Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Anuncie Aqui

18 anos da Lei Seca no Brasil medida que endureceu o combate ao uso de álcool ao volante

Foto: Divulgação

 

O Brasil celebrou na última sexta-feira (19) a maioridade da lei que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para incluir a tolerância zero na fiscalização da mistura álcool e direção ao volante. Para marcar a data, a PRF realiza uma operação nacional de fiscalização e orientação aos motoristas sobre os riscos da embriaguez na condução de veículos. Popularmente conhecida como “Lei Seca”, a lei 11.705, de 2008, zerou a margem que existia até então e que livrava de punição motoristas que dirigissem após o consumo de pequenas quantidades de álcool.

Com a alteração do CTB, conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo passou a caracterizar infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. O legislador tornou a recusa em se submeter ao teste do etilômetro o equivalente ao teste positivo para embriaguez ao volante, com as mesmas sanções.

A lei seca impôs profundas mudanças no planejamento e no modelo de fiscalização da PRF e de outras forças. A regulamentação do etilômetro – equipamento capaz de aferir com precisão a quantidade de álcool presente no organismo por meio da análise do ar exalado dos pulmões (ar alveolar) – só aconteceu em 2011. Antes, o exame era feito por meio do bafômetro, um processo químico que identificava apenas a presença de álcool no motorista, mas não a quantidade. Por isso existia a tolerância eliminada pela lei.

Passados 18 anos, a PRF tornou-se referência no combate à embriaguez ao volante nas rodovias federais. Entre 2015 e 2026, a instituição realizou mais de 20,6 milhões de testes de alcoolemia na malha federal, sendo mais de 11 milhões apenas entre 2023, quando a PRF reformulou seu planejamento operacional, e os dias atuais. Em 2025, foram 3,5 milhões de testes realizados e mais de 1,7 milhão entre janeiro e maio deste ano. No período de 2021 a 2026, mais de 260 mil infratores haviam sido autuados por embriaguez ao volante ou por recusar o teste. Já entre 2017 e 2026, mais de 44 mil condutores foram detidos e encaminhados à polícia judiciária por crimes de trânsito associados à ingestão de álcool.

Operação São João 2026: Reconhecimento Facial captura 19 foragidos na Bahia

Foto: Divulgação SSP-BA

 

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia divulgou na madrugada deste domingo (21) o balanço parcial da Operação São João 2026, contabilizando 19 foragidos da Justiça que foram capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial.

As prisões ocorreram em Salvador e nos municípios de Vitória da Conquista, Gandu, Barra, Glória, Cardeal da Silva, Itororó, São Domingos, Campo Formoso, Serrolândia e Teofilândia.

Segundo a pasta, a tecnologia foi utilizada para impedir o acesso de pessoas procuradas por crimes como homicídio, roubo e também por dívida de pensão alimentícia.

Os festejos juninos acontecem em 283 cidades baianas e contam com um efetivo de 27 mil profissionais da segurança pública, incluindo policiais, peritos e bombeiros.

A Secretaria informou ainda que, além do reforço no contingente, houve emprego de tecnologia e estrutura, configurando o maior investimento da história na operação.

O Centro Integrado de Comando e Controle da pasta permanece ativado para monitorar a capital e o interior, enquanto o Disque Denúncia funciona 24 horas para receber, de forma anônima, informações repassadas pela população.

Polícia Civil inicia Operação São João 2026 em Jequié e municípios da região Sudoeste

Sala de Consciência Situacional da Polícia Civil da Bahia

 

A Polícia Civil deu início na última sexta-feira (19), o trabalho operacional do São João 2026, na região Sudoeste,  com mobilização diferenciada, contínua e eficaz para garantir a pronta resposta às ocorrências criminais, o atendimento adequado à população e a regularidade da prestação do serviço de Polícia Judiciária na região. A ação prossegue até as festividades de São Pedro.

Para isso, foram incorporadas inovações operacionais. Entre elas, destacam-se a implementação da Sala de Consciência Situacional o emprego de equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI), a instalação de postos de Delegacia Especial de Área (DEA), além de uma estrutura diferenciada de equipes de plantão, compostas por delegado, escrivão e investigadores, com o objetivo de promover atendimento qualificado ao público e atuação robusta em crimes praticados durante as festividades.

Os municípios de Jequié, Ibicuí e Vitória da Conquista, em razão do grande porte dos eventos realizados nos municípios, também receberão postos de Delegacia Especial de Área (DEA), para atender a população em locais estratégicos, próximos ou inseridos nos circuitos das festas. Nas demais cidades onde haverá festejos com menor circulação de público, as Delegacias Territoriais funcionarão em regime de plantão para atender às demandas.

O diretor regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), delegado Roberto Júnior, ressaltou a entrega das 20 viaturas destinadas à Polícia Civil na região Sudoeste, entre elas duas semiblindadas. “Os veículos chegam em momento oportuno para reforçar a estrutura de trabalho da corporação durante o período festivo, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a segurança pública nos municípios”, disse.

Vale ressaltar ainda que policiais civis atuarão nos circuitos das festas de forma coordenada, tanto de maneira ostensiva, ou seja, visível, quanto por meio de equipes veladas entre o público. As equipes dos Grupos de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTIs), vinculadas às 9ª, 10ª, 20ª, 21ª e 22ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (COORPINs) de Jequié, Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga e Guanambi, permanecerão de prontidão para deslocamento e atendimento de ocorrências.

“Também estaremos circulando por algumas cidades onde acontecem os festejos juninos, dando apoio e supervisionando toda a Operação São João 2026 na região. Nosso objetivo com todas essas ações coordenadas de segurança implementadas para o período é proporcionar um ambiente para que todos os participantes possam aproveitar os festejos com tranquilidade. Isso passa por um trabalho organizado, com medidas práticas, operacionais e estruturadas para garantir a segurança da população”, enfatizou o delegado.

São João de Jequié atrai multidão à área central da cidade

São João 2026 de Jequié (Foto reprodução)

 

O São João de Jequié ganhou maior intensidade com a atração de público expressivo desde a noite de sexta-feira (19), com o início da programação no palco da Praça da Bandeira, dando maior intensidade à programação da festa iniciada na noite de 13, com a Vila Junina, na Praça Ruy Barbosa. A multidão de jequieenses presentes na festa somam-se aos visitantes de diversas cidades da Bahia, de outros estados e pessoas que residem em outras partes do mundo, que vieram rever familiares e encontram no evento um grande momento de entretenimento, alegria e confraternização.

Grandes nomes da tradicional música nordestina participam das apresentações, ao lado de artistas de outros gêneros musicais, com grande visibilidade e mídia no cenário nacional.  A programação na Praça da Bandeira, foi aberta com o Encontro de Sanfoneiros e, na sequência, os cantores Pablo, Elba Ramalho e João. No sábado (21), esteve no palco principal a banda Embalo 4, Limão com Mel, Leo Santana e Tarcísio do Acordeon. A programação deste domingo (21), foi aberta pelo cantor Luiz Caldas, mais uma vez retorna ao São João de Jequié e na sequência,  Trio Forro + Eu, as duplas Iguinho e Lulinha, Victor e Leo e a banda Unha Pintada. A programação segue na segunda-feira (22) e somente será encerrada na quarta (24), com muitas atrações.

Bahia abre concurso de 3,3 mil vagas para PM e Corpo de Bombeiros

Foto: Reprodução/ilustrativa

 

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, no último sábado (20), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia, com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.

Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais.

O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

“Estamos anunciando a abertura de concurso para a seleção de 2.500 policiais militares, 200 vagas para oficiais da PM e concurso para 600 soldados do Corpo de Bombeiros, além do quadro de oficiais da corporação, com 60 vagas”, antecipou o governador Jerônimo Rodrigues.

Série B do Baianão: Fluminense, Barreiras, SSA e Feira garantidos na disputa semifinal


 

Restando uma rodada para o fechamento da fase de classificação da Série B do Campeonato Baiano, estão definidas as quatro equipes que estarão duelando no quadrangular semifinal, quando serão conhecidas após o mata-mata, as duas equipes na disputa da Série A em 2027. Fluminense, Barreiras, SSA e Feira, estarão disputando o quadrangular da próxima fase.

A última equipe que restava garantir oficialmente a classificação no quarteto, o Feira FC garantiu no sábado (20), a vaga após o empate em 0 a 0, diante do Redenção, na Superbet Arena. Com 16 pontos conquistados, o clube chegou à quarta colocação da tabela e chega à rodada final da primeira fase. sem possibilidade de ser alcançado pelo Redenção, 5º colocado.

Na sexta-feira (19), o Leônico goleou o Jacobina por 5 a 2, na SuperBet Arena; sábado (20), o Camaçari, perdeu por 1×3 para o Grapiúna e na SuperBet Arena, Feira e Redenção empataram sem gols. No domingo (21), o Fluminense fez 4 a 0 no SSA, no Estádio Alberto Oliveira e o Barreiras, no Estádio Geraldo Pereira venceu o Vitória da Conquista, por 2 a 1.

A última rodada (9ª) será disputada no domingo (5/julho), com todos os jogos iniciando às 15h. O SSA enfrenta o Barreiras, na SuperBet Arena; o Grapiúna enfrenta o Leônico no Alberto Oliveira; no Lomanto Júnior, o Vitória da Conquista recebe o Fluminense; no Estádio José Rocha, o Jacobina recebe o Feira e, no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, o Redenção encerra sua participação na competição enfrentando o Camaçari.

Conta de água/esgoto fica 3,57% mais cara na Bahia a partir de 20 de julho

Abastecimento tem aumento de 3,57% após aprovação da Agersa (Reprodução/Freepik)

 

O Diário Oficial do Estado publicou no sábado (20), o ajuste tarifário anual da conta de água e esgoto na Bahia. A aprovação do aumento pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) entra em vigor a partir do dia 20 de julho.

reajuste aprovado foi de 3,57%, o que gera um tarifa com acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$ 43,23 para R$ 44,77. Este será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.

A tarifa mínima, que equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial Social.

Já na categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54, elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à inflação registrada no período, que foi de 4,13%.

O reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à energia elétrica e equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Presidente da CBF alega que imagem com suposta amante nos EUA foi criada por IA

Imagens publicadas no site Leo Dias (Foto: Reprodução)

 

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, contestou a autenticidade da imagem divulgada pelo jornalista Leo Dias, mostrando o dirigente da entidade, ao lado da empresária Camila Cristina Andrade,  do setor fitness no restaurante Harry Cipriani, em Nova York, nos Estados Unidos. A publicação obteve grande repercussão, diante do fato de que Camila, seria uma suposta amante do presidente da CBF e teria permanecido hospedada entre os dias 2 e 10 de junho no hotel Hyatt Regency Grand Central, também em Nova York, com as despesas pagas pela entidade.

A publicação ganhou um novo desdobramento neste final de semana, após Samir Xaud, contestar publicamente a autenticidade da imagem, apresentando um laudo pericial sustentando que o material teria sido manipulado com uso de Inteligência Artificial.

O episódio passou a ganhar maior repercussão após surgirem questionamentos de que o caso também teria provocado impactos na vida pessoal do dirigente. A esposa de Samir Xaud, Nathalia Xaud, teria afirmado que pediria o divórcio caso fossem comprovadas tanto a autenticidade das imagens quanto eventuais gastos relacionados à viagem.

Do outro lado, o jornalista responsável pela publicação,  considera autênticos os registros, documentos e informações divulgados até o momento.

Gasolina terá 32% de etanol a partir de quarta-feira (24);

Governo afirma que o combustível mais ficar mais barato – Foto: José Cruz | Agência Brasil

 

A mistura obrigatória de etanol na gasolina passará de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24), a partir de aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e, segundo o governo, pode reduzir o preço do combustível para o consumidor.

O anúncio foi feito, neste sábado (20), pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin ao afirmar que o aumento da participação do etanol na gasolina deve contribuir para baratear o valor pago pelo combustível pelos consumidores, reduzir as emissões de poluentes e estimular a produção agrícola e a agroindústria. “Isso ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria”, disse o vice-presidente.

Caminha carregado de diesel tomba na BR 330, próximo ao distrito de Pé de Serra; motorista sofre lesões graves

Foto: CIPRv/3º Pelotão/Jequié

 

Um caminhão carregado de óleo diesel, tombou  neste sábado (20), na BR 330, após a entrada do distrito de Caldeirão dos Mirandas, sentido a Pé de Serra, município de Maracás. De acordo informações da guarnição da CIPRv/Itabuna/3º Pel. Jequié, o condutor foi socorrido por uma equipe do Samu, em situação de gravidade, inicialmente para atendimento no Hospital Municipal Dr. Álvaro Bezerra, em Maracás.

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada pela CIPRv, adotando medidas de segurança na via, diante do risco que representa o vazamento do combustível na pista.