Publicidade

Publicidade

Bahia tem 266 municípios sob alertas amarelo, laranja ou vermelho para chuvas a partir desta quarta-feira (8)

Gráfico Inmet

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), atualizou os alertas para chuvas intensas no Brasil na manhã desta quarta-feira (8) .

Na Bahia, 266 municípios estão abrangidos pelos alertas. O maior deles, de cor amarela, engloba 196 municípios das regiões Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste, Sul e Vale São Franciscano da Bahia

Nessas áreas, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h. Este mesmo alerta engloba um total de 989 municípios de estados do Norte e Nordeste.

Sob alertas laranja, são 65 municípios de toda a faixa de divisa com Minas Gerais, onde as chuvas podem chegar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h.

Sob Alerta Amarelo, nos Territórios de Identidade do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquirição,  encontram-se os seguintes municípios: Aiquara, Barra do Rocha, Contendas do Sincorá, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Ipiaú, Iramaia, Iraquara, Itagi, Itagibá, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás e Ubatã,

Em caso de rajadas de vento ou tempestades, é importante adotar medidas de segurança para evitar acidentes. Recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem se desprender.

Sempre que possível, também é importante desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para reduzir o risco de danos em equipamentos e prevenir incidentes causados por oscilações ou interrupções no fornecimento de energia.

Governo da Bahia oferta Educação Profissional e Tecnológica a todos os municípios baianos em 2025

Ascom SEC
A Bahia inicia 2025 com um marco inédito na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da rede estadual: pela primeira vez, cursos técnicos serão ofertados em todos os 417 municípios baianos. Serão 574 unidades escolares da rede estadual que, a partir de fevereiro, abrirão cerca de 200 mil vagas presenciais. As oportunidades estão articuladas à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial, consolidando a EPT como eixo estratégico para o desenvolvimento social e econômico do estado, articulados às demais políticas públicas.
Com metas claras e ações integradas, o estado projeta o ano de 2025 mais transformador na área da Educação. “Estamos ampliando horizontes e garantindo que cada jovem baiano e trabalhador tenham acesso a uma formação técnica de qualidade, conectada ao mundo do trabalho e às demandas dos arranjos produtivos locais e dos territórios. É um passo decisivo para transformar vidas e comunidades”, enfatizou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ezequiel Westphal.
Para atender setores estratégicos, como o industrial, a Bahia fortalece parcerias com empresas como a BYD, que demandam mão de obra qualificada nos cursos técnicos ofertados pela Rede em áreas como Mecatrônica, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Biotecnologia, Informática e Química. No campo, o Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) será ampliado, promovendo a oferta de cursos voltados à agroecologia e práticas sustentáveis. Além disso, parcerias com o Sistema Nacional de Aprendizagem possibilitam a realização de cursos de qualificação profissional para a Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA).
Parcerias e programas federais
A oferta ampliada de cursos técnicos está alicerçada em uma rede de parcerias estratégicas e programas federais. Entre os programas federais, destacam-se o Pronatec, Projovem Urbano e Campo, Saberes da Terra. Já o Bahia Aprendiz resulta de uma ação conjunta entre a SEC, a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) que oferecem educação técnica e desenvolvimento sustentável para jovens e adultos. A formação de professores também é prioridade, com programas articulados entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e os Institutos Federais para a oferta de cursos de pós-graduação e qualificações técnicas docente voltadas ao uso de laboratórios e a produção de tecnologias sociais.
Parcerias com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) promovem o intercâmbio entre educação e inovação, conectando estudantes às demandas tecnológicas e ao mundo do trabalho. Além disso, a segunda fase do projeto pedagógico das escolas fábricas será implantada, reforçando a integração entre teoria e prática, com os atores das comunidades locais, organizações e setores do Governo.

Karielle Souza representa Ibirapitanga na seletiva da 50ª Edição do Beleza Negra do Ilê Aiyê

Foto: Divulgação

 

Jovem de 21 anos é a primeira da cidade a concorrer ao título de Deusa do Ébano, símbolo de resistência e fortalecimento da cultura antirracista
Pela primeira vez na história, o município de Ibirapitanga é representado no renomado concurso Beleza Negra do Ilê Aiyê. Karielle Souza, torna-se pioneira ao levar o nome de sua cidade às seletivas da 50ª edição do evento, que elegerá a Deusa do Ébano 2025.
A segunda etapa da competição aconteceu nesta terça-feira (7), na sede do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, em Salvador. Acompanhada pelo Diretor de Cultura de Ibirapitanga, Jean Carlos Souza, Karielle carrega consigo não apenas a esperança de conquistar o título, mas também a missão de representar a força e o orgulho da mulher negra da sua terra natal.
Foto: Divulgação

 

Um marco para Ibirapitanga
“É uma honra imensa poder carregar o nome da minha cidade neste evento tão relevante à cultura negra, com toda nossa ancestralidade. Estou muito feliz e agradecida pelo apoio da comunidade e da gestão pública municipal. Quero mostrar a força e a beleza da mulher negra que vêm de Ibirapitanga”, declarou Karielle.
Além de competir, a jovem destaca-se por sua trajetória inspiradora. Mãe solo, capoeirista, trancista e atualmente vestibulanda, Karielle é um exemplo de determinação e resistência, características que se alinham aos valores do Ilê Aiyê, reconhecido como um dos maiores símbolos da valorização da cultura afro-brasileira.
Para o Diretor de Cultura, a participação de Karielle transcende o caráter competitivo. “Ver Karielle representando Ibirapitanga é motivo de muito orgulho. Motiva outras jovens a fomentarem a cultura no município, esse é o nosso objetivo. Tornar cada vez mais recorrente nas pautas culturais a nossa cidade. Por isso, o Beleza Negra do Ilê Aiyê é mais que um concurso; é um ato de resistência cultural. Karielle carrega nossa história e nossa essência, e estamos todos torcendo por ela”, ressaltou Jean Carlos Souza.
50 anos de celebração à cultura negra
O concurso Beleza Negra do Ilê Aiyê celebra, em 2025, cinco décadas de resistência, ancestralidade e valorização da identidade afro-brasileira. A Deusa do Ébano, título concedido à vencedora, representa um símbolo de luta e inspiração para mulheres negras em todo o país.
“Quero inspirar outras meninas e mulheres negras a acreditarem em seus sonhos. Se eu estou aqui hoje, é porque lutei muito, e sei que muitas outras também podem chegar longe”, destacou Karielle, emocionada.
Uma trajetória que inspira
Karielle Souza já é vista como uma vencedora em Ibirapitanga. Sua trajetória é um lembrete de que sonhos podem romper barreiras, atravessar limites e transformar vidas. Independentemente do resultado final, sua participação no Beleza Negra do Ilê Aiyê é uma celebração da força e da resistência do povo negro de sua cidade.
Com passos firmes e olhos cheios de esperança, Karielle segue sua caminhada. Toda Ibirapitanga está de olhos postos nela, orgulhosa de sua representatividade e torcendo para que o título de Deusa do Ébano 2025 seja mais um capítulo de uma história repleta de conquistas.

No valor de R$ 30, ingressos para o jogo de estreia da ADJ no Baianão começam a ser vendidos na sexta-feira (10)

 

Bateu ansiedade! O torcedor do Jipão aguarda a hora de adquirir o seu ingresso antecipadamente e, lotar o Estádio Waldomiro Borges, no domingo (12), para a partir das 18h30, torcer por um triunfo na estreia do Jequié, na Série A do Campeonato Baiano de 2025, diante da Juazeirense.

De acordo com a assessoria de imprensa da ADJ, a primeira carga de ingressos, no valor unitário de R$ 30, estará disponível na Êba Camisetas (na galeria do antigo Itajubá Hotel), das 9h às 17h (com intervalo do almoço) na sexta-feira (10) e, no sábado (11) das 9h às 13h. No dia da partida, os ingressos passam a ser vendidos na bilheteria do Estádio Waldomiro Borges, a partir das 9h.

O técnico Betinho, que vem avaliando o elenco ao longo da pré-temporada com quatro jogos treinos já realizados, tem um esboço da formação que colocará em campo, para iniciar a partida de estreia.

 

Gilberto Nascimento, o Betinho, comanda o Jequié na temporada 2025

 

O técnico Betinho considera produtiva a pré-temporada em andamento e mantém a expectativa consigam produzir em campo na partida de estreia, um bom aproveitamento do trabalho realizado. Ouça abaixo a análise do treinador da ADJ:

 

Ex-diretor do Conjunto Penal de Jequié diz que deixou o cargo para assumir secretaria municipal em Ibirataia

Foto: SEAP

 

Um dia após sua exoneração ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o ex-diretor do Conjunto Penal de Jequié (BA), Elmar Lopes, se pronunciou sobre sua saída do quadro de servidores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Em comunicado enviado ao site BNEWS por meio de sua assessoria de comunicação, Elmar esclareceu que a exoneração não tem relação com a intervenção policial em andamento na unidade prisional desde a segunda-feira (6), após uma série de casos violentos na cidade.

“A saída já havia sido solicitada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda em setembro, para que pudesse se juntar ao prefeito eleito de Ibirataia, Sandro Futuca (MDB), na Secretaria de Planejamento do município”, informou a nota.

Ainda segundo o comunicado, Elmar assumirá a Secretaria de Planejamento de Ibirataia. A nota também destacou que sua gestão no Conjunto Penal de Jequié foi marcada por administração responsável e boa relação com os servidores públicos da unidade.

“As forças de segurança trabalham para garantir segurança e paz à população”, afirma o Cel. PM Paulo Coutinho, na Povo FM

 

“As ações ostensivas e de inteligência que estão sendo realizadas desde segunda-feira (6), em Jequié e municípios da região, pelas Polícias Militar e Civil foram reforçadas e permanecerão por tempo indeterminado”, afirmou o  Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho, em entrevista ao jornalista Wilson Novaes, no programa “Bahia Ponto a Ponto”, no estúdio da Rádio Povo FM Jequié.  Garantiu o comandante que as equipes continuam trabalhando na ampliação do combate às facções envolvidas com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos e corrupção de menores.

PMs do interior da Bahia, que fazem parte das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) – popularmente conhecidas como “Caatingas” e de outras unidades especializadas e ordinárias estão reforçando o efetivo durante a ‘Operação Hórus’. A ação abrange as áreas mais afetadas pela criminalidade, com uso qualificado e direcionado dos recursos operacionais, por terra e aérea para uma atuação mais eficaz na preservação da ordem pública.

 

Entrevista com o Cel PM Paulo Coutinho no estúdio da Povo FM

 

O Coronel Paulo Coutinho confirmou que quatro dos oito homicídios ocorridos nos primeiros dias do ano em Jequié, já foram identificados e que equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI) do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) atuam com ações de inteligência, cumprindo ordens judiciais.

Na noite de terça-feira (07), policiais militares da Operação Hórus apreenderam três indivíduos com arma de fogo e drogas na Segunda Travessa Alto do Cruzeiro, bairro Cidade Nova, em Jequié.

Durante patrulhamento na região, policiais da Cipe Central e a Cipe Cacueira visualizaram três homens que fugiram para uma área de mata. Em ato contínuo, os suspeitos atiraram contra os policiais, sendo necessário o revide. Após o cessar-fogo, os militares realizaram um cerco e conseguiram localizar os infratores.

Feito o procedimento de abordagem, foram encontrados com ele um revólver calibre .38 com cinco munições do mesmo calibre, 533 pinos de cocaína, 57 porções de maconha, 10 pedras de crack, duas balanças de precisão, um celular e dinheiro em espécie.

Os suspeitos e todo material apreendido foram encaminhados à 9ª Coorpin, para registro da ocorrência.

Fonte: PMBA – DCS

Morte do cantor e compositor Carlos Pitta, causa consternação no meio artístico baiano

Foto: Reprodução

 

O cantor e compositor Carlos Pitta, de 67 anos, morreu, na terça-feira (7), por conta de complicações provocadas pela diabetes. Ele estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador.

Nascido em Feira de Santana, Carlos Pitta tinha mais de quarenta décadas de carreira, é uma referência na Música Popular Brasileira (MPB) e foi o primeiro a descobrir o talento de Ivete Sangalo em um barzinho de Salvador.

Ele tem mais de quinze discos lançados e destaque em ritmos regionais, como forró e xote, além de ter canções gravadas com artistas como Elba Ramalho, Alcione e Margareth Menezes. Ao longo da carreira, Pitta se apresentou em países como Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália, Bélgica.

Um dos hits mais conhecidos do artista é “Cometa Mambembe”, música imortalizada pelo refrão: “E tenha fé no azul que tá no frevo, que o azul é a cor da alegria. Um cavalo mambembe sem relevo, um galope de Olinda pra Bahia”.

Pitta dividiu palco com nomes como Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Belchior, Nando Cordel, Fagner e Ivete Sangalo.

Carlos Pitta foi aluno interno do Colégio Taylor-Egydio,  em Jaguaquara, tendo feito vários shows em Jequié, contratado por Arthur Produções,  incluindo participações em Micaretas da cidade.

 

Registramos com pesar o falecimento e sepultamento em Salvador, do jequieense José Carlos Rodrigues Pereira, conhecido na cidade pelo apelido de Zé de Pipiu, membro de tradicional família local. A cerimônia de sepultamento, de acordo com a comunicação da família foi realizada às 16h30 de terça-feira (7), no Cemitério Jardim da Saúde, no bairro Brotas, em nossa capital.

Uesb abre vagas para nível médio e superior com salários de até R$ 3,2 mil

 

 

Estão abertas até 30 de janeiro as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação de pessoal sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). São 70 vagas, distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, sendo 21 delas reservadas para cotistas raciais.

O processo seletivo será realizado para as funções temporárias de técnico de nível médio e de técnico de nível superior, com carga horária que varia entre 30 e 40 horas semanais e salários de até R$ 3,2 mil.

