existentes sobre as filhas de pagamento. “Foi justamente para que todos estejam seguros e confiantes sobre os controles existentes que fiz o requerimento à unidade técnica para que atuasse preventivamente com essa auditoria” explicou.
O americano Robert Prevost, 69, é o novo papa. O nome dele, escolhido nesta quinta-feira (8), no conclave e foi anunciado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios. O Pontífice usará o nome de Leão 14. O anúncio foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti em latim, seguindo a tradição da Igreja Católica. “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”), afirmou.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost se formou em matemática antes de decidir virar padre, aos 22 anos. Ele é poliglota e se juntou aos agostinianos para uma missão no Peru em 1985, onde se tronou Bispo. Novo papa tem cidadania peruana. Prevost voltou ao país latino em 2014 e ganhou a cidadania no ano seguinte. Pela primeira um religioso norte-americano
O novo pontífice é considerado “um moderado construtor de pontes”. Segundo especialistas, ele era um dos cardeais com maior chance de conseguir o cargo por sua “inclinação pastoral, perspectiva global e capacidade de governar a Cúria Romana. No seu discurso, o Papa Leão XIV citou bastante o legado do Papa Francisco para a Igreja Católico afirmando que dará continuidade a abertura defendida pelo seu antecessor.
Mais de 20 mil pessoas receberam o anúncio na praça de São Pedro. Muitos balançaram bandeiras e se emocionaram no meio do público após o anúncio.
O Cardeal virou papa após conseguir mais de dois terços dos votos. A fumaça branca que anunciou o novo papa saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília).
Em meio a via pública, do Residencial Beira Rio, no bairro Cidade Nova, um homem foi atingido por disparos de arma de fogo, por volta das 10h59. O crime ocorreu em frente a uma creche existente no local. A vítima usava tornozeleira eletrônica. O homem identificado como Gabriel Ribeiro Santos, 19 anos, natural de Jequié chegou a ser socorrido e levado em ambulância para o Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiu aos ferimentos evoluindo a óbito. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil abre investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Dois automóveis Fiat/Pálio e Fiat/Pulse colidiram lateralmente, em momento de chuva na noite de quarta-feira (8) na BR-330, trecho da rodovia que está sendo repavimentada. A colisão ocorreu no KM 791 próximo a Fazenda Provisão. No último domingo (4), ao trafegar pela BR, o jornalista Wilson Novaes, chamou a atenção para o risco que representava para motoristas, motociclistas, diante da inexistência de sinalização de advertência na área onde estão obras estão sendo executadas. Nenhum ocupante dos dois carros ficou ferido e a Polícia Rodoviária Federal-PRF fez o registro da ocorrência.
Policiais Militares da 1ª Cia/19º BPM, em rondas por volta de 1h30 desta quinta-feira (8), no Alto do Cemitério, bairro Caixa d’Água avistaram um indivíduo em atitude suspeita saindo de um terreno em construção procedendo a abordagem sendo encontrado com o mesmo uma porção de maconha.
Ao fazer uma busca na localidade foi encontrada uma caixa contendo 319 quantidade de munições de calibre .38 e 156 munições calibre 9mm e dois tabletes de maconha, 01 pedaço maior de maconha, nove pinos para acondicionamento de entorpecentes, balanças de precisão e um celular da marca Sansung. O indivíduo e todo material foram apresentados na delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.
Neste sábado (10), a Bahia realiza o Dia D de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional para ampliar a cobertura vacinal contra a influenza. Mais de 80% dos municípios baianos aderiram à iniciativa, com postos de saúde abertos e ações de vacinação em locais de grande circulação.
A campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. Também fazem parte dos grupos prioritários puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Para a vacinação é necessário apresentar um documento de identificação oficial, a carteira de vacinação e comprovantes que certifiquem a condição de inclusão no público-alvo.
O governo federal criou um plano de ressarcimento aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vítimas de descontos indevidos e pretende, nos próximos dias, acionar as associações responsáveis pelos convênios para que elas enviem cópia do termo de autorização dos descontos. Segundo fontes o uso do dinheiro público será o “último recurso” para indenizar as vítimas.
As empresas que não conseguirem comprovar a autorização dos descontos serão obrigadas a devolver o valor cobrado. O governo pretende contar com a AGU (Advocacia-Geral da União) para garantir que isso ocorra de forma voluntária. Mas caso as empresas não devolvam o valor aos aposentados, elas serão autuadas em ações judiciais e podem ter os bens bloqueados.
O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas deu 15 dias para que o INSS e o Ministério da Previdência Social informem como será feito o ressarcimento dos valores indevidamente descontados dos segurados que foram vítimas do esquema fraudulento.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |