Atleta do Projeto Judô Ação integra delegação brasileira para estágio na Polônia

A Uesb marca presença em mais uma edição do “Pint of Science“, o maior festival mundial de divulgação científica em bares. O evento, que acontece entre os dias 19 e 21 de maio em 169 cidades brasileiras, contará com a participação do município de Jequié. A iniciativa internacional tem como proposta aproximar o conhecimento científico da sociedade em ambientes descontraídos, promovendo um diálogo acessível entre pesquisadores e o público em geral. O Brasil, mais uma vez, lidera o ranking mundial em número de cidades participantes, reforçando seu protagonismo na popularização da ciência.
A programação em Jequié terá início no dia 20 de maio, no Innovare Beach Sports Arena, localizado na Avenida José Moreira Sobrinho, 182, na Ladeira da Balança. O encontro traz a discussão do tema “Apocalipse zumbido: mudanças climáticas e declínio de polinizadores”, com os professores Paulo Affonso e Ana Maria Waldschmidt. No dia 21 de maio, o evento continua no Sertão Music Bar, situado na Praça Firmo Nunes de Moraes, esquina com a Travessa Treze de Março. Dessa vez, o papo é sobre “Compostos bioativos: moléculas com grandes poderes” e contará com a participação dos professores Leonardo Aguiar e Maicon de Almeida. Os encontros acontecem a partir das 19 horas, com entrada gratuita para todos os interessados.
Em Jequié, o “Pint of Science” é coordenado pela professora Juliana Zina, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Uesb, e reúne uma equipe composta pelos professores: Alcione Torres Ribeiro e Renê Giampedro, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT); Luciano Artêmio e Caroline Garcia, do DCB; e estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade. A atuação coletiva da comunidade acadêmica da Uesb destaca o compromisso da Universidade com a difusão científica e o fortalecimento do vínculo com a sociedade por meio da educação e da pesquisa.
Pint of Science – A iniciativa surgiu em 2013, na Inglaterra, a partir de uma ideia dos pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul, então vinculados ao Imperial College London. Inspirados por uma atividade que levou pacientes com doenças neurodegenerativas aos laboratórios para conhecerem o trabalho desenvolvido, os cientistas propuseram o movimento inverso: levar os pesquisadores para fora dos laboratórios, diretamente aos espaços públicos.
No Brasil, o Festival chegou em 2015, com a primeira edição realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Desde então, o evento expandiu-se pelo país, consolidando-se como uma importante ferramenta de democratização da ciência.
Fonte: Ascom UESB
A criminalidade, especialmente o fenômeno conhecido como “domínio de cidades”, tem sido uma preocupação crescente no Brasil, com notícias de cidades sendo controladas por grupos criminosos que bloqueiam vias e intimidam a população para impor sua própria lei. A tipificação do crime de “domínio de cidades” está sendo discutida no Congresso Nacional, com projetos que visam penalizar aqueles que utilizam violência para controlar territórios e dificultar a ação do Estado.
O “domínio de cidades” é uma modalidade de crime caracterizada pelo controle de uma cidade, ou parte dela, por um grupo criminoso, que utiliza violência, intimidação e bloqueios de vias para impor sua autoridade. Essa prática, que evoluiu de roubos violentos contra o patrimônio, envolve a utilização de armas de guerra, explosivos e outros meios para intimidar a população e as forças de segurança, como descreve o site do Brink’s Brasil.
Um dos testemunhos dessa cruel e triste realidade, conviveu neste domingo (11), comemorativo ao Dia das Mães, na comunidade ribeirinha de Caraíva, em Porto Seguro, um paraíso turístico da Bahia. O belo local tem sua economia focada no turismo, com pousadas, restaurantes e barracas que foram literalmente fechadas ao longo por determinação de uma facção criminosa. A ordem foi dada aos comerciantes de ‘forma presencial’ e pelas redes sociais, após uma liderança do grupo criminoso que atua na área ser morta em uma operação policial na noite de sábado (10).
De acordo reportagem do jornal Correio da Bahia, foram postados avisos no local com o toque de recolher e ameaças os comerciantes. “Quero deixar bem claro que é para fechar tudo e quem não colaborar vai estar sofrendo as consequências. Então, por favor, colabora com nós aí. Assinado: família ADM”, escreve um traficante em um post.
A sigla usada na assinatura da mensagem faz referência ao nome da facção: Anjos da Morte (ADM). Na mesma mensagem, os bandidos explicam que o toque de recolher acontece por conta da morte do traficante que era conhecido pelo vulgo de ‘Alongado’. “Comunicado aí, família. Devido ao que ocorreu aí na favela, perdemos um irmão aí, entendeu?”, diz a mensagem enviada a comerciantes.
Procurados pela reportagem, comerciantes confirmaram o toque de recolher e afirmaram que a comunidade está desértica. “Não tem ninguém na rua, não. Os comércios fecharam, perdemos o domingo com medo deles fazerem algo se abríssemos as portas. Pousadas, restaurantes e barracas estão fechados”, conta uma comerciante que prefere não se identificar por medo.
Após um período de 42 dias sem o registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em Jequié, a série foi interrompida neste mês de maio, com o homicídio praticado contra Carlos de Jesus Almeida, de 19 anos, no dia 2, dentro do quarto que estava dormindo em uma casa no Residencial Mandacaru, em Jequié, alvo de vários disparos de arma de fogo. Na manhã de 6, em via pública, do Residencial Beira Rio, bairro Cidade Nova, Gabriel Ribeiro Santos, 19 anos, que usava tornozeleira eletrônica foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu no local. Na noite de 9, na localidade conhecida como “Caranguejo”, bairro Mandacaru, um homem, identificado pelo vulgo “Bruno Doca”, de acordo com a polícia, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi morto com cerca de 30 disparos de arma de fogo, em frente a um bar, onde estava em companhia de outras pessoas. Na noite de sábado (10), entre boxes do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), Gilberto de Oliveira Santos, 48 anos, foi atingido com golpe de faca no tórax, desferido por um desafeto não identificado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chamado ao local, mas o homem já estava sem sinais vitais.
Dando continuidade às ações de transparência das atividades desenvolvidas, o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) iniciou a implantação de câmeras corporais em agentes de fiscalização no desempenho de suas atribuições externas e operacionais.
O objetivo da medida é assegurar a proteção da saúde, segurança, dignidade e integridade do servidor, além de garantir a lisura, transparência e credibilidade das ações desenvolvidas perante a sociedade.
“Esta medida está prevista na Portaria 34/2025 do CROBA, e representa muito mais que um recurso tecnológico: é um compromisso com a transparência, a integridade e a proteção mútua e não se trata de mecanismo de vigilância punitiva, mas de valorização institucional do trabalho desempenhado pelos agentes públicos”, afirma o presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia, Dr. Marcel Arriaga.
A autarquia acrescenta que os registros serão armazenados de forma segura, com acesso restrito e finalidade exclusivamente probatória, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Estamos atendendo a Recomendação nº 1/2024 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que orienta o uso de tecnologias de gravação, inclusive câmeras corporais, para registro de procedimentos operacionais. Estamos evoluindo para uma fiscalização cada vez mais ética, transparente e confiável”, acrescenta Dr Arriaga.
Após se manter na frente do placar por 2 a 0, o Jequié, sofreu na tarde deste domingo (11), no Estádio Waldomiro Borges, uma virada histórica diante da Juazeirense, por 3 a 2, no apagar das luzes, em partida da 4ª rodada do Grupo 4, do Campeonato Brasileiro Série D.
Zé Romário (contra) e Tiago Recife colocaram o Jipão na frente, com um aparente triunfo diante do Cancão de Fogo mas, o final da partida revelou uma grande frustração para os torcedores, com os visitantes revertendo o placar a seu favor com gols assinalados por Vicente, Everton e Tatá Baiano.
Com a derrota, o Jequié que iniciou a 4ª rodada na vice-liderança caiu para a terceira colocação e segue com 6 pontos. A Juazeirense conquistou sua primeira vitória na competição deixou a lanterna e saltou para o 4º lugar, com 5 pontos. O ASA (AL) se mantém líder do Grupo com 12 pontos, seguido pelo Lagarto (SE), com 7.
Na sequência da competição, pela 5ª rodada, o Jequié joga no próximo sábado (17), às 16h, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, contra o Barcelona de Ilhéus, mandante da partida. A Juazeirense enfrenta o União-TO, no domingo (18), às 16h, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.
Com 64 clubes, a Série D do Brasileirão conta com oito grupos de oito clubes, e os quatro primeiros colocados se classificam para o mata-mata, totalizando 32 equipes. Estas se enfrentam em confrontos eliminatórios, com jogos de ida e volta, até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2025. Os times semifinalistas garantem a vaga na Série C de 2026.
Outros jogos da 4ª rodada da Série D (Grupo 4)
Sábado, 10/05
17h- União-TO 3 x 0 Barcelona-BA
17h- Sergipe 1 x 2 ASA
17h- Penedense 0 x 1 Lagarto
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) soltou um comunicado nesta sexta-feira (9) em que anuncia a devolução de R$ 292.699.250,33 para aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Segundo o instituto, esse valor é referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio, foram descontadas por sindicatos e associações, porque a folha do mês já havia sido rodada.
“O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio”, afirmou o INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou que vai notificar na terça-feira (13) os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos e que, portanto, podem ter sido prejudicados pela fraude dos descontos irregulares.
Essas pessoas terão de informar se as operações foram autorizadas por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores.
Foragido do presídio de Jequié e apontado como líder de facção, Nilton Santana dos Santos, o ‘Coroa’, morreu em confronto com a polícia, na manhã desta sexta-feira (9), no bairro do Imbuí, em Salvador.
Ele foi localizado por equipes da da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e das Polícias Militar e Civil durante cumprimento de mandado. Além de Nilton, outro integrante da facção acabou preso e o terceiro componente do bando conseguiu escapar e está sendo procurado.
Com o trio foram apreendidos pistolas, carregadores e munições. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), em 2025, ações de inteligência resultaram na localização de 22 líderes de facções.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |