Publicidade

Publicidade

Uesb convoca aprovado no concurso público para a Banca de Heteroidentificação em Jequié

Foto: Divulgação Ascom/Uesb

 

Por meio do Edital 124/2025, a Uesb convoca candidato aprovado no concurso público para o cargo de Analista Universitário para a avaliação da Comissão de Heteroidentificação. O nome do selecionado encontra-se disponível no referido Edital.

A avaliação da banca será realizada de forma presencial, no dia 29 de abril às 11 horas, na Uesb no campus de Jequié. A Comissão de Heteroidentificação estará na sala do Seminário 1, localizado no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), Dalva de Oliveira.

Bahia tem 20% dos professores sem diploma universitário, aponta Censo Escolar

Foto Ilustrativa: Reprodução / Getty Imagens

 

Os dados divulgados pelo Censo Escolar 2024 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizado pelo Ministério da Educação (Mec), em 10 de fevereiro, registram que pelo menos 22 municípios do interior baiano têm a maioria dos professores da educação atuando sem diploma de bacharelado ou licenciatura.

Embora isso seja um choque, visto que o exercício da docência sem capacitação é ilegal, é preciso destacar que a formação desses profissionais não é inexistente: muitos ocupam cargos com base em cursos profissionais voltados para o Magistério. Ou seja, além do diploma do Ensino Médio, realizaram pequenos cursos de pedagogia para lecionar nas salas de aula.

Dados do Inep publicados no site Bahia Notícias ilustram que diversos municípios têm parte considerável de seus docentes — e, em menor escala, de gestores escolares — com essas formações. Chega-se a um valor de 19,9%, representando quase um em cada cinco professores do estado da Bahia.

Ao todo, 22 municípios têm a maioria dos professores — ou seja, mais de 50% — sem diploma de bacharelado ou licenciatura em qualquer área de formação. Em ordem:

Jitaúna — 67,1%

Xique-Xique — 62,9%

Cansanção — 60,6%

Dário Meira — 60,5%

Casa Nova — 59,8%

Aramari — 57,6%

Banzaê — 56,4%

Nova Redenção — 56,2%

Heliópolis — 55,2%

Ipupiara — 54,8%

Fátima — 54,7%

Caturama — 53,7%

Ibicuí — 53,7%

Lapão — 53,7%

Elísio Medrado — 53,6%

Irajuba — 52,6%

Potiraguá — 52%

Maraú — 51,3%

Rio de Pires — 50,7%

Nilo Peçanha — 50,6%

Cícero Dantas — 50,5%

Barra da Rocha — 50,1%

O levantamento do Inep também revela uma disparidade entre as áreas urbanas e rurais do estado. Proporcionalmente, a falta de diploma de ensino superior é mais expressiva nas zonas rurais, onde 29,2% dos professores não possuem essa formação, em comparação com 16,3% dos professores atuantes em áreas urbanas.

Durante o período de formação de jovens, crianças e adolescentes, o acesso a diversas matérias como Matemática, Ciências, História e Língua Portuguesa é comum tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental, além do ensino médio.

Oposição na Câmara prepara ofensiva para criar ‘CPI do Roubo dos Aposentados’ pelo INSS

 

A oposição ao governo Lula na Câmara prepara uma ofensiva para aumentar o número de assinaturas pela criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o esquema de fraude ligado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A intenção é reunir nomes de liderança para uma campanha de apoio ao longo da próxima semana. O movimento deve contar com adesão do PL, oposição e minoria dentro da Câmara. A movimentação começou com a indicação de um novo nome ao colegiado: ‘CPI do Roubo dos Aposentados’.

Para poder apresentar a proposta efetivamente, é necessário o apoio de 171 parlamentares, mas até sexta-feira (25), a proposta contava com assinatura de 87. O requerimento para colher adesões tem sido encabeçado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO).

No pedido que recebe assinaturas, de acordo o autor do requerimento, as indicações apontam para desvios superiores aos R$ 6,3 bilhões em processo ligado ao desvio de aposentadorias, conforme indicam as investigações da PF (Polícia Federal). O alto valor, segundo o deputado, coloca o tema como importante para investigação entre parlamentares.

CBF encaminha negociação com Ancelotti e promete maior salário do mundo para o treinador

Foto: Reprodução

 

A Confederação Brasileira de Futebol-CBF,  entidade máxima do futebol nacional enviou representantes a Madri para alinhar detalhes burocráticos, visando a contratação   do técnico italiano Carlo Ancelotti, para comandar a seleção brasileira. A CBF ainda trata o assunto com cautela nos bastidores, mas a derrota do Real Madrid para o Barcelona na final da Copa do Rei acelerou as tratativas.

Ancelotti não deve comandar o clube no Mundial de Clubes e,de acordo com a imprensa internacional, o substituto deve ser Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen.

As partes precisam debater cláusulas contratuais, como metas e bonificações, além do tempo de vínculo. A CBF busca acordo até a Copa do Mundo de 2030, algo que ainda não foi aceito pelo estafe de Ancelotti.

O jornalista argentino César Luis Merlo detalhou a oferta da CBF. Caso feche com o Brasil, Ancelotti será o treinador mais bem pago das equipes internacionais. O contrato com o time brasileiro teria vigência até 2030, data da Copa do Mundo comemorativa do centenário do torneio. A  CBF espera ter sinal verde para contar com Ancelotti após o Mundial de Clubes da Fifa, que acontece em junho.

Policia Civil prende em Manoel Vitorino homem condenado pela prática de estupro

 

A Equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, por meio da 1ª Delegacia Territorial de Jequié, com o apoio da equipe do Serviço de Investigação Local de Crime (SILC) cumpriu, na tarde de sábado (26) um mandado de prisão definitiva expedido em desfavor de J. M. B, condenado pela prática do crime previsto no artigo 213, §1º, do Código Penal (estupro com causa de aumento de pena), com pena definitiva de 11 anos e 6 meses de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Em atenção à ordem de cumprimento imediato, as equipes iniciaram diligências ainda à noite visando localizar o condenado, cujo endereço principal era registrado na cidade de Jequié.

Após diligências continuadas e ações de inteligência, os investigadores lograram êxito em localizá-lo na cidade de Manoel Vitorino, onde o homem foi capturado. O preso foi conduzido para a unidade policial para as formalidades legais e posteriormente encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.

Corpo de Bombeiros em Jequié terá uma mulher no Comando após 28 anos de sua criação

Quartel-sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar em Jequié

 

Informação antecipada em postagem no último dia 22, pelo Blog Jequié Repórter acaba de ser oficializada com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), da exoneração do Ten. Cel. BM Bruno André Faneli Moreira Aguiar, do comando do   8º Batalhão de Bombeiros Militar,  em Jequié e atuação em municípios do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá e que estava havia quatro anos no cargo. O Ten. Cel. Fanelli, em ato também publicado foi nomeado para a função de Diretor do Departamento de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, em Salvador.

Para o seu lugar, no 8º BBM, foi nomeada a Major Edirute Silva Gabriel de Jesus. A nova comandante que assumirá o cargo em data ainda a ser anunciada, será a primeira Oficial do sexo feminino assumir o cargo, desde a criação do então Grupamento de Bombeiro Militar, em 1997, na atualidade 8º Batalhão de Polícia Militar. A Major Edirute já exerceu várias funções no CBMEB, dentre os quais, o de Coordenadora II do 12º Grupamento de Bombeiros Militares em Salvador, de Subcomandante do  7º Grupamento de Bombeiros Militares em Vitória da Conquista.

PF investiga 11 entidades por fraude no INSS, com mais 20 sob suspeita de cobrança irregular

 

 

A investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) sobre um golpe envolvendo até R$ 6,3 bilhões em descontos de mensalidades de aposentados e pensionistas do INSS identificou 11 entidades de classe envolvidas, além de 31 outras suspeitas de cobrarem “mensalidade associativa” sem autorização. Essas mensalidades são descontadas diretamente do pagamento dos beneficiários.

Essas associações e sindicatos assinaram Acordos de Cooperação Técnica com o INSS, permitindo o desconto nas aposentadorias e pensões em troca de serviços como auxílio jurídico e assistência médica. A autorização para o débito é dada pelos aposentados por meio de assinatura eletrônica e biometria no aplicativo Meu INSS.

A fraude foi detectada pela CGU e pela Polícia Federal, que apuram a magnitude dos descontos irregulares. A investigação aponta que muitas dessas entidades cobravam taxas indevidas, prejudicando os beneficiários, que não tinham conhecimento ou não autorizavam os débitos.

Confira entidades:

  • Ambec (Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos)
  • Sindnapi/FS (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos)
  • AAPB (Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil)
  • AAPEN (Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional), ex-ABSP
  • Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura)
  • AAPPS Universo
  • Unaspub (União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos)
  • Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais)
  • APDAP Prev (Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Apesentados e Pensionistas), ex-Acolher
  • ABCB/Amar Brasil (Associação Beneficente e Cultural Backman Nacional)
  • Caap (Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas do INSS)

Homem morre afogado enquanto pescava no Rio de Contas, em Jequié

Após ser retirado da água corpo foi levado para o IML no rabecão do DPT

 

Um homem de 43 anos morreu vítima de afogamento enquanto pescava com amigos na tarde de sábado (26) no trecho do Rio de Contas, conhecido como Frisuba, em Jequié. O homem chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, acionado pelos amigos, mas não resistiu. Após o óbito ser atestado o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal-IML de Jequié, para ser submetido à necropsia.

Mesmo com boa reação no segundo tempo Jequié sofre derrota por 4 a 2 para o Asa em Arapiraca-AL

Jipão vai precisar do apoio de sua torcida domingo (4) contra o União-TO para engatar uma nova vitória

 

Numa partida de seis gols e chances reais desperdiçadas, o ASA levou a melhor diante do Jequié, com o placar de 4 a 2, neste sábado (26), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas da Série D do Campeonato Brasileiro, o time alagoano segue na liderança do Grupo A4 da Série D.

O primeiro tempo do jogo foi encerrado com a vitória parcial do ASA, por 1 a 0, gol assinalado aos 11min, através de Júnior Viçosa, cobrando pênalti em falta sofrida por Keliton, que foi derrubado na área pelo zagueiro Kadu.

As maiores emoções da partida foram deixadas para a etapa final. Aos 12min, Thiago Alagoano, ampliou para o time da casa e aos 14min, Junior Viçosa, de cabeça aumentou o placar. A reação do Jequié veio aos 16min, através de Nael, aproveitando boa finalização de Jerry e nos acréscimos aos 52min, colocou o Jequié no jogo, através de Miller aproveitando falha da defesa adversária.  Aos 56min, Iarley num belo chute decretou números finais a partida.

No próximo domingo (4), o Jequié vai em busca da recuperação na tabela, recebendo a visita do União-TO, às 16h no Estádio Waldomiro Borges – Waldomirão. No sábado (3), às 17h, o ASA busca se manter líder do grupo, no clássico estadual diante do Penedense, em Arapiraca pela terceira rodada da Série D.

Ainda neste sábado (26), pelo Grupo A4, tendo como mando de campo o estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, o Barcelona de Ilhéus empatou com em 2 a 2 com o Lagarto-SE; no domingo (27), o Sergipe vai receber no Estádio Lourival Baptista, a visita do Juazeirense.

Mais de 260 mil eleitores podem ter o título cancelado na Bahia

Foto: Divulgação TRE/BA

 

 

Na Bahia, 262.081 podem ter o título cancelado por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem as multas referentes às três últimas eleições consecutivas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta para as consequências do cancelamento do documento e informa que o prazo para regularização da situação junto à Justiça Eleitoral vai até o próximo dia 19 de maio.

No estado, Salvador lidera o ranking, com 62.128 eleitores com pendências junto ao órgão; seguida por Feira de Santana, com 9.601 pessoas, Vitória de Conquista, com 7.503 e por Camaçari, com 5.924. Na Bahia, em 2019, 92.330 títulos foram cancelados, o que representa 94% do total de faltosos nos três pleitos anteriores.

A orientação é para o eleitor acessar o site do TRE-BA e consultar lá na aba “situação eleitoral”, para saber se ele se encontra nessa situação de pendência. A consulta pode ser feita pelo site www.tre-ba.jus.br, através do aplicativo e-Título (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. Além disso, o eleitor pode consultar a sua situação presencialmente, em um cartório eleitoral ou nos postos da Justiça Eleitoral, mas também por meios digitais.

Dentre as implicações na vida do cidadão por ter o título cancelado, Silvana Caldas elenca o fato de que, impedida de emitir a certidão de quitação eleitoral, a pessoa não poderá se inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo ou função pública, assim como renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo. Além disso, não poderá receber salários ou proventos de emprego público, participar de licitação ou concorrência pública, obter empréstimos em instituições financeiras públicas ou que tenham participação do governo, emitir passaporte ou carteira de identidade (exceto para quem está no exterior e precise retornar ao Brasil), e realizar atos que exijam quitação com o serviço militar ou com a Receita Federal (art. 7º, §1º, do Código Eleitoral).

Após consultar a situação eleitoral e identificar alguma pendência, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a eleitora ou o eleitor deve primeiro quitar as multas pelo Autoatendimento Eleitoral. Somente após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título.