Para todas as funções temporárias haverá na remuneração o acréscimo do valor mensal de R$ 440,00 – para as funções de jornada de trabalho de 40 e 35 horas semanais – e R$ 286,00 – para as funções de 30 horas semanais, referente ao auxílio alimentação.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, banca responsável pela seleção. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 para funções de nível médio e R$ 100,00 para as de nível superior.

Para as funções de Nível Médio, estão disponíveis vagas de Informática para manutenção de computadores; Designer; Operação de serviços técnicos de gráfica; Audição e edição de imagens; Editor de vídeos e conteúdo de impresso, internet e TV; Assistência em cinegrafia e edição de imagens; Assistência de produção cultural de projetos audiovisuais; Técnica audiovisual; Assistência em desenvolvimento e produção de TV/Rádio; Manutenção de equipamento de laboratório; Necropsia; e Técnica em radiologia.

Já para as vagas de Nível Superior, a seleção disponibiliza vagas de Publicidade e Propaganda; Home page; Programação e edição de imagens; Cinema e Audiovisual; Revisão de Linguística; Administração de rede; Programador; Suporte de Informática; Letras – tradução (Inglês e Espanhol); Arquivística; História; Comunicação Social; Ciências Contábeis; Educação Física; Apresentação de reportagem e locução.

O processo prevê duas etapas: provas objetivas (para os dois níveis) e prova de títulos (apenas para nível superior). As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de fevereiro, sendo no turno matutino para nível médio e no turno vespertino para nível superior.

Para acessar o edital, clique aqui. 

Colégios da Polícia Militar abrem inscrições para processo seletivo na Bahia com 3 mil vagas

Imagem interna do CPM Prof. Luiz Neves Cotrim

 

A Polícia Militar divulgou a abertura de vagas e o início do processo seletivo para novos alunos nos Colégios da Polícia Militar (CPM) e Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI nesta terça-feira (7). Pais e responsáveis poderão inscrever crianças e adolescentes para o ano letivo de 2025 a partir da quarta-feira (8).

A inscrição será aberta às 10h e poderá ser feita até às 17h de domingo (12) por meio dos sites da Polícia Militar da Bahia e da Secretaria Estadual de Educação.

O edital do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Serão sorteadas 3.141 vagas para as 16 unidades do CPM na Bahia, sendo 2.472 para o ensino fundamental e 619 para o ensino médio. Para a educação infantil são 50 vagas.

A PM informou que na capital 70% das vagas são destinadas para filhos de militares estaduais (bombeiros e policiais) e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 30% para o público externo. No interior do estado, a distribuição será de 50% para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 50% para o público externo.

O sorteio eletrônico será realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), localizado na Vila Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, em Salvador, às 10h do dia 17 de janeiro.

O procedimento será acompanhado por pais ou responsáveis de candidatos inscritos, representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa da Bahia, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e associações de classe.

Os alunos contemplados realizarão a matrícula entre 20 e 23 de janeiro.

Atualmente, as 16 unidades de ensino da Polícia Militar contam com aproximadamente 16 mil estudantes na Bahia. Cinco unidades estão na capital e as demais no interior do estado.

Jerônimo anuncia trocas na direção dos presídios de Eunápolis e Jequié e Eunápolis

Foto: Reprodução

 

O Governador  Jerônimo Rodrigues, na manhã desta terça-feira (7), afirmou que exonerações e trocas estão sendo realizadas na direção do Conjunto Penal de Jequié e no de Eunápolis, com o objetivo objetivo de enfraquecer possíveis conexões entre os detentos e as atividades criminosas.

No Diário Oficial desta terça (7),  foram exonerações dos dirigentes dos presídios de Jequié e Eunápolis, que já se encontravam afastados temporariamente dos cargos. Nova equipe para conduzir nos  trabalhos no presídio de Jequié, assim como no de Eunápolis”, anunciou Jerônimo. A decisão ocorre após as fugas de 16 detentos na unidade prisional de Eunápolis e os oito homicídios ocorridos em Jequié, no último final de semana.

Do Conjunto Penal de Jequié, foi exonerado do cargo de diretor Elmar Lopes Silva, do cargo de diretor adjunto Rogério Silva Torres e do cargo de Coordenador III Francisnei Oliveira Gomes, enquanto para a direção da unidade foi nomeado Abraão Souza Santos.

Em relação ao combate ao crime dentro dos presídios, o governador citou o uso de inteligência como um aliado no processo para identificar os suspeitos envolvidos nos homicídios em Jequié.

“A inteligência está funcionando para tentar identificar quem são os culpados e entregar justiça. Nós não vamos dar trégua. Assim como dentro dos presídios, também há um serviço de inteligência sob a responsabilidade das forças policiais para transferir aqueles presos que representam mais riscos para a comunidade prisional ou até mesmo para a comunidade externa, como é o caso de Jequié, onde, de vez em quando, vemos intervenções dentro dos presídios”, afirmou o governador.